O que fazer quando meu marido age de maneira que não me agrada?

As vezes algumas esposas cristãs me procuram para pedir aconselhamento.

Recentemente uma esposa me falou que não conseguia suportar mais algumas divergencias Ela relatou que estavam casados a cerca de dez anos e que ultimamente eles estão discutindo muito sobre a criação dos filhos. Ela não quer que os filhos participem de algumas festas na escola, como festa junina, halloween, etc. Ele não vê nada demais nisso.

As divergencias tem aumentado cada vez mais e parece que não tem mais como conversarem. Qualquer coisa é motivo de terminar em briga. A ultima discussão ocorreu quando estavam vindo para casa depois de um culto na igreja que ambos frequentam. Isso porque ela crê na evidencia de falar em línguas como sendo uma manifestação do selo do Espirito Santo, porém ele não fala em línguas. Isso gerou debate e magoa.

O que pude falar com esta jovm mulher é que todos os casais as vezes podem discordar sobre algo. Não é porque são casados que são iguais. As vezes discordam sobre a paternidade, sobre religião, sobre férias, sobre dinheiro, sobre sexo.

Mas então o que fazer? Pensei em alguns passos que podem ser tomados:

Determine se o problema é uma questão de pecado ou apenas uma preferência pessoal Primeiro, eu encorajaria você a se perguntar: as escolhas que seu marido está fazendo são realmente pecaminosas, ou simplesmente uma questão de opiniões, crenças ou preferências diferentes? Porque essas são duas questões MUITO diferentes. E determinar em qual categoria cada um se enquadra não é tão fácil quanto você imagina.

Coríntios 8, Paulo realmente argumenta que é inteiramente possível que uma ação (como comer carne sacrificada a ídolos neste caso) possa ser pecaminosa para uma pessoa, mas não para outra. Então isso torna as coisas um pouco complicadas também.

Vamos exemplificar. Tem alguns programades de televisão que eu não aguento assistir, ois acho que falam muito palavrão e estão muito cheios de piadas maliciosas. Meu marido gosta de assistir. Mas nem por isso sai falando palavrão. Ele não cobra que eu assista junto com ele e eu não peço para ele não assistir. Nós dois respeitamos o direito do outro e a capacidade de decidir por si mesmos.

Até mesmo quando se trata de religião acredito que é melhor não discordar. Inclusive esta é uma das áreas que meu marido e eu mais discordamos. Mas de uma coisa estou convicta: Nenhum de nós está 100% certo e quem convence é o Espirito Santo e não o conjuge, Então... honestamente, não acho que vale a pena discutir.

No entanto – se as escolhas que seu marido está fazendo são claramente pecaminosas e estão afetando você ou sua família, então essa é uma questão diferente. Na verdade, existem várias Escrituras na Bíblia que deixam claro que, quando um crente é pego em pecado, temos a responsabilidade de ajudar, se pudermos. Veja, o fato de voce ser uma ajudadora idonea não quer dizer que voce so deve calar e orar. Mas nem por isso é necessário ficar atras dele toda hora apontando todos os seus pecados.

Você pode imaginar se seu marido estivesse constantemente andando atrás de você, "confrontando" você toda vez que você levantava a voz para as crianças, exagerava no café ou no vinho, ficava conversando com colegas depois do trabalho, assistia televisão muito alta ou gastava muito dinheiro fazendo compras?

Seria muito irritante, não é? Pois então esntenda: Você não é o Espirito Santo do seu marido. E tem mais? ele não é teu filho a quem voce deve corrigir. Ele é seu marido, o homem que você escolheu para formar uma aliança até que a morte os separe.

É o trabalho do Espiriuto Santo convencer as pessoas do pecado, amoelecer os corações e aproxima-las do Pai. O teu papel é dar bom exemplo, encoraja-lo por meio de sua fé. Mas não fazer ele se moldar ao teu padrão de comportamento.

Se voce decidir que precisa conversar sobre algo com seu marido, aproxime-se de forma respeitosa e não acusatória. Se objetivo não deve ser que ele pense igual a você, mas que vocês se aproximem mais e mais de Deus.

E ai, vamos orar por sabedoria?

A mulher sábia edifica a sua propria casa, mas a tola com sua proprias mãs a destroi".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado