Aexcelência de Deus e a maternidade

Uma das minhas descrições favoritas de Jesus vem de Marcos 7:37, onde diz:

O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: "Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar".
Marcos 7:37


”Como seguidores de Cristo, essa passagem deve nos dar fazer refletir. Como aqueles que procuram imitar a Jesus de todas as maneiras imagináveis, podemos dizer que estamos fazendo tudo muito bem? Podemos dizer que fazemos tudo com excelência no trabalho, no nosso ministério e na nossa casa?


O fato é que todos nós temos áreas de nossas vidas em que estamos aquém do padrão excelente de Jesus. Acho que isso é mais verdadeiro hoje do que nunca. Por quê? Porque agora, mais do que nunca, acreditamos nas mentiras de que temos que fazer tudo, ser tudo e ter tudo. Estamos sobrecarregadas,andando em tantas direções, sem muitas vezes chegar a lugar algum, porque deixamos de discernir o essencial do não essencial em nosso trabalho e em nosso lar. Esta é uma receita para mediocridade, e não para excelência, e eu diria que o problema é uma epidemia na sociedade contemporânea. 


Por que devemos procurar ser melhor? Porque qualquer coisa abaixo da excelência fica aquém do padrão para o qual nós, cristãos, fomos chamados. Em 1 Coríntios 10:31, Paulo escreve: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. 

O falecido grande pastor Dr. James Kennedy costumava parafrasear esta passagem, chamando sua congregação à "excelência em todas as coisas e todas as coisas para a glória de Deus". Esse é o padrão a que somos chamados.


Existem muitas boas razões para buscar a excelência em todas as coisas, especialmente em nosso família. 

A excelência em nossa família  nos torna cativantes para o mundo, nos dá influência e pode levar a oportunidades de compartilhar o evangelho com as pessoas com as quais convivemos diariamente. 


Proclame as Excelências de Deus


O propósito do nosso ministério como mães não é diferente do propósito de nossas vidas, ou seja, glorificar a Deus em tudo o que fazemos (1 Coríntios 10:31). “Glorificar” é uma palavra que usamos tanto que pode se tornar difícil de definir. Como diz John Piper, glorificar a Deus significa simplesmente “refletir sua grandeza” ou revelar seu caráter a outros.


Portanto, se o propósito de nosso ministério como mães é revelar o caráter do Senhor ao mundo, quais são exatamente suas características? A Bíblia descreve Deus de muitas maneiras, mas é seu caráter de excelência criativa que talvez seja mais visível para nós. Você não pode olhar para a imensidão dos céus e não se maravilhar com a obra magistral de Deus. Você não pode ir a um zoológico sem apreciar a supremacia criativa do Criador. E você não pode pegar a mão de um bebê sem ficar maravilhada com a excelência necessária para fazer milhões de células se formarem juntas para criar vida. 

O caráter de excelência de Deus também brilhou na vida de Jesus na terra, com seus contemporâneos maravilhados de que “ele tinha feito tudo bem”. Adoramos o Deus preeminente. Um Deus perfeito. “Excelente” é uma palavra banal demais para descrever o Deus do universo.


Como filhos de Deus, somos chamados a ser portadores da imagem de nosso Pai excepcional. 

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:1,2

Em Efésios 5: 1, Paulo instrui a Igreja “como filhos amados” a “ser imitadores de Deus”. Comentando essa passagem, o teólogo Andreas Köstenberger diz: “Como devemos responder à excelência de Deus? Em suma, devemos procurar imitá-lo e emulá-lo ... Como filhos redimidos de Deus, devemos nos esforçar para ser como Deus. Isso, ao que parece, inclui a busca pela excelência ”. John Piper coloca desta forma: "Deus criou a mim - e você - para viver com uma paixão única, abrangente e transformadora - ou seja, uma paixão para glorificar a Deus desfrutando e exibindo sua excelência suprema em todas as esferas da vida . ” 


Em outras palavras, glorificamos a Deus quando imitamos seu caráter de excelência e, ao fazê-lo, “proclamamos as excelências daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa” (1 Pedro 2: 9). Vivemos cercados pela escuridão em um mundo que está desesperado por algo excelente e verdadeiro. Talvez não haja “esfera de vida” mais influente para brilharmos a luz de Cristo do que em nossa obra escolhida. Quando trabalhamos com excelência, temos o grande privilégio de glorificar a Deus e proclamar suas excelências ao mundo ao nosso redor. Vá em frente e exerça a sua maternidade com excelência hoje!

Mediocridade: uma falha de amor


Quando perguntaram a Jesus quais eram os maiores mandamentos, ele respondeu: "Ame o Senhor seu Deus ... e ... Ame o seu próximo como a si mesmo." 

Um excelente trabalho é uma maneira pela qual cumprimos o mandamento de Jesus de amar a Deus, revelando seu caráter de excelência aos que estão ao nosso redor. E a excelência também é necessária para guardar o segundo mandamento.


Como cristãos, não podemos dizer que buscamos amar nosso próximo como a nós mesmos e, então, não fazermos o nosso melhor com a nossa família. 

E fazer o melhor para eles, é orar, não desistir, profetizar coisas boas, ter fé e acalmar o nosso coração. quando eles são ainda pequenos, amar com excelência, é cuidar da saúde, da educação, das amizades. O ministério da maternidade não é facil, mas nem por isso é impossível, mas para isto, tem que ser prioritário. 

Pense no exemplo extremo de um médico cristão. Embora esse médico possa orar com seus pacientes, compartilhar o evangelho com seus colegas de trabalho e doar dinheiro para sua igreja, sua forma mais básica de ministério é ser uma excelente médico. Adiantaria se este médico orasse com seus pacientes mas não cuidasse deles? Fazendo assim este médico estaria colocando as vidas de seus pacientes em risco. Assim é a maternidade. De nada adianta orarmos e não cuidarmos. 

Todas nós temos a oportunidade de obedecer ao mandamento de Jesus de amar nosso próximo como a nós mesmos, escolhendo fazer um trabalho excelente e indo muito além dos padrões exigidos pela sociedade, nosso padrão de maternidade deve ser o padrão da palavra de Deus, nada menos do que isto. 

Se acreditarmos que a maternidade é um chamado de Deus, iremos “trabalhar de coração, como trabalhando para o Senhor (Colossenses 3:23),” buscando glorificar a Deus em nossos lares e não desistindo de clamar pelos nossos filhos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado