Comentários 2 João 1

2 João 1:12 - Bíblia
Os primeiros cristãos receberam a segunda epístola de João do apóstolo idoso no último quarto do primeiro século. Ele se referiu a si mesmo como "o ancião" e é certamente o último apóstolo que viveu na época. Você pode imaginar a estima com que os primeiros cristãos teriam visto o último apóstolo sobrevivente; alguém que realmente andou e conversou com o Senhor. Mesmo entre os demais cristãos primitivos, o número daqueles que realmente viram Jesus estava diminuindo para apenas alguns, e não demoraria muito para que ninguém restasse da geração que testemunhou o Salvador.

João escreveu para "a dama escolhida". Parece que isso é uma personificação de uma igreja e não uma senhora literal. Não é incomum a Escritura fazer isso (EFÉSIOS 5: 22f; II CORINTHIANS 11: 2; etc.). O contexto sugere que "a dama eleita" não é uma única pessoa, mas um grupo de pessoas. Por exemplo, o uso do
pronome pessoal plural no grego nos versículos 10 e 12. Nas traduções para o inglês as palavras gregas "humas", "humin" são traduzidas como "você". No entanto, essas palavras são mais parecidas com a nossa expressão do sul "todos vocês". João se refere à "senhora eleita" como "todos vocês".

Existem dois pontos principais que João faz na carta. Uma é que devemos andar no amor e isso significa guardar os mandamentos de Deus. O segundo é um aviso para não incentivar os falsos professores. Tanto a "verdade" quanto o "amor" são importantes. "A graça, a misericórdia e a paz estarão conosco, de Deus Pai, em verdade e amor ..." (II João 3).

SALUTAÇÃO: UMA QUESTÃO DA VERDADE
"O ancião da moça escolhida e de seus filhos, a quem amo em verdade; e não apenas eu, mas também todos os que conhecem a verdade, por causa da verdade que habita em nós e estará conosco para sempre: Graça, misericórdia e a paz estará conosco, de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, em verdade e amor. " (II João 1-3). João usa a palavra "verdade" nada menos que quatro vezes apenas na saudação. Há uma razão para isso. A verdade está sendo ameaçada por falsos professores. Observe o que João diz sobre a "verdade".

Primeiro, John diz que ama a dama eleita e seus filhos. Isto é, ele ama a igreja (a senhora eleita) para a qual está escrevendo como um todo, bem como os membros individuais (seus filhos) que a compõem. Ele os ama "em verdade". Isso pode significar uma de duas coisas: ou ele os ama sinceramente ou que os ama, pois ambos estão na verdade do Senhor. Certamente ambos são verdadeiros.

Segundo, João diz que todos os que "conhecem a verdade" teriam o mesmo amor por esta igreja que ele. Quando "conhecemos a verdade" do que somos como irmãos e irmãs em Cristo; quando "conhecemos a verdade" do grande amor de Deus por nós; quando "conhecemos a verdade" do que é ter a imagem de Deus como Sua descendência, amaremos um ao outro como Deus nos amou.

Terceiro, João diz que a verdade "permanece em nós" e que estará conosco "para sempre". A verdade reside no cristão fiel. Ele se mostra através de suas ações, pensamentos e palavras. Se Jesus reina no trono de nossos corações, então a verdade é a lei de nossas vidas. E para os inimigos da verdade; para quem zomba e deseja que
desapareça, temos essas más notícias; a verdade estará conosco para sempre.

Quarto, as bênçãos de Deus; Sua graça, misericórdia e paz estarão conosco "na verdade e no amor". Devemos seguir a verdade e ter amor a Deus e uns aos outros para receber as bênçãos.

CAMINHANDO NA VERDADE
"Fiquei muito feliz por encontrar alguns de seus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamentos do Pai. E agora peço a você, senhora, que não lhe escreva um novo mandamento, mas o que recebemos de o princípio, que nos amamos. E este é o amor, que andamos segundo os Seus mandamentos. Este é o mandamento que você ouviu desde o início, que deveria andar nele. " (II JOÃO 4-6). Onde a primeira seção enfatizou a palavra "verdade", esta seção é elaborada. João elogia aqueles que estavam "andando na verdade" e depois nos diz que isso significa guardar os "mandamentos" de Deus. E observe outra coisa, apesar de terem passado muitos anos desde que Jesus subira de volta ao céu e o evangelho começou a ser proclamado no dia de Pentecostes, os mandamentos eram os mesmos de quando os doze se levantaram e pregaram o primeiro sermão do evangelho proclamando Jesus como o Cristo. "Assim como você ouviu desde o começo", diz John. Foi "para sempre". Quão tolo e orgulhoso é mexer com a verdade, procurando alterar os mandamentos de Deus para se adequar às nossas próprias culturas, modismos e opiniões.

Nestas duas primeiras seções, descobrimos outra coisa. Jesus é real! Sua palavra é verdadeira! A verdade é objetiva. Não é o que eu gostaria que fosse verdade ou que sinto que é verdade que determina o que é verdade. Já foi determinado. Hoje, muitos gostam de dizer: "Não importa em que você acredite, desde que seja sincero". como se a sinceridade pudesse corrigir uma crença errada. Eu não posso!

João diz: "e isto é amor, que andemos segundo os Seus mandamentos". O verdadeiro teste de fé e amor vem na aplicação. Se O amamos, guardaremos Seus mandamentos.

AVISOS SOBRE PROFESSORES FALSOS
"Porque muitos enganadores saíram ao mundo, aqueles que não reconhecem Jesus Cristo como vindo em carne. Este é o enganador e o anticristo. Observem-se para que não percam o que realizamos, mas que recebamos uma recompensa completa. Quem vai longe demais e não permanece nos ensinamentos de Cristo, não tem Deus; quem permanece nos ensinamentos, tem o Pai e o Filho ". (II JOÃO 7-9). A razão da grande atenção dada à verdade, os mandamentos e a obediência a eles, é o perigo real que existia (e existe hoje) de ser destruído por um falso professor. Os falsos mestres particulares da época de João eram chamados de "enganadores" e "anticristos". Eles "saíram ao mundo" mostrando que eles já estiveram dentro da igreja (cf. 1 JOÃO 2:19). Eles estavam negando que Jesus havia chegado "em carne". Eles disseram que aquilo que era divino não poderia se tornar carne material. Ele não estava realmente aqui! O corpo dele era uma ilusão! Ele realmente não morreu! Esses professores eram os anticristos. Eles viveram e trabalharam no primeiro século. A Bíblia não usa o termo "anticristo" para se referir a algum futuro líder mundial.

João adverte "vigiai-vos" porque seria possível "perder o que realizamos". Um escritor, que acredita que é impossível cair da graça, disse que essas pessoas corriam o risco de perder "parte da recompensa no tribunal de Cristo". Mas John não diz nada sobre perder uma parte de qualquer coisa. Ele diz que podemos perder tudo ou podemos receber tudo; uma recompensa completa!

Se formos além do ensino, ou doutrina de Cristo, perdemos nosso relacionamento com Deus. Esta carta enfatiza a necessidade de andar nos mandamentos de Deus. Se os afastarmos, substituindo nossas próprias doutrinas e práticas, não teremos Deus. Devemos continuar a obedecer aos ensinamentos de Cristo para manter nosso
relacionamento com Ele e o Pai. Sim! Doutrina importa!

NÃO PARTICIPE NAS OUTRAS MALDIÇÕES
"Se alguém vier até você e não trouxer esse ensinamento, não o receba em sua casa e não o cumprimente; pois quem o cumprimenta participa de suas más ações. . " (II JOÃO 10,11). Se é verdade que a "senhora eleita" é uma igreja, então "casa" aqui pode ser o local onde os santos se reúnem para adorar. Ou talvez os cristãos estejam sendo instruídos a não permitir que um falso professor viajante fique em um lugar. De qualquer forma, os cristãos são proibidos de dar incentivo a falsos mestres. Nem os deseje bem em seu trabalho, porque qualquer incentivo ou apoio que possamos lhes dar servirá apenas para ajudar na realização do mal. O falso professor deve mostrar que seu ensino é inaceitável.

A verdade estará conosco para sempre. Isso nos torna livres. Devemos ser leais ao caminho, à verdade e à vida.

Fonte: https://www.bible.ca/ef/expository-2-john.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado