I João 4:1-6

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;
mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.
Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.
Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.
Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

1 João 4:1-6

Nesta carta, João enfatizou a necessidade de seus leitores permanecerem em Jesus. Permanecer em Jesus significa descansar, contar e agir a partir da realidade da presença de Jesus, resgatando e transformando o trabalho, e Seu amor apaixonado. É isso que significa principalmente obedecer a Jesus - avaliar tudo o que pensamos, dizemos, sentimos e fazemos à luz dessa realidade. É obedecer apenas pela fé, esperança e amor em e por Deus por causa de Cristo e não fazer nada com base em mais nada, especialmente em nossa própria culpa, medo e ansiedade.
João revelou o que isso significa em sua carta. Permanecer em Jesus é conhecer a nós mesmos como filhos de Deus e contar com isso se manifestando, mesmo que não esteja claro agora (3: 2). 
É ter esperança na obra de Deus em nós e, por essa esperança, participar da obra entregando todas as nossas preocupações, pecados, ansiedades, esperanças, medos etc. para Ele. Não agimos mais com essas preocupações, etc., mas com a verdade de que nossas vidas e nossas identidades vêm apenas do Deus trino, reconciliador e transformador. É nos colocando Nele que somos purificados, tornados inteiros (3: 3).
Permanecer em Jesus significa confessar que somos pecadores, que ainda somos imperfeitos e precisamos de Sua contínua obra de restauração em nós (1: 8 e 9), mas também significa que não acreditamos mais que nossa identidade esteja ligada ao pecado. 
Temos agora um novo relacionamento com o pecado - ele não nos governa mais e, quando vemos o pecado em nossas vidas, reconhecemos um novo desejo de ser curado dele, em vez de nos entregarmos a ele. Deus está trabalhando em nós para nos ajudar a ver cada vez mais claramente a inutilidade, a destruição e a dor que advém de procurar em outro lugar que não seja Ele a nossa identidade e vida.

Permanecer em Jesus significa ver os outros como Jesus os vê, aumentando nossa capacidade de não nos compararmos com os outros, mas de nos regozijarmos tanto no crescimento dos outros quanto no nosso. Significa que estamos aprendendo a amar os outros "em atos e em verdade", em vez de apenas "palavras ou palavras" (3:18).

Permanecer em Jesus é contar com Deus sendo maior que nossas emoções mesmo quando nossas emoções nos condenam. É perceber que nossos sentimentos de culpa ou medo não nos dizem a verdade sobre o amor de Deus por nós e trabalham em nossas vidas. 
No ultimo versiculo do capitulo 03, João disse: 
Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

João sabe que seus leitores também estão ouvindo muitas outras vozes ("porque muitos falsos profetas já saíram pelo mundo"). Ele agora diz a eles como discernir esses espíritos e saber quais são de Deus e quais não são. 

Na verdade, ele já discutiu isso anteriormente na carta (2: 15-17 e 2: 22-23), mas volta a ele aqui para permitir que seus leitores tenham discernimento para que não sejam enganados.

A ênfase de João aqui me faz perceber duas coisas. Primeiro, vejo que há muitos espíritos que encontro diariamente que não são de Cristo, e não apenas alguns. Hoje em dia, com o avanço da internet, temos acesso a muitas boas palavras, mas também a muitas palavras proferidas por falsos profetas.
Em segundo lugar, não é difícil ser enganado. Se não estou prestando atenção, posso entender idéias e atitudes que realmente não são cristãs e começar a agir de acordo com elas. João quer que seus leitores levem esses avisos a sério.
Mas, ao mesmo tempo, o caminho para evitar ser enganado é surpreendentemente simples. João nos leva de volta a Jesus. Qualquer espírito que confessa que "Jesus Cristo veio em carne é de Deus, e todo espírito que não confessa que Jesus não é de Deus (vv. 2-3).

O que significa confessar que Jesus é de Deus e veio a nós em carne? Bem, vejamos o que João nos disse até agora em sua carta. Não é simplesmente falar em voz alta: "Jesus veio em carne".

É acreditar que Jesus é o próprio Filho do Pai, e conhecer Jesus é conhecer o Pai. Você não pode ter Deus, o Pai, sem Deus, o Filho (2:23). Que Jesus veio na carne de Deus significa que agora temos "um advogado junto ao Pai", que é a expiação pelos pecados do mundo inteiro (2: 3) Jesus é o Ungido, e é porque João era uma testemunha para quem Jesus é e o que Ele fez, ele escreve esta carta. É por causa de Jesus que agora somos filhos de Deus. De fato, tudo o que João disse sobre essa nova vida e essa nova identidade só é verdade por causa de Cristo. E, essa nova realidade é apenas conhecida, experimentada, desfrutada à medida que permanecemos em Jesus.

Portanto, a melhor maneira de crescer em nossa capacidade de discernir todas as vozes ao nosso redor, dizendo-nos qual é a boa vida, ou quem realmente somos, etc., é continuar a optar por permanecer em Jesus e crescer em nosso conhecimento Dele. . Ouça apenas aquelas vozes que falam conosco e tentam nos mover com base em quem Jesus realmente é e, portanto, em quem realmente somos em conexão com Ele.

Está claro nesta carta que a permanência nunca se torna automática - nós escolhemos novamente todos os dias viver na verdade, no próprio Jesus. E descobri por mim mesmo que, quando não estou permanentemente em Jesus e aprendendo sobre Ele, sou muito mais suscetível a essas outras vozes. A mídia transmite toneladas de informações todos os dias sobre como devo parecer, me vestir, pensar, sentir. Ele joga com a nossa culpa, medo, ansiedade e ciúmes um do outro. Nossa economia é baseada no meu descontentamento, para que eu compre produtos para me fazer sentir completa.

Além disso, existem muitos conselhos sobre relacionamentos e como tomar decisões. Quão seriamente eu preciso levar tudo isso? Bem, isso depende de quão próximos eles estejam da verdade que eu conheço e venho a conhecer melhor em Cristo. Algumas delas podem ser úteis, mas nunca podem me dizer toda a verdade. Por exemplo, muito se falou recentemente sobre nossa composição genética e quanto de quem somos é determinado por eles. Isso pode me ajudar a ter uma ideia de alguns dos meus comportamentos e lutas. Mas quando me lembro de que Jesus veio em carne e osso de Deus, vejo que Ele está me tornando verdadeiramente Seu filho e não há nada que Ele não possa curar, substituir, corrigir. Eu sou dele, até o meu DNA! Só ele tem o meu futuro com segurança em suas mãos. Nada pode me impedir de entrar nesse futuro, pode me impedir de me tornar quem eu sou Nele.

João continua lembrando novamente aos leitores que, por mais poderosos e persuasivos que esses espíritos possam parecer às vezes, somos de Deus "e os vencemos; pois quem está em você é maior do que quem está no mundo". João ministra a seus leitores, trazendo-os novamente à verdade de que Deus é a realidade maior e, portanto, dependemos, em última análise, não de nossa própria sofisticação, mas de Sua obra fiel. Novamente, devemos permanecer não em nós mesmos e em nossos próprios esforços, mas em Sua pessoa e obra, que não é apenas maior que nós, mas maior que o mundo e seus vários espíritos falsos. É interessante que ele diga duas vezes aqui que seus leitores são "de Deus" - que nós pertencemos a Ele, somos apegados a Ele, são Dele como Seus filhos. Podemos morar aqui, mas às vezes parece estranho porque não somos daqui.

Parte do que parece ser difícil para os leitores de João é que esses espíritos são ouvidos por muitos. 
Isso pode fazê-los parecer mais poderosos ou legítimos. Se esses espíritos não divulgam a verdade, seus leitores devem estar pensando: por que tantos os ouvem? A resposta de João é que é porque neste momento essas pessoas ainda não conhecem o Espírito de Jesus e assim são do mundo. Porque eles não confessam que Jesus é de Deus, eles não podem ver as mentiras das vozes deste mundo. É quando respondemos ao Espírito de Deus trabalhando para atrair-nos a Si mesmo que somos capazes de discernir as inadequações e falsidades desses espíritos, porque agora estamos descobrindo a maravilhosa verdade de tudo o que significa ter a nossa vida e identidade. Deus. 

Portanto, a melhor maneira de crescermos em nosso discernimento é nos cercar daquilo que nos lembra a boa verdade de Deus em Cristo. João não se cansa de lembrar seus leitores do maravilhoso caráter e obra de Deus. Podemos contar uma a outra essas boas novas várias vezes - acho que nunca envelhecem. Ao olharmos juntos para o Seu trabalho, adorarmos e orarmos juntos, estamos mais ancorados nessa "estrela do norte" e, com isso, podemos considerar as outras vozes ou espíritos que encontramos todos os dias.

Lembre-se, ao escolher permanecer nEle, que Ele é quem já nos atrai e sempre para si mesmo, não para denominações ou pessoas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado