O choro de Jó

Acredito que se você chegou até aqui, você conhece a historia de Jó e a sua luta. Abaixe vai um devocional sobre o dia no qual ele declara não ter nascido, no capitulo 3.

Em seu desespero, Jó finalmente quebra o silêncio enquanto grita: Gostaria de nunca ter nascido! 

Chega de aceitar silenciosamente o que aconteceu. Chega de ficar sentado vendo sua vida ser destruída. O resto do livro conterá os pensamentos honestos e viscerais de Jó enquanto ele busca um propósito em sua dor. 

Esta cena inicial é difícil de ler e dolorosamente familiar para quem passou por um momento profundamente terrível em sua vida. Jó pergunta: qual é o sentido da vida se enquanto estamos vivendo tudo o que queremos é a morte? Tudo o que ele faz é sofrer o dia todo. Tudo o que ele pensa e sente é dor e seus piores medos se tornaram realidade.

Ele está completamente quebrado e completamente exausto.

Mesmo aqui Jó está agindo com bravura e integridade. Ele está sendo honesto sobre sua dor. Muitas vezes, tentamos esconder nossos verdadeiros sentimentos sobre o que está acontecendo. Nós mantemos isso de nossos amigos, nossa família ou nosso cônjuge. Também tendemos a esconder isso de nós mesmos e de Deus.

Mas não é isso que Deus quer. Nosso Criador e Criador não ignora nosso sofrimento. Ele o vê. Ele sabe que está acontecendo. Não o honramos ficando em silêncio ou agindo como se nossa dor real não fosse grande coisa.

Harold Kushner, um escritor do livro de Jó, coloca assim: “Um Deus que vale a pena adorar é um Deus que prefere a raiva honesta à bajulação.”

Este é o primeiro passo para lidar com nossa dor de maneira justa e que honre a Deus: ser honesto sobre isso. Se a sua dor está fazendo você desejar nunca ter nascido, diga. Se o seu sofrimento o fez questionar a bondade de Deus, diga a Ele. 

Despeje suas entranhas, não segure nada. Deus não é politicamente correto. Ele não quer que você se aproxime dele e diga apenas o que você acha que pode dizer. Ele quer tudo! A crueza, a dor, a dúvida... ele quer a bagunça.

Deus quer que reconheçamos nossa bagunça para que Ele possa entrar nela. 


Lembrança: Não adoce sua dor. Deus quer o verdadeiro você.

Oração: Pai, ajuda-me a não me esconder atrás do que acho que devo dizer a Ti. Eu quero um relacionamento real com você. Por favor, me dê coragem para fazer isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado