Perda e Ganho


Que nunca passou pela experiência dolorosa da perda?  Perdas de pessoas, perdas financeiras, perdas de saúde? Grandes perdas nos deixa em pedaços, mas Deus nos encontra em meio aos cacos e junta as peças novamente. De fato Deus provê em abundância e de forma incrível em meio a perda, se o buscarmos, nos fornecendo o que precisamos em tempos de dor. 

Muitas coisas na vida que podem nos quebrar - provações, fracassos e sofrimento mas Deus não fica quieto assistindo a nossa dor. Precisamos aprender uma perda bíblica: podemos tirar ganhos até mesmo da dor. 

Paulo diz aos filipenses as coisas em que confiava. Seu pedigree era que ele nasceu na família certa, da linhagem certa, da tribo certa e era um hebreu em meio a hebreus. Ele não fez nada para alcançar essas coisas, elas eram simplesmente suas por nascimento. Ele passa a compartilhar sua confiança em seu desempenho. Ele era o melhor fariseu. Ele era o melhor do Direito. Ele era o melhor em perseguir a igreja (o que ele achava certo). Ele era justo e irrepreensível aos seus próprios olhos. Essas são as coisas em que ele confiava e em que confiava. Essas coisas são literalmente o que o moveu - seu pedigree e seu desempenho.

Ele então faz uma declaração incrível. Ele declara: “O que foi ganho para mim, contei perda para Cristo”. Em outras palavras, ele tinha tudo, exceto a única coisa que importava - Jesus Cristo. Ele leva essa afirmação mais adiante quando diz que considera todas as coisas como perda pela excelência de conhecer a Cristo profundamente. Finalmente, ele vira toda a verdade de cabeça para baixo quando diz que não apenas considera todas as coisas como perda, mas que sofreu a perda de todas as coisas (poder, status, posição e riqueza) por causa de ganhar a Cristo. Para dizer de outra forma, Paulo considera todas as coisas perdidas por Cristo, por quem ele sofreu a perda de todas as coisas.

Para colocar isso em uma declaração simples, Paulo diz que ter todas as coisas e não conhecer à Cristo é perda, mas perder todas as coisas e conhecer à Cristo é ganho. Onde estamos depositando nossa confiança e segurança? O que estamos dispostos a perder para termos mais intimidade com nosso Salvador?

Se o que você ganhou o impede de conhecer profundamente a Cristo, você está disposto a perdê-lo? O objetivo final de Paulo era conhecer a Cristo. Esse deve ser o nosso objetivo final. 

Já perdi muita coisas e muitas pessoas ... Mas ganhei tantas oportunidades e conheci tantas pessoas incríveis...

Já passei por tantas provações.... Algumas eu perdi, outras eu ganhei. Mas estou aqui. 

Fracassei tantas vezes. Venci outras mais. Desisti de lutar em outros momentos. As lutas não cessaram e com elas ainda perco e ainda ganho. Mas não desisto mais. Enfrento, sabendo que Deus é minha fortalece, que Ele me sustenta nos momentos difíceis e me dá refrigério. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado