O Bom Idolatra

וַיֹּאמֶר לוֹ מִיכָה שְׁבָה עִמָּדִי וֶהְיֵה־לִי לְאָב וּלְכֹהֵן וְאָנֹכִי אֶתֶּן־לְךָ עֲשֶׂרֶת כֶּסֶף לַיָּמִים וְעֵרֶךְ בְּגָדִים וּמִחְיָתֶךָ וַיֵּלֶךְ הַלֵּוִי׃

"Fique comigo", disse Micha a ele, "e seja um pai e um Kohen para mim, e eu lhe pagarei dez shekalim de prata por ano, uma mesada de roupas e sua comida". O levita foi. Juízes 17:10

Ao ler a história de Miquéias e sua idolatria, fiquei impressionado com a pura audácia desse homem. De acordo com a tradição judaica, Miquéias estabeleceu uma casa de idolatria a apenas três milhas do Tabernáculo em Siló. A casa de idolatria de Miquéias estava tão perto do santo Tabernáculo de Deus, "a fumaça dos dois altares se misturou por causa de sua proximidade" (Talmud Sanhedrin 103b).

Dada a arrogância de Miquéias e a severidade do pecado da idolatria, certamente seria de se esperar que Deus trouxesse Sua ira sobre Miquéias, tanto neste mundo quanto no próximo. Surpreendentemente, no entanto, os sábios não incluem Miquéias em sua lista de pessoas más que não têm uma porção no mundo vindouro. Embora Miquéias fosse claramente um pecador que fez com que milhares de outros pecassem, ele não se qualifica para a "lista dos mais procurados de Deus"!

Por que Miquéias é poupado do castigo eterno?

A resposta pode ser encontrada em uma breve conversa entre Miquéias e um pobre levita de Belém que estava procurando um novo começo.

"'Fique comigo', disse-lhe Miqueias, 'e seja um pai e um Kohen para mim, e eu lhe pagarei dez shekalim de prata por ano, uma mesada de roupas e sua comida'. O levita foi. O levita concordou em ficar com o homem, e o jovem tornou-se como um de seus próprios filhos" (Juízes 17:10-11).

Sim, Miquéias foi um idólatra que desviou as massas de Israel. Mas ele também era, ao que parece, um cara muito caloroso e acolhedor.

Os sábios capturam poderosamente a complexidade de Miqueias: "Os anjos desejavam derrubar o ídolo [de Miquéias]; mas Deus lhes disse: 'Deixai-o em paz; porque Miquéias oferece pão aos viajantes" (Talmud Sanhedrin 103b). Em outras palavras, apesar do terrível pecado de idolatria de Miquéias, Deus estava disposto a suportar as falhas de Miquéias porque ele se destacava na hospitalidade!

A hospitalidade de Miquéias contrastava fortemente com a maneira como as pessoas eram tratadas no Tabernáculo, a apenas três milhas de distância. Lá, os filhos do sumo sacerdote, Hofni e Finéias, trataram os peregrinos israelitas que viajaram grandes distâncias até o Tabernáculo com desdém:

"Ora, os filhos de Eli [o sumo sacerdote] eram; não prestaram atenção a Deus. Era assim que os sacerdotes costumavam lidar com o povo: quando alguém trazia um sacrifício, o menino do sacerdote vinha com um garfo de três pontas enquanto a carne estava fervendo, e ele a empurrava para o caldeirão, ou a chaleira, ou a grande panela, ou a pequena panela; e o que quer que o garfo trouxesse, o sacerdote o tiraria. Esta foi a prática em Silo com todos os israelitas que vieram para lá" (I Samuel 2:12-14).

O contraste entre os sacerdotes corruptos e inóspitos no santo Tabernáculo e o idólatra, mas acolhedor, Miquéias – a apenas três milhas de distância! – não poderia ter sido mais gritante. E enquanto Miquéias foi poupado da ira de Deus, os maus sacerdotes do Tabernáculo logo encontrariam seu fim em uma batalha desastrosa contra os filisteus.

O que devemos fazer com essa estranha situação? Creio que a Bíblia está nos ensinando lições acriticamente importantes para a vida.

Ao tolerar Miquéias e punir Hofni e Finéias, Deus demonstrou que Ele se importa mais com o bem-estar de Seus filhos na terra do que com Sua própria glória. Estou profundamente comovido com a incrível humildade de Deus.

Ao mesmo tempo, aprendemos que a devoção a Deus não tem sentido se a nossa devoção não transformar a maneira como interagimos com os outros. Sim, devemos estudar a Bíblia, orar com grande fervor e assistir aos cultos regularmente. Mas se a nossa devoção religiosa não nos torna mais bondosos e amorosos para com o nosso próximo, estamos perdendo o ponto.

"Ame seu próximo como a si mesmo: eu sou Hashem." (Levítico 19:18).

Fonte:Israel Institute Biblical Studies

Tradução Livre: Denise Mardegan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado