Série Sexo no Casamento: Casamento sem desejo (Parte 4)

Pergunta feita em um post nos EUA: A atração sexual é essencial para o casamento?' Aí você disse que não. Então, se a atração sexual não é "essencial" para o casamento, por que parece tão essencial para a Canção de Salomão? Com certeza não seria uma grande 'canção' se você tirasse tudo que tem a ver com prazer físico, não é?

Sabe qual a razão que a resposta é não? Por razões culturais e físicas. Cultural e historicamente, muitos casamentos verdadeiros foram montados pelos pais sem o desejo físico de estar lá no início para o casal — casamentos arranjados. E fisicamente, há estações da vida, à medida que você envelhece, onde esses prazeres sobem e caem, vêm e vão. Se você dissesse que a atração sexual era a essência, então o envelhecimento seria o fim gradual do casamento, o que não é. Algumas das maiores glórias, eu acho, pode acontecer no casamento com a ausência de desejo sexual. Por favor, entenda o que aqui estou falando. Nem todos ao envelhecer perdem o desejo sexual ou adquirem disfunçoes que impedem o ato sexual. Mas algumas isto acontece com algumas pessoas e nem por isso o casamento precisa ser infeliz.

Parece que a atual sociedade partiu de um limite a outro. Se antes era impossivel pessoas idosas terem vida sexual, atualmente é obrigatório.

Então vamos esclarecer, então, o que estou dizendo e o que não estou dizendo quando digo que prazer sexual não faz parte da essência do casamento. O que estou dizendo é que o casamento existe mesmo sem ele. Repito de outra forma: a aliança do casamento não se rompe mesmo na ausencia de prazer sexual.

A ausência de prazer sexual não faz um casamento deixar de ser um casamento. A recomendação bíblico para relações sexuais está lá em 1 Coríntios 7:3. Mas mesmo longas interrupções não transformam o casamento em algo diferente do casamento, como quando um marido ou esposa está na prisão por dez ou vinte anos, ou quando um dos conjuges está viajando a trabalho ou em missões. Isso é o que estou dizendo: o casamento ainda é casamento quando os prazeres sobem e caem, podem ser expressos, ou não podem ser expressos, ou quando desaparecem completamente, o que acontece às vezes por razões puramente fisiológicas. Um casamento real - na verdade, feliz - pode existir até mesmo quando esses prazeres não fazem parte da alegria.

O que não estou dizendo é que a Canção de Salomão pode ser a Canção de Salomão sem prazer sexual. A Canção de Salomão não seria uma grande canção se você tirasse tudo nela que tem a ver com prazer sexual. Isso é absolutamente certo. É uma canção totalmente sensual. É uma celebração pródiga do dom de Deus do prazer sexual no casamento. Estou feliz que esteja na Bíblia. Então o que eu não estou dizendo é que se algo não é essencial para o casamento, não pode ser extremamente importante e espetacularmente maravilhoso. Se algo não é essencial para o casamento, ainda pode ser extremamente importante e espetacularmente maravilhoso.

Está certo: se você tirar o prazer sexual da Canção de Salomão não é mais uma celebração do prazer sexual. E eu não estou de forma alguma elogiando relações sexuais sem prazer. A perda do prazer sexual no casamento não é o ideal; não é o objetivo, mas pode acontecer, sem que isto signifique o fim da aliança.

Prazeres de Conhecer Cristo Para Sempre

Na verdade, vamos um pouco mais longe. Uma vez que Deus projetou o casamento nesta união de uma carne para ser uma parábola, um drama de sua relação com a igreja e a igreja para ele, a ausência de prazer profundamente amoroso, no ato de união de uma carne, é menor do que o drama completo da intensidade, da alegria, entre Cristo e sua igreja. Quero dizer, é incrível para mim pensar que Deus sabia exatamente o que estava fazendo na criação de sexo como parte do casamento e todos os seus prazeres requintados, e ele tinha em mente Cristo e a igreja quando ele fez no início. Sabemos disso de Efésios 5:32.

Assim, mesmo que o casamento possa existir sem esse prazer — sim, pode — ou seja, não é da essência; no entanto, o retrato mais completo e completo do significado final do casamento não é possível sem esse prazer. Você pode ter um casamento real que é um retrato imperfeito de Cristo e sua igreja, mas a Canção de Salomão está certa em celebrar o prazer sexual no casamento porque uma das razões pelas quais o prazer sexual no casamento é tão maravilhoso e tão importante é que completa a imagem de quão intensos os prazeres de conhecer Cristo serão para sempre.

Então conclusão: não, não é essencial, mas, sim, é surpreendentemente importante e maravilhoso a presença do prazer sexual no relacionamento entre os conjuges.

A aliança é até que a morte nos separe e não até que o sexo acabe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado