Me gloriando na cruz

Passion's OneDay 2000 | Memphis


Mas nunca seja que eu me gloriasse, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo.
Você não precisa saber muitas coisas para fazer uma diferença duradoura no mundo. Mas você precisa conhecer as poucas coisas importantes que importam e, em seguida, estar disposto a viver por elas e morrer por elas. As pessoas que fazem uma diferença duradoura no mundo não são as que dominaram muitas coisas, mas que foram dominadas por algumas grandes coisas.
Se você deseja que sua vida conte, se deseja que o efeito cascata dos seixos caia e se torne ondas que atingem os confins da terra e rolam por séculos e eternidade, você não precisa ter um QI ou EQ alto ; você não precisa ter boa aparência ou riqueza; você não precisa vir de uma família ou de uma boa escola. Você precisa conhecer algumas coisas grandiosas, majestosas, imutáveis, óbvias, simples e gloriosas, e ser incendiado por elas.
“Não passe pela vida sem paixão. Faça sua vida valer por algo grandioso e por toda a eternidade. ”
Mas eu sei que nem todo mundo nesta multidão quer que sua vida faça a diferença. Existem centenas de vocês - você não se importa se faz uma diferença duradoura para algo ótimo, apenas quer que as pessoas gostem de você. Se as pessoas gostassem de você, você ficaria satisfeito. Ou se você pudesse apenas ter um bom trabalho com uma boa esposa, dois filhos bons, um carro bonito, fins de semana prolongados e alguns bons amigos, uma aposentadoria divertida, uma morte rápida e fácil e sem inferno - se você pudesse ter isso (menos Deus) - você ficaria satisfeito. Isso é uma tragédia em formação.

Testemunhos para a vida não desperdiçada

Três semanas atrás, soubemos em nossa igreja que Ruby Eliason e Laura Edwards haviam sido mortos nos Camarões. Ruby tinha mais de oitenta anos. Solteira por toda a vida, ela derramou uma grande coisa: tornar Jesus Cristo conhecido entre os não alcançados, os pobres e os doentes. Laura era uma viúva, médica, com oitenta anos de idade e servindo ao lado de Ruby nos Camarões.
Os freios falharam, o carro passou pelo penhasco e os dois foram mortos instantaneamente. E perguntei ao meu povo: isso foi uma tragédia? Duas vidas, impulsionadas por uma grande visão, foram prestadas em serviço inabalável aos pobres que estão morrendo para a glória de Jesus Cristo - duas décadas depois de quase todos os seus colegas americanos terem se aposentado para jogar suas vidas em ninharias na Flórida ou no Novo México. Não. Isso não é uma tragédia. Isso é uma glória .
Eu digo a você o que é uma tragédia. Vou ler para você do Reader's Digest (fevereiro de 2000, 98) o que é uma tragédia: “Bob e Penny. se aposentou precocemente de seus empregos no nordeste, há cinco anos, quando ele tinha 59 e ela 51. Agora eles moram em Punta Gorda, Flórida, onde viajam em sua traineira de 30 pés, jogam softball e colecionam conchas. ”
O sonho americano: chegue ao fim da sua vida - sua única e única vida - e deixe o último grande trabalho antes de prestar contas ao seu Criador: “Coletei conchas. Veja minhas conchas. Isso é uma tragédia. E as pessoas hoje estão gastando bilhões de dólares para convencê-lo a abraçar esse sonho trágico. E tenho quarenta minutos para argumentar com você: não compre.
Não desperdice sua vida. É tão curto e tão precioso. Eu cresci em um lar onde meu pai se dedicou como evangelista para levar o evangelho de Jesus Cristo aos perdidos. Ele tinha uma visão consumidora: pregar o evangelho. Havia uma placa em nossa cozinha durante todos os meus anos de crescimento. Agora está pendurado na nossa sala de estar. Eu tenho olhado quase diariamente por cerca de 48 anos. Diz: “Apenas uma vida, logo passará. Somente o que é feito para Cristo vai durar. ”
Estou aqui no One Day em certo sentido como pai. Eu tenho 54 anos. Tenho quatro filhos e uma filha: Karsten tem 27 anos, Benjamin tem 24, Abraão tem 20, Barnabé tem 17. Talitha tem 4. Poucas coisas, se houver, me enchem de mais saudade nestes meses e anos do que a saudade que meus filhos crescidos não desperdiçam suas vidas com sucesso fatal.

O apelo de um pai amoroso

Então, olho para você como filhos e filhas e imploro como pai - talvez o pai que você nunca teve. Ou o pai que nunca teve uma visão para você como eu tenho para você, e Deus tem para você. Ou o pai que tem uma visão para você, mas é tudo sobre dinheiro e status. Eu olho para você como filhos e filhas e imploro: você quer que sua vida conte para algo grandioso e para a eternidade. Quero isso. Não navegue pela vida sem paixão.
Uma das razões pelas quais amei a visão da Paixão 98 e da Paixão 99 e Um dia é que a declaração 268 é tão claramente do que se trata minha vida. A declaração é baseada em Isaías 26: 8 : “Sim, Senhor, seguindo o caminho de suas leis, nós esperamos por você; seu nome e renome são o desejo de nossos corações. ” Aqui não é apenas um corpo, mas uma alma. Aqui não é apenas uma alma, mas uma alma com uma paixão e um desejo. Aqui não é apenas um desejo de ser amado ou de softbol e conchas, aqui está um desejo de algo infinitamente grande e infinitamente belo, infinitamente valioso e infinitamente gratificante - o nome e a glória de Deus - “Seu nome e sua fama são o desejo de nossas almas. ”
“Não desperdice sua vida. É tão curto e tão precioso.
É isso que eu vivo para saber e desejo experimentar. A declaração de missão da minha vida e da igreja que sirvo: "Nós existimos - eu existo - para espalhar uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas, para a alegria de todos os povos".
Você não precisa dizer como eu digo. Você não precisa dizer como Louie Giglio diz (ou como Beth Moore diz ou como Voddie Baucham diz).

Encontrando e compartilhando sua paixão

Mas, faça o que fizer, encontre sua paixão e encontre o caminho para dizê-la, viver por ela e morrer por ela. E você fará a diferença que dura. Você será como o apóstolo Paulo. Ninguém teve uma visão mais obstinada para sua vida do que Paulo. Ele poderia dizer isso de maneiras diferentes.
Não considero minha vida valiosa nem preciosa para mim mesma, se puder cumprir meu curso e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para testemunhar o evangelho da graça de Deus. Atos 20:24 )
Uma coisa importava: terminar meu percurso, correr minha corrida.
Mas, seja qual for o ganho que tive, contei como perda por causa de Cristo. De fato, conto tudo como perda por causa do valor superior a conhecer Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele, sofri a perda de todas as coisas, e as considero como recusa, para que eu possa ganhar a Cristo. Filipenses 3: 7–8 )
Como devo ajudá-lo? Como posso ser usado por Deus neste momento de Um dia para despertar em você uma única paixão por uma única grande realidade que o libertará e o libertará de pequenos sonhos e o enviará aos confins da terra?

Um Texto Chave das Escrituras

A resposta que acho que o Senhor me deu foi: leve-os a um versículo da Escritura que esteja o mais próximo possível do centro e mostre a eles por que Paulo diz ali o que ele diz. O verso é Gálatas 6:14 :
Que nunca me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo.
"Eu existo para espalhar uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas, para a alegria de todos os povos."
Ou, afirmando-o de maneira positiva: apenas se glorie na cruz de Jesus Cristo. É uma ideia única. Um único objetivo. Uma única paixão. Apenas se gabam na cruz. A palavra pode ser traduzida como "exultar" ou "regozijar-se". Exulte apenas na cruz de Cristo. Apenas se alegrem na cruz de Cristo. Paulo diz que essa seja sua única paixão, seu orgulho e alegria e exultação. Nesse grande momento chamado um dia, deixe que a única coisa que você ama, a única coisa que você aprecia, a única coisa em que você se alegra e exulta seja a cruz de Jesus Cristo. Isso é chocante por duas razões.
  1. Uma é que é como dizer: apenas se orgulhe da cadeira elétrica. Exulte apenas na câmara de gás. Apenas se alegrar com a injeção letal. Deixe o seu orgulho, uma alegria e uma exultação ser a corda do linchamento. "Que nunca seja que eu me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo." Nenhuma maneira de execução que já foi planejada foi mais cruel e angustiante do que ser pregada em uma cruz. Foi horrível. Você não seria capaz de assisti-lo - não sem gritar e puxar seus cabelos e rasgar suas roupas. Que essa seja a única paixão da sua vida.
  2. Isso é chocante nas palavras de Paulo. A outra é que ele diz que esse é o único orgulho da sua vida. A única alegria. A única exultação. "Que nunca seja que eu me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo."
O que ele quer dizer com isso? Verdade? Nenhum outro orgulho? Nenhuma outra exultação? Nenhuma outra alegria, exceto a cruz de Jesus - a morte de Jesus?

Mas Paulo não se vangloria de outras coisas?

E os lugares em que o próprio Paulo usa a mesma palavra para “se gabar” ou “exultar” para outras coisas? Por exemplo:
Exultamos na esperança da glória de Deus. Romanos 5: 2 )
Também exultamos em nossas tribulações, sabendo que elas produzem paciência, aprovação e esperança. Romanos 5: 3 )
Portanto, com muito prazer, eu me gabarei das minhas fraquezas. 2 Coríntios 12: 9 )
Quem é a nossa esperança, alegria ou coroa de exultação? Nem é você? 1 Tessalonicenses 2:19 )
Portanto, se Paulo pode se vangloriar e exultar em todas essas coisas, o que Paulo quer dizer - que ele não “se gabaria, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”?
Mas o que isso significa? Isso é apenas conversa fiada? Você exulta em uma coisa e apenas diz que está exultando em outra coisa? Não. Há uma razão muito profunda para dizer isso - que toda exultação, todo gozo, todo gozo em qualquer coisa deve ser um gozo na cruz de Jesus Cristo.
Ele quer dizer que, para o cristão, todas as outras pessoas também devem se gabar na cruz. Toda exultação em qualquer outra coisa deve ser exultação na cruz. Se você exulta na esperança da glória, deve exultar na cruz de Cristo. Se você exulta na tribulação porque a tribulação produz esperança, você deve exultar na cruz de Cristo. Se você exulta em suas fraquezas, ou no povo de Deus, você deve exultar na cruz de Cristo.

Por que gabar-se apenas da cruz é central

Por que esse é o caso? Por esta razão: para os pecadores redimidos, todas as coisas boas - de fato, todas as coisas ruins que Deus transforma para o bem - foram obtidas para nós pela cruz de Cristo. À parte a morte de Cristo, os pecadores não recebem senão julgamento. Além da cruz de Cristo, há apenas condenação. Portanto, tudo o que você desfruta em Cristo - como cristão, como pessoa que confia em Cristo - é devido à morte de Cristo. E todo o seu regozijo em todas as coisas deve, portanto, ser um regozijo na cruz, onde todas as suas bênçãos foram compradas para você à custa da morte do Filho de Deus, Jesus Cristo.
Uma das razões pelas quais não somos tão centrados em Cristo e saturados como deveríamos é que não percebemos que tudo - tudo de bom e tudo de ruim que Deus vira para o bem de seus filhos redimidos foram comprados pela morte de Cristo. para nós. Simplesmente tomamos vida, respiração, saúde, amigos e tudo como garantido. Achamos que é nosso por direito. Mas o fato é que não é nosso por direito. Somos duplamente indignos disso.
  1. Somos criaturas e nosso Criador não era obrigado ou obrigado a nos dar nada - nem vida, saúde ou nada. Ele dá, ele pega, e ele não nos faz injustiça.
  2. E além de ser criaturas sem reivindicar nosso Criador, somos pecadores. Ficamos aquém da sua glória. Nós o ignoramos e o desobedecemos e deixamos de amá-lo e confiar nele. A ira de sua justiça está acesa contra nós. Tudo o que merecemos dele é julgamento. Portanto, toda respiração que respiramos, toda vez que nosso coração bate, todo dia em que o sol nasce, todo momento que vemos com nossos olhos ou ouvimos com nossos ouvidos ou falamos com nossas bocas ou andamos com nossas pernas é um presente gratuito e imerecido para os pecadores que merecem único julgamento.
E quem comprou esses presentes para nós? Jesus Cristo. E como ele os comprou? Pelo sangue dele.

Por que Deus nos dá presentes

Toda bênção da vida é projetada para magnificar a cruz de Cristo, ou para dizer de outra maneira, tudo de bom na vida é destinado a magnificar a Cristo e a ele crucificado. Por exemplo, totalizamos nosso Dodge Spirit de 1991 na semana passada, mas ninguém se machucou. E nessa segurança eu exulto. Eu me glorio nisso. Mas por que ninguém foi ferido? Foi um presente para mim e minha família que nenhum de nós merece. Somos pecadores e, por natureza, filhos da ira, à parte de Cristo. Então, como chegamos a ter um presente para o nosso bem? Resposta: Cristo morreu por nossos pecados na cruz e tirou de nós a ira de Deus, e assegurou por nós, mesmo que não a merecemos, a onipotente graça de Deus que trabalha tudo junto para o nosso bem. Então, quando exulto em nossa segurança, exulto na cruz de Cristo.
“Encontre sua paixão e encontre seu caminho para dizê-la, viver por ela e morrer por ela. "
E o seguro nos pagou US $ 2.800 pelo carro, e Noël pegou o dinheiro e foi para Iowa, comprou um Chevy Lumina '92 e levou para casa na neve. E agora temos um carro novamente. E eu exulto na graça incrível de tanta recompensa. Bem desse jeito. Você destrói seu carro. Você sai ileso. Seguro paga. Você ganha outro. E seguir em frente quase como se nada tivesse acontecido. E, em agradecimento, inclino a cabeça e exulto nas misericórdias incontáveis, mesmo dessas pequenas coisas materiais. De onde vêm todas essas misericórdias?
Se você é um pecador salvo, um crente em Jesus, eles vêm através da cruz. À parte a cruz, existe apenas julgamento - paciência e misericórdia por um período, mas, se desprezada, toda essa misericórdia serve apenas para intensificar o julgamento. Portanto, todo presente é um presente comprado por sangue. E toda vanglória - toda exultação - vangloria-se na cruz. Ai de mim, se exultar em qualquer bênção, a menos que exulte seja exultante na cruz de Cristo.
Outra maneira de dizer isso é que o design da cruz é a glória de Cristo. O objetivo de Deus na cruz é que Cristo seja honrado. Quando Paulo diz em Gálatas 6:14 : "Nunca me gloriei, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo", ele está dizendo que a vontade de Deus é que a cruz seja sempre ampliada - que Cristo crucificado seja sempre nosso vangloriar-se e exultação e nossa alegria e louvor - que Cristo receba glória, agradecimento e honra por tudo de bom em nossas vidas - e tudo de ruim que Deus faz que se torne bom.

Educação para Exultação

Mas agora, aqui está uma pergunta: se esse é o objetivo de Deus na morte de Cristo - ou seja, que "Cristo crucificado" seja honrado e glorificado por todas as coisas, então como Cristo deve obter a glória que ele merece? A resposta é que crianças, jovens e adultos precisam aprender que essas coisas são assim. Ou para dizer de outra maneira: a fonte de exultação na cruz de Cristo é a educação sobre a cruz de Cristo.
Esse é o meu trabalho: obter glória para Jesus ensinando essas coisas. E então seu trabalho é obter mais glória para Jesus agindo sobre eles e ensinando-os a mais pessoas. A educação sobre Jesus é para exultação em Jesus. E se queremos que não exulte senão na cruz, devemos seguir a educação sobre a cruz - e debaixo da cruz.
Ou talvez devêssemos dizer "na cruz". A educação na cruz levará à exultação da cruz. O que eu quero dizer? Veja o restante do versículo 14: "Jamais me gloriei, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo". Gozando na cruz acontece quando você está na cruz. Não é isso que o versículo 14 diz? O mundo foi crucificado para mim e eu fui crucificado para o mundo. O mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo. Por quê? Porque eu fui crucificado. Aprendemos a nos vangloriar na cruz e exultar na cruz quando estamos na cruz.

Quando você foi crucificado com Cristo

Agora, o que isso significa? Quando isso aconteceu? Quando você foi crucificado? A resposta está em Gálatas 2:20 : “Fui crucificado com Cristo; e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. ” Quando Cristo morreu, nós morremos. O significado glorioso da morte de Cristo é que, quando ele morreu, todos os seus morreram nele. Essa morte, que ele morreu por todos nós, se torna nossa morte quando estamos unidos a Cristo pela fé.
Mas você diz: “Eu não estou vivo? Eu me sinto vivo. Bem, aqui está uma necessidade de educação. Nós devemos aprender o que aconteceu conosco. Nós devemos aprender essas coisas. É por isso que Gálatas 2:20 e 6:14 estão na Bíblia. Deus está nos ensinando o que aconteceu conosco, para que possamos conhecer a nós mesmos e conhecer sua maneira de trabalhar conosco e exultar nele e em seu Filho e na cruz como deveríamos.
Então, lemos Gálatas 2:20 novamente para ver isso. Sim, estamos mortos e sim, estamos vivos. “Fui crucificado com Cristo [então estou morto, e ele continua]; e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim [por quê? Porque eu morri, isto é, meu velho eu rebelde e incrédulo morreu, e ele continua]; e a vida que agora vivo na carne [então, sim, estou vivo, mas não é o mesmo "eu" que o "eu" que morreu] vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. " Em outras palavras, o "eu" que vive é o novo "eu" da fé. A nova criação vive. O crente vive. O velho eu morreu na cruz com Jesus.
"Todas as suas bênçãos foram compradas para você às custas da morte do Filho de Deus."
E se você perguntar: “Qual é a chave para se relacionar com essa realidade? Como isso pode ser meu? A resposta está implícita nas palavras sobre fé em Gálatas 2:20 . "A vida que agora vivo, vivo pela fé no Filho de Deus." Esse é o link. Deus liga você ao seu Filho pela fé. E quando ele o faz, existe uma união com o Filho de Deus, para que a morte dele se torne a sua morte e a vida dele se torne a sua vida.
Agora leve tudo isso para Gálatas 6:14 : "Nunca me gloriei, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo". Não se glorie em nada, exceto na cruz.

Tornar-se radicalmente centrado na cruz de Cristo

E como posso me tornar radicalmente centralizado - para que toda a minha exultação seja rastreada até a cruz? Resposta: perceba que quando Cristo morreu na cruz, você morreu; e quando você confiou nele, essa morte entrou em vigor em sua vida. Paulo diz que é sua morte para o mundo e a morte do mundo para você.
Significado: quando você confia em Cristo, sua escravidão ao mundo é quebrada e a atração irresistível do mundo é quebrada. Você é um cadáver para o mundo, e o mundo é um cadáver para você. Ou, colocando de maneira positiva, de acordo com o versículo 15, você é uma "nova criação". O velho você está morto. Um novo você está vivo. E o novo você é o você da fé. E o que a fé exulta não é o mundo, mas Cristo, e especialmente Cristo crucificado.
É assim que você se torna tão centralizado que diz com Paulo: "Não me gabarei, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo". O mundo não é mais meu tesouro. Não é a fonte da minha vida, minha satisfação e alegria. Cristo é.
Mas e a segurança no acidente de carro? E o pagamento do seguro? Você não disse que estava feliz com isso? Esse não é o mundo? Então você está morto para o mundo?
Eu poderia ser. Acredito que sim. Porque estar morto para o mundo não significa sair do mundo. E isso não significa não sentir as coisas sobre o mundo - algumas negativas e outras positivas ( 1 João 2:15 ; 1 Timóteo 4: 3 ). Isso significa que todo prazer legítimo do mundo se torna uma evidência comprada pelo sangue do amor de Cristo e uma ocasião de vanglória na cruz. Estamos mortos para pagamentos de seguro quando o dinheiro não é o que satisfaz, mas Cristo crucificado, o Doador, satisfaz. Quando nossos corações correm de volta ao longo do feixe de bênção até a fonte na cruz, então o mundanismo da bênção está morto, e Cristo crucificado é tudo.
Esse é o objetivo da educação para a exultação - na cruz. Oh, que Deus nos conceda sonhar, planejar, trabalhar, dar, ensinar e viver para a glória de Cristo e ele crucificado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado