O Mistério da História - Atos 4:23-24

Atos dos Apóstolos 4:23-31 - Bíblia

Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito.

Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: "Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!
Atos 4:23,24

Depois de serem libertados da custódia do Sinédrio, os apóstolos não saíram para organizar um comitê revolucionário para derrubá-los. Eles nem mesmo tentaram provocar uma manifestação popular. A evidência clara dessa passagem é que eles tinham apoio popular. Mas os apóstolos não confiam nem por um minuto na pressão política ou popular. Eles se lançam sobre o recurso único da igreja em qualquer época, o qual, quando o esquece, torna-se nada mais do que um instrumento de distorção. Eles se lançam inteiramente sobre o poder soberano de Deus em ação na história. Essa é a maior força para alterar uma estrutura de poder que o mundo já viu. Ela foi ignorada muitas vezes pela igreja e, portanto, os cristãos desperdiçaram seus esforços em atividades relativamente inúteis que fazem muito barulho, mas nunca realizam nada.

Os apóstolos encontraram encorajamento em duas coisas: primeiro, a soberania de Deus, seu controle sobre os eventos humanos. A primeira palavra de sua oração reconhece isso, Soberano Senhor. Deus tem o mundo na palma de sua mão e está intimamente envolvido em todos os eventos humanos. Eles encontraram grande consolo nisso, mas descobri que muitos cristãos se esqueceram disso. Esses discípulos reconheceram abertamente que Deus havia predito a própria oposição que enfrentavam. Mais tarde, eles citam o segundo Salmo em apoio a isso. Eles claramente estavam fazendo o que os cristãos deveriam fazer sob pressão: eles haviam consultado as Escrituras. Eles haviam encontrado no segundo Salmo a predição da oposição real que estavam enfrentando.

Essa segunda coisa que eles viram é o que podemos chamar de mistério da história. Você pode ver isso no versículo 28, onde eles dizem do Sinédrio: Eles fizeram o que o seu poder e vontade haviam decidido de antemão que deveria acontecer. Em outras palavras, o Deus da história usa a própria oposição para cumprir seus propósitos! Isso é o que eles viram. Deus agiu por meio do livre arbítrio do homem. Essas pessoas se opuseram ao plano de Deus. Eles tentaram frustrar os propósitos de Deus. Eles tentaram sabotar seu programa. Mas Deus opera de uma maneira tão maravilhosa que usa até mesmo essa oposição para cumprir sua vontade. Essa é a história da cruz e da ressurreição de Jesus.

Esse princípio é o que esses cristãos contaram. Eles reconheceram um princípio em ação nos assuntos humanos que é a força mais poderosa conhecida pelo homem, e que a igreja freqüentemente ignora para seu perigo.

Obrigado, Pai, que posso confiar em seu poder soberano e controle até mesmo sobre os eventos que me prejudicam.

Aplicação

Quais são os dois princípios importantes que derivamos da Palavra de Deus a respeito de nossas reações ao aprofundamento da decadência moral e do sofrimento humano? Estamos dispostos a agir com fidelidade, embora reconhecendo o mistério e a majestade da soberania de Deus?


Fonte: https://www.raystedman.org/daily-devotions/acts-1to12/the-mystery-of-history

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado