As Dez Leis dos Limites

O que são limites saudáveis?

Cercas.

No mundo físico, os limites são fáceis de ver. Cercas, placas, muros, fossos com jacarés, gramados bem cuidados e sebes são todos limites físicos. Em suas diferentes aparências, eles dão a mesma mensagem: é aqui que minha propriedade começa. O proprietário da propriedade é legalmente responsável pelo que acontece em sua propriedade. Os não proprietários não são responsáveis pela propriedade.

Os limites físicos marcam uma linha de propriedade visível na qual alguém mantém a escritura. Você pode ir ao tribunal do condado e descobrir exatamente onde estão esses limites de responsabilidade e para quem ligar se tiver negócios lá.

No mundo espiritual, os limites são igualmente reais, mas muitas vezes mais difíceis de ver. Os limites nos definem. Eles definem o que sou eu e o que não sou eu. Um limite me mostra onde eu termino e outra pessoa começa, levando-me a um senso de propriedade.

Limites saudáveis definem o que é "eu" e o que não sou eu

Saber o que eu sou para possuir e assumir a responsabilidade me dá liberdade. Se eu sei onde meu quintal começa e termina, sou livre para fazer com ele o que eu gosto. Assumir a responsabilidade pela minha vida abre muitas opções diferentes. No entanto, se eu não "possuo" minha vida, minhas escolhas e opções se tornam muito limitadas.

Pense em como seria confuso se alguém lhe dissesse para "guardar esta propriedade diligentemente, porque eu vou responsabilizá-lo pelo que acontece aqui", e depois não lhe dissesse os limites da propriedade. Ou eles não lhe deram os meios com os quais proteger a propriedade. Isso seria não apenas confuso, mas também potencialmente perigoso.

Isso é exatamente o que acontece conosco emocional e espiritualmente, no entanto. Deus projetou um mundo onde todos nós vivemos "dentro" de nós mesmos; isto é, habitamos nossas próprias almas, e somos responsáveis pelas coisas que compõem "nós". "Cada coração conhece a sua própria amargura, e ninguém mais pode partilhar a sua alegria" (Provérbios 14:10). Temos que lidar com o que está em nossa alma, e os limites nos ajudam a definir o que é isso. Se não nos são mostrados os parâmetros, ou são ensinados parâmetros errados, estamos em muita dor.

A Bíblia nos diz claramente quais são nossos parâmetros e como protegê-los, mas muitas vezes nossa família, ou outros relacionamentos passados, nos confunde sobre nossos parâmetros.

Além de nos mostrar pelo que somos responsáveis, os limites nos ajudam a definir o que não está em nossa propriedade e o que não somos responsáveis. Não somos, por exemplo, responsáveis por outras pessoas. Em nenhum lugar somos ordenados a ter "outro controle", embora gastemos muito tempo e energia tentando obtê-lo!

Somos responsáveis perante os outros e por nós mesmos. "Carregueis os fardos uns dos outros", diz Gálatas 6:2, "e assim cumprireis a lei de Cristo". Este versículo mostra nossa responsabilidade uns para com os outros.

Muitas vezes outros têm "fardos" que são grandes demais para suportar. Eles não têm força, recursos ou conhecimento suficientes para carregar a carga, e precisam de ajuda. Negar-nos a fazer pelos outros o que eles não podem fazer por si mesmos é mostrar o amor sacrificial de Cristo. Isto é o que Cristo fez por nós. Ele fez o que não podíamos fazer por nós mesmos; ele nos salvou. Isso é ser responsável "para".

Por outro lado, Gálatas 6:5 diz que "cada um deve carregar a sua própria carga". Todo mundo tem responsabilidades que só ele ou ela pode carregar. Essas coisas são nossa própria "carga" particular pela qual precisamos assumir a responsabilidade diária e trabalhar. Ninguém pode fazer certas coisas por nós. Temos que nos apropriar de certos aspectos da vida que são nossa própria "carga".

As palavras gregas para carga e carga nos dão uma visão do significado desses textos. A palavra grega para fardo significa "fardos excessivos", ou fardos que são tão pesados que nos sobrecarregam. Esses fardos são como pedregulhos. Eles podem nos esmagar. Não se deve esperar que carreguemos uma pedra sozinhos! Iria quebrar nossas costas. Precisamos de ajuda com as pedras – aqueles tempos de crise e tragédia em nossas vidas.

Em contraste, a palavra grega para carga significa "carga", ou "o fardo do trabalho diário". Esta palavra descreve as coisas cotidianas que todos nós precisamos fazer. Essas cargas são como mochilas. Mochilas são possíveis de transportar. Espera-se que carreguemos os nossos. Espera-se que lidemos com nossos próprios sentimentos, atitudes e comportamentos, bem como com as responsabilidades que Deus deu a cada um de nós, mesmo que seja necessário esforço.

Os problemas surgem quando as pessoas agem como se suas "pedras" fossem cargas diárias e recusassem ajuda, ou como se suas "cargas diárias" fossem pedras que não deveriam ter que carregar. Os resultados dessas duas instâncias são dor perpétua ou irresponsabilidade.

Para que não fiquemos com dor ou nos tornemos irresponsáveis, é muito importante determinar o que é "eu", onde está o meu limite de responsabilidade e onde o de outra pessoa começa.

Limites saudáveis mantêm o bom dentro e o mal fora

Limites saudáveis nos ajudam a distinguir nossa propriedade para que possamos cuidar dela. Eles nos ajudam a guardar nosso coração "com toda a diligência" (Provérbios 4:23). Precisamos manter as coisas que nos nutrirão dentro de nossas cercas e manteremos as coisas que nos prejudicarão do lado de fora. Em suma, os limites nos ajudam a manter o bem dentro e o ruim fora. Eles guardam nossos tesouros (Mt. 6:19–20) para que as pessoas não os roubem. Eles mantêm as pérolas dentro e os porcos fora (Mt. 7:6).

Às vezes temos o mal por dentro e o bem por fora. Nesses casos, precisamos ser capazes de abrir nossos limites para deixar o bem entrar e o mal sair. Em outras palavras, nossas cercas precisam de portões nelas. Por exemplo, se eu achar que tenho alguma dor ou pecado interior, preciso me abrir e comunicá-lo a Deus e aos outros, para que eu possa ser curado. Confessar a dor e o pecado ajuda a "tirá-lo" para que ele não continue a me envenenar por dentro (1 João 1:9; Tiago 5:16; Marcos 7:21–23).

E quando o bem está do lado de fora, precisamos abrir nossos portões e "deixá-lo entrar". Jesus fala deste fenómeno ao "recebê-lo" e à sua verdade (Ap 3, 20; João 1:12). Outras pessoas têm coisas boas para nos dar, e precisamos "abrir bem o coração" para elas (2 Coríntios 6:11-13). Muitas vezes fechamos nossos limites para coisas boas dos outros, permanecendo em um estado de privação.

Precisamos assumir a responsabilidade por nossas almas. Mas cuidar do que está dentro de nossos limites não é fácil; nem permitir que outras pessoas cuidem do que está dentro de seus limites. Estabelecer limites e mantê-los é um trabalho árduo, mas é essencial para que sejamos adultos saudáveis. Para saber mais sobre limites, obtenha o best-seller do The New York Times Boundaries do Dr. Henry Cloud e do Dr. John Townsend. Adaptado do livro "Boundaries" do Dr. Henry Cloud e Dr. John Townsend. Adquira seu exemplar gratuito (em inglês): https://www.boundariesbooks.com/pages/start-taking-control-of-your-life

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado