O Dedo de Deus

A mão de Deus de Michelângelo
Existe um ditado hebreu bem conhecido:

"Ele tem mais dentro de seu dedo mindinho do que você tem em todo o seu corpo."

Bem, se isso pode ser verdade para um ser humano, imagine a quantidade de poder, misericórdia, julgamento e honra que Deus tem em Seu próprio dedo mindinho - falando metaforicamente, é claro.

Não precisamos adivinhar. A Bíblia nos dá um vislumbre da imensidão de tudo o que Deus é e faz.

E embora Deus seja Espírito, Ele invadiu nossa existência mortal de maneiras que podemos ver e ouvir para que Ele possa nos dizer algo importante.

Se Ele vai passar por esse problema, devemos parar um momento para refletir sobre o que o Dedo de Deus (Etsba Elohimאֶצְבַּע אֱלֹהִים) está nos dizendo.

O dedo de Deus declara seu poder sobre a criação 

Os salmistas souberam nos ajudar a nos humilhar ao refletirmos sobre o envolvimento íntimo do Deus Todo-Poderoso na vida de cada um de nós:

“Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste; o que são os seres humanos para que você se preocupe com eles, mortais para que você cuide deles? (Salmos 8:3–4)

Nosso Criador, que poderia acabar com a terra com um toque de Seu dedo mindinho, em vez disso elaborou um plano para trazer o céu à terra e nos receber em Sua santa e gloriosa presença para sempre.

Parte desse plano envolve manter o povo judeu como uma nação distinta.

“Se eu me esquecer de você, Jerusalém, que minha mão direita esqueça sua habilidade.” (Salmo 137:5)

O plano de Deus para Israel é tão seguro quanto o sol e a lua estão fixos no céu porque foi Ele quem os colocou lá.

“Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia e a ordem fixa da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, de modo que bramem as suas ondas; o Senhor dos Exércitos (YHVH Sabbaoth) é Seu nome.

“Se esta ordem fixa cessasse em minha presença, diz o Senhor, então também a descendência de Israel deixaria de ser uma nação diante de mim para sempre.” (Jeremias 31:35–36)

Desde o início da história de Israel, Deus interveio para proteger Seu povo escolhido.

Quando o Faraó, por exemplo, tentou impedir que Israel deixasse o Egito e se tornasse uma nação soberana, o poderoso dedo de Deus veio em socorro.

Deus usa seu dedo contra Faraó e seus ídolos 

Para ajudar a convencer o faraó a deixar os israelitas partirem, ele transformou o rio Nilo em sangue e infestou a terra do Egito com rãs.

Quando isso não o convenceu, Aarão (irmão de Moisés) golpeou a terra com seu cajado e todo o pó se transformou em mosquitos, cobrindo as pessoas e os animais.

Quando os magos viram que os mosquitos estavam sobre as pessoas e os animais por toda parte, “eles disseram a Faraó: 'Este é o dedo de Deus'. Mas o coração de Faraó estava duro e ele não quis ouvir”. (Êxodo 8:19)

Mais sete pragas se seguiram, cada uma delas um julgamento sobre os falsos deuses do Egito.

Embora o dedo de Deus possa ter sido uma figura de linguagem para algumas pessoas, Ele logo daria ao Seu povo um presente projetado com Seu próprio dedo, um lembrete duradouro de Seu envolvimento muito pessoal em suas vidas.  

O dedo de Deus escreve suas regras 

Quando Deus libertou a nação de Israel do Egito, através do Mar Vermelho e os colocou no sopé do Monte Sinai, Ele deu a eles os 10 mandamentos - regras para viver - regras pelas quais o resto do mundo deveria eventualmente viver. também.

Moisés nos conta sobre esse encontro:

“Quando subi ao monte para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o Senhor tinha feito convosco, fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; Não comi pão e não bebi água.

“O Senhor me deu duas tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus.

“Neles estavam todos os mandamentos que o Senhor vos proclamou no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia.

“Ao final dos quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da aliança.” (Deuteronômio 9:9–11; Êxodo 31:18)

Esta não seria a última vez que Deus atravessa o cosmos para se comunicar com os seres humanos escrevendo com seus dedos!

O Dedo de Deus Protege Sua Santidade 

É o material dos filmes de ação, ficção, animação e terror reunidos em um - mas é uma história verdadeira encontrada dentro do livro profético de Daniel.

O adorador pagão rei babilônico Belsazar estava dando um grande banquete.

“De repente, os dedos da mão de um homem surgiram e começaram a escrever em frente ao candelabro no reboco da parede do palácio do rei, e o rei viu as costas da mão que escrevia.

“Então o rosto do rei empalideceu e seus pensamentos o alarmaram, e as juntas de seus quadris ficaram frouxas e seus joelhos começaram a bater um no outro.” (Daniel 5:5–6)

Os dedos desta mão (que não estavam presos a nenhum corpo) escreveram estas palavras em aramaico: 

מנא מנא תקל ופרסין

MN- MN- TKL VPRSYN

 Imagine ver algo assim na sua próxima festa!

Embora as palavras fossem aramaicas, nenhum dos astrólogos ou sábios do rei poderia lê-las, muito menos interpretá-las.

Deus claramente deu o dom de sabedoria e conhecimento a Daniel, um de Seus fiéis adoradores, para receber a honra de decifrar a mensagem.

Daniel lê as palavras como "MENE, MENE, TEKEL, U-PHARSIN". Ele interpreta a frase como significando:

MENE:  “Deus contou os dias do teu reino e deu-lhe fim.”

TEKEL:  “você foi pesado... e achado em falta.”

PERES:  “teu reino está dividido e entregue aos medos e persas.”

Naquela mesma noite, o rei foi morto. Deus deu o reino de Belsazar a Dario da Mede e a Ciro da Pérsia. 

Por quê?

Porque em um banquete naquele dia, Belsazar “trouxe os vasos de ouro e prata que haviam sido retirados do Santo Templo de Deus, a casa de Deus em Jerusalém, e o rei e seus senhores, suas esposas e suas concubinas beberam deles. .”

Deus também ficou irado porque “eles beberam o vinho e louvaram os deuses de ouro e prata, bronze, ferro, madeira e pedra”.

Imagine erguer os vasos sagrados de Deus feitos de prata e ouro para adorar deuses pagãos criados de prata e ouro, “que não vêem, nem ouvem, nem sabem, mas o Deus em cujo poder está o seu próprio fôlego e a quem pertencem todos os seus caminhos, você não honraram”, disse Daniel ao rei. (Daniel 5:23)

O dedo de Deus declarou julgamento sobre o orgulhoso rei, que deveria ter dado um exemplo para seu reino sobre como reverenciar o santo Deus de Israel, como seu pai, o rei Nabucodonosor, fez uma vez.

Agora, trabalhando por meio do rei Ciro, Deus permitiria que o povo judeu voltasse a Jerusalém com os vasos sagrados de ouro e prata, onde seriam purificados e colocados de volta a serviço dele somente. 

O Dedo de Yeshua (Jesus) Demonstra a Misericórdia de Deus 

A sabedoria dada por Deus a Daniel o ajudou a ganhar favor e autoridade no reino da Babilônia.

Quanto mais favor Yeshua (Jesus) deveria ter ganho por Sua sabedoria em Israel? Mas poucos o apreciaram.

No livro de João, lemos sobre os fariseus, escribas e anciãos que trouxeram uma mulher pega em flagrante de adultério.

Eles esperavam fazer com que Yeshua dissesse algo que pudessem usar contra Ele, já que a Torá exigia que ela fosse apedrejada até a morte.

Mas Yeshua, sendo a Palavra do próprio Deus, conhecia a Torá melhor do que esses fariseus.

Ele sabia que a lei exigia duas testemunhas justas para condenar alguém. (Deuteronômio 19:15)

Yeshua se abaixou e com o dedo escreveu no chão,

Não sabemos o que Ele escreveu, mas aqueles que assistiram podem ter visto palavras que os convenceram.

Então, quando Yeshua se levantou e disse: “Qualquer um de vocês que esteja sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela”, todos se afastaram.

“Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” perguntou Yeshua.

Ela disse: “Ninguém, senhor.”

Yeshua disse: “Nem eu também te condeno. Siga seu caminho e, de agora em diante, não volte a pecar”. (João 8:10–11)

O Dedo de Deus que trouxe julgamento a Belsazar também trouxe misericórdia a uma filha de Sião.

"Observe então a severidade e a bondade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade de Deus para com você, contanto que você continue em Sua bondade." (Romanos 11:22)

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor, o Messias Yeshua, que, segundo a sua grande misericórdia, nos fez renascer para uma viva esperança, por meio da ressurreição do Messias Yeshua dentre os mortos.” (1 Pedro 1:3)

 

O Dedo de Deus Declara que Seu Reino Chegou! 

O povo tinha visto muitos exorcismos em seus dias, mas ficaram surpresos ao ver Yeshua expulsar um demônio de um homem mudo, e de repente ele falou!

Embora alguns não estivessem surpresos, eles ficaram com ciúmes, desconfiados e não entenderam que Yeshua era o Messias.

Eles O acusaram de trabalhar no poder de Satanás, também chamado de Belzebu.

Desta vez, Yeshua usou a sabedoria e a lógica para contestar a acusação.

O Livro de Lucas diz:

“Você diz que eu expulso os demônios por Belzebu. Ora, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos exorcistas?

“Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou a vós o reino de Deus”. (Lucas 11:18–20)

No entanto, Mateus registra Yeshua dizendo o Espírito de Deus em vez do Dedo de Deus.

“Se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, então é chegado a vós o reino de Deus.” (Mateus 12:28)

Por que a Palavra de Deus (Bíblia) troca as palavras “Espírito” e “Dedo” de Deus?

Porque no “mundo natural” Deus não tem um corpo físico (Ele é Espírito), mas Ele pode se manifestar como Ele quiser.

Como vimos na história de Daniel e Belsazar, apareceram os dedos de uma mão escrevendo na parede.

E você se lembra da história de Deus falando pela boca de um jumento? (Números 22:21–39) Sim, a voz de Deus saiu da boca de um animal!

Ou as dezenas de histórias na Bíblia quando a voz de Deus do céu falou com as pessoas? (Daniel 4:31)

“E uma voz veio dos céus: ‘Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo’” (Marcos 1:11)

Em muitos casos, Ele falou com uma voz audível, que algumas pessoas ouvem até hoje, mas em raras ocasiões.

Porém, geralmente ouvimos Sua voz no espírito, não através de ondas sonoras que fazem parte deste mundo físico.

Então, quando Yeshua proclamou que Ele expulsava demônios no Espírito de Deus (Mateus) ou no Dedo de Deus (Lucas), Ele estava declarando que o Poder de Deus havia agora chegado à terra operando por meio Dele, o Messias Prometido!

Denise, o que é tão emocionante para cada um de nós hoje, é que quando entregamos nossas vidas totalmente ao Senhor (Espírito) - enquanto somos vasos abertos e dispostos para o Seu serviço - vemos Deus se manifestar através de nós com este mesmo Espírito!

“Em verdade, em verdade vos digo, aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e até fará maiores do que estas, porque eu vou para junto do Pai”. (João 14:12)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado