Três Aves na Bíblia

Sou como a coruja do deserto, como uma coruja entre as ruínas. Não consigo dormir; tornei-me como um pássaro solitário no telhado. Salmos 102:6-7

É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. Salmos 103:3-5

1. Crente Pelicano no deserto

Pelicano era considerada uma ave imunda. O pelicano possui uma bolsa no pescoço onde armazena peixe e agua. É encontrado em todos os continentes, com exceção da Antártida. Chega a medir 3 metros de uma asa a outra, alimentando-se de peixe e vivendo a beira das águas. 

O salmista se sente como um pelicano vivendo fora de seu habitat natural. Sem agua ou alimento. Representa o cristão em sequidão. Coração seco, coração que não perdoa.

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida Provérbios 4:23

Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva João 4:10

Explicação: A Babilônia havia sido conquistada pelos caldeus e o leito do rio foi desviado. 

Uma das estratégias do inimigo de nossas almas é secar nosso coração. 

Palavras que saem secas de nossas bocas, palavras duras, agressivas

O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Colossenses 4:6

As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos.

Provérbios 16:24

A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata.

Provérbios 25:11

Comportamento marcado pela indelicadeza, pela agressividade nas atitudes e palavras.

O que quer dizer ser cheio da graça? Um aspecto da graça que não é muito citado é a graça como elegância, como gentileza. Repare que Deus é educado até para chamar a atenção de Adão? "Adão, onde estás?"

Repare Jesus falando com a mulher no poço d'agua. Mesmo sabendo que ela estava em pecado, ele foi gentil. 

2. Crente coruja nas solidões

A Coruja é um animal noturno e solitário. É a representação do cristão que não consegue viver em comunidade e ter comunhão com os irmãos. 

Quem lembra do corinho: "Como é precioso irmão, estar bem junto à ti....

O Salmo 133 fala sobre a união entre os irmãos

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.
É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.

Salmos 133:1-3

Davi compara a união com o óleo da unção sacerdotal e com o orvalho do monte Hermon. O monte Hermon esta localizado no extremo norte de Israel, ao norte de Dan e ao leste de Tiro. É um dos pontos mais altos de toda a região, sendo também atualmente chamado de monte grisalho, em virtude de estar sempre coberto por neve. O orvalho que desce sobre as áridas áreas ao redor, regando toda a terra, tornando a terra fértil, permitindo que esta terra produza pinheiros, carvalhos e vinhas abundantes. É tanto o orvalho que desce da região, que quando ocorria acampamentos por lá, as tendas ficavam tão molhadas como se houvesse chovido. O orvalho do céu e um refrigério para a terra e assim é a união entre os irmãos: um balsamo que acaba com brigas, acalma os ânimos, as paixões carnais. A união é como o orvalho que prepara a igreja para frutificar em boas obras, tornando-a um lugar agradável. O orvalho é a Palavra de Deus aos nssos corações. Tem o poder de transformar e produzir frutos abençoadores.

Escutem, ó céus, e eu falarei; ouça, ó terra, as palavras da minha boca.
Que o meu ensino caia como chuva e as minhas palavras desçam como orvalho, como chuva branda sobre o pasto novo, como garoa sobre tenras plantas.

Deuteronômio 32:1,2

Em momentos difíceis da nossa vida, de sequidão, a Palavra de Deus goteja o orvalho em nossos corações, gerando vida abundante como as águas do Jordão que nascem do orvalho do monte Hermon. Foi no Rio Jordão que João Batista anunciou a vinda do Messias e ali ele ordenou  o batismo no novo nascimento.

Todos sabemos que nem sempre a união é fácil de ser alcançada, mas a Palavra de Deus consegue isso: união mesmo em meio à adversidade.

Imagine a situação: Dois porcos espinhos com frio. Se eles quiserem se esquentar, precisam desarmar os espinhos ou então continuaram a passar frio e pode até ser que morram por hipotermia. 

Precisamos da comunhão com  nossos irmãos para nos aquecermos, para permanecermos vivos. Uma brasa, fora da lareira, apagará rapidamente....

3. O pardal solitário no telhado

O crente aqui representado é aquele que diz que só ele sofre.... Imagine agora a cena: Um pardal todo arrepiado de frio, molhado de chuva e vento. so que nem assim sai do telhado....

Te convido agora: saia do telhado, venha para casa, que é um lugar seguro. O telhado é um lugar inseguro, onde você fica exposto e vulnerável. Deus te convida para vir para um lugar de refúgio. Deus espera de nós atitude, louvor, clamor, oração, atitudes que nos levam a prosseguir. O pardal deve achar o seu lar. Mesmo que o seu lar seja no telhado, numa posição de vigia, ele deve ter um lugar lá para se proteger das intempéries que surgirem. 

Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. Salmos 84:3

Mas qual a diferença entre casa e lar? 

Casa é um abrigo das intempéries  como; do calor, frio ou chuva. 
Lar é o abrigo do medo, da dor, da solidão e do desamparo. Lar é  onde os membros da família anseiam por estar, onde alimentam-se de amor,  onde encontram o conforto do acolhimento dos que moram lá, seu conjuge, filhos, pais e demais pessoas que lá morem. 
Em uma casa pode-se ter problemas estruturais insolúveis, mas no lar estes problemas são resolvidos quando surgem. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado