Encontrando força em períodos de luta




Superar tempos difíceis pode parecer impossível quando você está passando por eles. Mas, felizmente, Deus pode fazer mais do que pedimos ou pensamos. Neste plano de 4 dias, descubra como Deus pode liquidar a sua dor e desilusão e dar-lhe propósito.


A Força para Suportar

Você alguma vez, já encontrou-se em um período difícil que parecia não ter fim? Talvez, se você foi despojado de conforto, acostumou-se com isso, ou talvez você vem lutando contra sentimentos de desilusão ou derrota. O que quer que você esteja enfrentando, você não está sozinho (a) em sua experiência.

Jó: perdeu a sua riqueza, meios de sobrevivência, poder, família, saúde e amizades.

O profeta Jeremias: viu seu país ser destruído e seus amigos serem arrastados para o exílio.

O profeta Isaías: foi supostamente serrado ao meio por profetizar. Ele morreu sem ver o Salvador, sobre quem falou.

Os doze apóstolos: suportaram tentativas de assassinato, perseguições, fome, prisões, isolamento, doenças e morte. Todos eles morreram esperando a volta de Cristo.

As Escrituras estão repletas de pessoas que suportaram imensas dores, sofreram, atravessaram dificuldades e perdas. Mas, essas pessoas perseveraram porque sabiam que nada, nem mesmo a morte, poderia afastá-los das promessas eternas de Deus.

Porque o nosso mundo está quebrado, coisas ruins acontecem. Quando nos encontramos em situações que estão além do nosso controle, desiludir-se é natural e o pesar é necessário.

Mas, mesmo nesses momentos de extremo pesar, dor, mágoa e desilusão, Jesus pode transformar em incríveis demonstrações de Sua bondade e graça.

Nos próximos três dias, reflita conosco sobre a vida de várias figuras bíblicas que suportaram com fé períodos difíceis. Juntos, vamos descobrir como Deus usou a dor deles para propósitos maiores.

Suportando Provações

Abraão estava acostumado a esperar. Ele esperou 25 anos para Deus lhe dar seu filho, Isaque. E ele gastou a maior parte de sua vida vagando em terras estrangeiras, crendo que Deus lhe mostraria para onde ir em seguida. Imagine o que Abraão deve ter pensado quando, um dia, Deus lhe pede para matar o filho pelo qual ele esperou por anos.

Ninguém teria culpado Abraão se ele tivesse dito “não” ou tivesse se tornado amargo, defensivo, irado ou temeroso. Mas ao contrário, ele escolheu viver dentro da tensão de confiar que Deus iria intervir, e adorar a Deus mesmo se Ele não intervisse. Abraão chega a falar para Isaque que “Deus proverá um cordeiro” — enquanto ele se prepara para sacrificá-lo.

No final, Deus poupa a vida de Isaque e revela a razão do seu estranho pedido: Ele nunca quis a morte de Isaque — Ele queria a completa obediência de Abraão.

Sacrifícios importam para Deus quando eles nascem da obediência, porque a verdadeira obediência é um ato de amor sacrificial cheio de fé.

Provações testam a extensão de nossa obediência, revelando em que nossa fé se baseia. Se dissermos que amamos a Deus, mas permitimos que nossas circunstâncias ditem nossas respostas às situações difíceis, então nós temos mais fé em nossas circunstâncias que em Deus.

Mas, se nossa fé está enraizada em Deus, que tem autoridade sobre todas as coisas, então nós, como Abraão, podemos entrar no desconhecido, abraçando a tensão de acreditar que Deus pode restaurar todas as coisas — e adorá-lo mesmo que Ele não restaure.

Suportando Decepções

José, o filho favorito de um rico dono de terras, tinha a vida inteira à sua frente — e ele sabia disso. Ele até sonhou sobre como o futuro seria, até que, um dia, seus irmãos o venderam para traficantes de pessoas. Em um instante, José é arrancado de sua família, futuro, posição, e recursos. Todo o plano para sua vida é despedaçado.

Como um escravo no Egito, ele é traído de novo e encontra-se na prisão por um crime que não cometeu. Mas não importa pelo que ele está passando, ele nunca deixa de confiar em Deus…  e Deus nunca deixa de mostrar a José favor e amor.

Depois de 2 anos na prisão, José é promovido à segunda posição no comando do Egito. Finalmente, ele acaba resgatando milhares de pessoas de uma fome de sete anos — incluindo seus irmãos.

Cada experiência dolorosa no passado de José o preparou para um propósito futuro que impactaria incontáveis vidas.

Talvez você possa se identificar com a história de José de alguma forma. Talvez você tenha sido traído por alguém em quem confiava. Ou, talvez, você se encontrou imaginando porque sua vida é repleta de decepções e dificuldades. Talvez sua vida simplesmente não seja aquela com a qual você sonhou para si.

Qualquer que seja o problema que esteja enfrentando, Deus tem um histórico perfeito de transformar sonhos e esperanças destruídos para o nosso bem e para Sua glória. Ele nunca parou de trabalhar em sua vida. Não importa que dificuldades você enfrente, Deus continuará mostrando favor e amor por você enquanto você continuar andando com Ele. E quando você anda com Deus, nada pelo qual você passa é em vão.

Resistentes contratempos

Quando adolescente, Davi foi ungido como o próximo rei de Israel. Mas, em vez de subir ao trono sob uma chama de glória, ele passou anos fugindo do atual rei de Israel que tentou repetidamente matá-lo.

Durante esse período, Davi lamenta a Deus: ele tem conversas honestas sobre sua situação, mantendo a esperança de que Deus pode - e quer - restaurá-lo.

Os lamentos de Davi lhe permitiram expressar sua tristeza, clamar por justiça e lembrar a fidelidade de Deus. Concentrar-se na fidelidade de Deus lembrou Davi do caráter de Deus, e conhecer o caráter de Deus o ajudou a manter a esperança. É por isso que, mesmo nas situações mais difíceis, Davi poderia dizer: " Você [Deus] é meu lugar de refúgio, você é o que realmente quero na vida". (Salmo 142: 5)

O que Davi talvez não soubesse durante seus anos como fugitivo foi que essa experiência o treinou para se tornar o líder e guerreiro que Israel precisava. Os contratempos que ele enfrentou fortaleceram seu caráter e abriram o caminho para seu objetivo futuro.

Quando você se vê cercado pela oposição, o luto pode ser um presente que ajuda você a entender sua situação. Mas o luto não é o fim da sua jornada.

Quando você coloca sua esperança em Jesus, nunca fica em vão porque o Deus que era também é o Deus que Deus faz. É por isso que, não importa o que você enfrenta, você pode se apegar a essa esperança: Jesus pode transformar seus contratempos e tristezas em cenários para o seu bem e a Sua glória. Ele pode suportar sua dor e usá-la para Seus propósitos. Ele pode fazer o seu caminho através das estações do deserto. Ao continuar se aproximando Dele, você poderá descobrir que sua luta atual está treinando você para propósitos futuros que Ele tem para você e para os que estão ao seu redor. 

Fonte: Your Version

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado