Deus se agrada de nossa dança

 “Louvem-lhe o nome com danças.” (Salmo 149:3)

O apóstolo Paulo nos exorta a "descobrir o que agrada ao Senhor" em Efésios 5:10. diante disso, o que as Escrituras nos dizem sobre louvar a Deus com danças? 

Lewis escreveu em seu livro "Reflexões sobre os Salmos" que "a coisa mais valiosa que os Salmos fazem por mim é expressar o mesmo deleite em Deus que fez Davi dançar". 

Davi dançou alegremente diante da  Arca ao traze-la de volta para Jerusalém, em meio a uma grande procissão de musicas e dança. Sua esposa, Mical, ao ver aquela cena, desprezou a Davi, de acordo com 2 Samuel 6:16. 

Mical viu apenas a expressão externa de Davi, mas Deus via seu coração. Davi estava dançando ao Senhor com todas as suas forças, de acordo com 2 Samuel 6:14. Pelo jeito Deus não gostou do julgamento de Mical, pois ela não teve filhos a partir daquele momento. 

Em Salmos vemos Davi encorajando os adoradores a louvar o Deus de Israel assim como ele o fez. 

Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.

Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa,
louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas,
louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes.

Depois de cruzar o Mar Vermelho, Miriam dançou (m^echowlah) com seu tamborim (toph) encorajando os outros a louvarem ao Senhor em virtude de seus grandes feitos. 

As palavras m^echowlah (מְחֹלָ)  machol (מָחוֹלtêm como raiz o verbo chul (חוּל), que significa pular, brincar, rodopiar.   A Bíblia nao diz exatamente como era a dança deles, mas a literatura judaica antiga apresentam a  machol como uma dança circular ou em rodopios, ou pulos. 

A Guemará e a Mishná juntas compõem o Talmude. O Talmude então compreende dois componentes: a Mishná – o texto central; e a Guemará – análise e comentário que “completa” o Talmude. Guemará  é a parte do Talmude que contém os comentários e análises rabínicas da Mishná

A Gemara  diz que “no futuro, Deus fará um círculo  (machol) e se sentará entre eles . Cada indivíduo apontará com o dedo e dirá: 'Naquele dia dirão: "Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou". Isaias 25:9

Os judeus entendem que este circulo não será uma atitude passiva, mas sim em uma dança circular. Mas por que um circulo? Em um círculo todas as pessoas estão diante de Deus, que está no seu centro, de forma a todos se conectarem igual e divinamente com o Criador. Os pulos e saltos representam as alturas espirituais e a santidade que todos os justos irão experimentar no mundo vindouro, o que não é alcançável dentro dos limites de nossos corpos físicos no presente. 

Em todos as festas e/ou eventos judeus você vê judeus dançando alegremente em circulos, com os braços firmemente entrelaçados como irmão, pulando de alegria. Isto porque no circulo o "Eu" se transforma em "Nós". 

Este é o tipo de unidade a qual lemos nos primeiros capítulos do livro de Atos, quando os discípulos, homens, mulheres e crianças se reuniam para refeições, orações, adoração e comunhão (Atos 1:14; 2:1, 44, 46; 4:24; 5:12)

Ao dançar unidos, em círculo, está se efetivando o que Mateus 18:20 afirma

A dança davídica (como é freqüentemente chamada entre os crentes messiânicos) une um crente ao outro e todos a Deus em um tipo especial de unidade.

Enquanto levantamos nossas mãos e dançamos a popular canção hebraica, “Mashiach” (Messias), nossa dança também é uma oração, convidando o Messias Yeshua para estar conosco, no centro do círculo, por assim dizer, pois Ele diz:

Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles  (Mateus 18:20)

Do luto à dança

No Salmo 30, o salmista louva a Deus por ouvir seus gritos de socorro e diz: 

Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre.

Dançar, mesmo em meio às tristeza e tribulações fazem parte do viver daqueles que amam a Deus.

Quando Deus descreve Sua restauração do povo judeu em uma terra revivida, Ele diz:

Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza.

Mas apenas aqueles que louvam e honram o Senhor como o centro de sua dança compreendem Sua santidade, alegria e júbilo, do tipo que fez Davi dançar de alegria.

Que nosso choro se transforme em danças. Que nossa alegria seja expressa em danças! Que nosso louvor seja danças em comunhão com o Corpo de Cristo.  E aqueles que louvam e honram o Senhor como o centro de sua dança compreendem Sua Santidade, alegria e jubilo do tipo que fez Davi dançar e saltitar de alegria. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado