Como a gratidão pode transformar nossos relacionamentos


Quando você está falando de algo tão complexo e complicado quanto duas pessoas se casando, pode ser fácil se concentrar em todos os problemas que precisam ser resolvidos.
É como comprar uma casa que precisa ser consertada. Primeiro, você lida com os principais problemas. O telhado precisa ser substituído. A fiação elétrica precisa ser atualizada. O encanamento requer ajuda profissional.
E justamente quando você pensa que pode se sentar no sofá e relaxar, percebe as pequenas coisas que foram ofuscadas no início. 
Os azulejos da cozinha estão lascados e precisam ser trocados.  O piso está manchado e deve ser substituído por um de melhor qualidade.  Aquela cor de parede que você nunca notou quando se mudou pela primeira vez precisa de um pintura nova. 
Encontrar constantemente coisas para consertar torna difícil se concentrar no que temos no presente momento. Nós esquecemos de que afinal de contas, você tem um teto sobre sua cabeça. Você tem quatro paredes ao seu redor. Você tem calor. Você tem um lar. 
Da mesma forma, quando tudo que você vê no seu casamento são os problemas, você fica muito mais difícil encontrar as coisas boas - as coisas pelas quais agradecer. Ver tudo o que há de errado com seu casamento é uma maneira rápida e fácil de se sentir infeliz e frustrada. Mas, ajustando seu foco e assumindo uma atitude mais agradecida, você pode ver seu casamento - e sua vida - através de uma lente totalmente nova.

O que realmente significa ser feliz

Dr. Henry Cloud é um psicologo canadense e diz que "que apenas 10% de nossa felicidade provém de algo circunstancial". Ele continua dizendo: "Se sou rico ou pobre, se consigo o emprego que quero ou não, se sou casado ou solteiro, se moro na vizinhança que eu quero ou não, se possuo o carro dos meus sonhos ou não, não é isto que nós fará pessoas felizes, pois a felicidade não vem de coisas ou momentos, mas sim de quem somos como pessoas."
Dr. Cloud complementa que estas coisas proveem bem estar e apenas 10% de nossa felicidade e que os outros 90% dependem muito mais de nos mesmos, e principalmente de um comportamento grato por tudo o que temos e somos.  

1Tessalonicenses 5:18 



      Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Dr. Cloud está apenas confirmando cientificamente o que a Bíblia já nos falou a centena de anos atrás. Inclusive ele também afirma que pessoas felizes não se comparam as outras e que a inveja é o oposto da gratidão. 
Sobre isto,  lemos em Provérbios 14:30: O contentamento dá saúde ao corpo; a inveja é como câncer nos ossos.
Precisamos aprender a agradecer pelo nossos relacionamentos, pelos nossos filhos, pelo nossos cônjuges. 
Todos nós conhecemos pessoas que tem muito mais do que a gente e são infelizes e o contrário também é um fato: pessoas que têm muito menos do que a gente e estão sempre contentes. Qual é o segredo? A gratidão. Portanto, não é a felicidade que nos faz agradecer. É a gratidão que nos faz felizes. "

Como ser grato

Então, como você evita que essa flutuação de 10% seja sua única fonte de felicidade? Como você pode evitar agradecer ao seu cônjuge um segundo e, na próxima olhada, em todas as coisas as quais vocês dois precisam trabalhar? Como você pode ser motivado pela gratidão e não pela busca da felicidade?
É um método muito simples. É tão simples quando ensinar crianças a atravessarem a rua com cuidado:  "Pare, olhe e prossiga. Basta isto.
Olhe para si própria e para o seu marido e veja como que as rugas ao redor de seus olhos surgiram enquanto vocês batalhavam juntos pela vida. Pense nos cabelos brancos que surgiram nas têmporas e como estes fios contam uma história em comum, com seus altos e baixos. Pense em como vocês eram antes de casarem, com sonhos, planos e anseios e em tudo o que vocês conquistaram.
Dedicar um tempo para parar e agradecer é um conceito relativamente simples e, quando você o faz, pode causar um impacto positivo em seu casamento. 
Depois de fazer isso, ele observa que "o próximo passo é olhar. Você olha. Abra seus olhos. Abra seus ouvidos. Abra seu nariz. Abra todos os seus sentidos para esta maravilhosa riqueza que é dada a nós. Não há fim para isso, e é disso que se trata a vida: desfrutar - desfrutar o que nos é dado ao lado do homem que nos foi presenteado".
Eclesiastes 9:9 "Viva alegremente com a mulher que você ama todos os dias desta vida sem sentido que Deus lhe deu debaixo do sol, pois essa é a recompensa por todos os seus esforços neste mundo."
Este versículo não é apenas para os homens, mas para as mulheres também. Desfrutem a vida ao lado de seu marido, sendo esta uma recompensa pelos seus esforços. 
Concentre-se em Deus e em suas promessas, não na situação presente. Entenda que temos uma eternidade plena de alegria quando estamos em Deus e mesmo os problemas deste mundo, não devem ofuscar a beleza de estarmos em Cristo. 
Um sorriso de alegria em nosso rosto é muito mais precioso do que varias sessões de butox. 
Proverbios 15:13: O coração contente alegra o rosto, mas o coração triste abate o espírito.
Proverbios 15:15 - Para os aflitos, todos os dias são dificeis; para o coração alegre, a vida é um banquete continuo. 
Mude o seu foco do momento presente para o eterno e passe a  olhar para o propósito de Deus para o teu casamento e tua vida. Aprenda a apreciar sua vida e não reclamar. 
Quando você se concentra no cenário geral e olha além da sua própria felicidade, da felicidade de seu cônjuge e da meta fugaz de felicidade terrena, pode ver a felicidade através dos olhos de Deus.
Viver com gratidão não apaga a presença de dificuldade ou luta nos relacionamentos. Em vez disso, permite que você enfrente essas tempestades juntos.
"Não é que não devamos prestar atenção a problemas óbvios diante de nós mas precisamos olhar para eles com uma lente da eternidade".
Eu não estou dizendo que podemos ser gratos por tudo, mas que podemos ser gratos a cada momento pela oportunidade de aprender e mesmo quando somos confrontados com algo terrivelmente difícil, podemos chegar a esta ocasião e responder à oportunidade que nos é dada. 
Por pior que pareça, na verdade, quando você olha e analisa a situação, descobre que, na maioria das vezes, o que nos é dado é a oportunidade de desfrutar, e só sentimos falta disso porque estamos correndo pela vida e não paramos para ver a oportunidade que existe em meio as tribulações.


Fonte: https://www.focusonthefamily.ca/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado