A lição de Nadabe e Abiu

Em Levitico 10: 1-11, temos a lição de Nadabe e Abiú. O consumo de Nadabe e Abiú provavelmente ocorreu no final do dia de glória e bênção descrito no capítulo nove. O que aconteceu com esses dois filhos de Aarão é certamente uma lição para nós hoje.

A. Nadab e Abiú oferecendo fogo estranho diante de Jeová

“Os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram fogo nele, e puseram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante Jeová, que Ele não lhes havia ordenado” (v. 1). Isso significa o entusiasmo natural do homem, afeição natural, força natural e habilidade natural oferecida a Deus.

Nadabe e Abiú não foram julgados porque fizeram algo que não era para Deus. Eles foram julgados porque agiram de acordo com a vida natural. Eles fizeram algo para Deus, mas o fizeram de uma maneira natural. Eles podem ter amado a Deus, mas o amavam de maneira natural.

Devemos estar queimando pelo Senhor e quentes; entretanto, nossa gostosura não deve ser natural, mas espiritual. Progredimos de naturais a espirituais, seguindo o caminho da cruz. Tudo o que somos na vida natural deve ser riscado. O homem natural já foi crucificado com Cristo. Agora, em nossa vida e caminhada cristã, precisamos manter a atitude de que nosso homem natural foi crucificado e deve ser posto de lado. Visto que a vida natural já foi condenada, devemos condená-la hoje. Precisamos perceber que nosso homem natural foi julgado por Deus na cruz, e por isso não deve ser considerado ou honrado.

Nosso serviço na igreja e nosso testemunho nas reuniões podem ser facilmente naturais. Se falarmos nas reuniões de maneira natural, ofereceremos fogo estranho ou comum, e isso trará morte espiritual. Sempre que testificamos de maneira natural, nosso ser fica amortecido, e o encontro com sua atmosfera também é amortecido.

Todos nós precisamos aprender a não tocar nas coisas sagradas de Deus com a vida natural. Não apenas as coisas devem estar certas, mas o caminho também deve ser certo. Não é adequado simplesmente fazer a coisa certa. Devemos fazer a coisa certa da maneira certa. Oferecer fogo estranho a Deus é fazer a coisa certa da maneira errada, e isso traz o julgamento de morte.

Não é fácil ser purificado de ser natural. Muitas vezes podemos exercitar nosso entusiasmo natural, afeição natural, força natural ou habilidade natural. Tudo que é natural em nós precisa ser tratado.

A vida de Moisés é uma ilustração de como lidar com o homem natural. Moisés disse que “os dias dos nossos anos são sessenta anos e dez” e que “em razão da força” podem ser oitenta anos (Salmo 90:10). Segundo seu entendimento, a idade de oitenta anos marca o fim da vida do homem. É significativo, portanto, que Moisés foi chamado por Deus quando tinha oitenta anos. Isso indica que a vida natural de Moisés havia chegado ao fim e que tudo o que ele fez para Deus foi ressuscitado. Com a idade de oitenta, Moisés teve um novo começo, e a partir de então ele não agiu de acordo com sua vida natural, mas de acordo com um espírito de ressurreição.

Independentemente da nossa idade, todos nós precisamos aprender a não fazer ou dizer coisas com a força natural, pela habilidade natural, ou pelo afeto natural. Devemos considerar tudo natural como uma cobra, um veneno.

O fogo oferecido por Nadabe e Abiú era fogo comum; não era fogo do altar. O fogo do altar, tendo tocado as ofertas, era santo e também santificado. No entanto, Nadabe e Abiú não ofereceram esse fogo santificado e santificador, mas um fogo comum. Este fogo não vinha de Jeová, mas do homem; não vinha dos céus, mas da terra, e não tinha base para propiciação. Sem propiciação, a situação entre o homem e Deus não pode ser apaziguada. Em vez disso, os problemas entre o homem e Deus permanecem.

Devido à influência do catolicismo e do protestantismo, muitos cristãos hoje são frouxos e descuidados com relação à adoração e serviço a Deus. Eles não levam essa adoração e serviço a sério, e o resultado é o exercício da vida natural que resulta na morte espiritual.

Life-Study of Leviticus , Capítulo 33, por Witness Lee)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado