Esperando uma visitação de Deus

 ESBOÇO

Introdução: Livro de Charles Dickens

1. Parte: O que a Biblia fala sobre visitação de Deus

2. Deus visita para provar

3. Deus visita para punir

4. Deus visita para abençoar

Conclusão: Visitação ou Habitação



Introdução

No romance de Charles Dickens, Um conto de Natal , Ebenezer Scrooge se deita na véspera de Natal esperando ter uma boa noite de descanso. No decorrer daquela noite, ele recebe quatro visitantes diferentes, todos indesejados, todos inesperados e todos não apreciados - pelo menos no começo.

O fantasma de Jacob Marley, falecido parceiro de negócios de Scrooge; o Fantasma do Natal Passado; o fantasma do natal presente; e o Fantasma do Natal Futuro aparecem, sem avisar e sem serem convidados e invadem a vida de Scrooge. Essas quatro visitas perturbadoras deixaram um profundo impacto em sua vida. Quando Ebenezer Scrooge acorda na manhã de Natal, ele é uma pessoa diferente por causa das visitas que recebe na véspera de Natal.

Existem dois resultados possíveis com qualquer visitação em nossas vidas: bênção ou maldição. Quando a família ou amigos nos visitam durante as férias, experimentamos a bênção de estar perto de entes queridos. Experimentamos a bênção da visitação quando o encanador vem consertar um cano quebrado, ou quando o médico vem trazer a cura em tempos de doença. Por outro lado, experimentamos xingamentos quando um ladrão visita nossa casa e leva todos os nossos objetos de valor. O resultado da visita depende do visitante e do propósito da visita.

A Bíblia deixa claro que podemos esperar visitas de Deus. Vamos examinar as realidades básicas de uma visita de Deus e três razões pelas quais Deus visita uma pessoa ou nação.

Antes vejamos, o que quer dizer a palavra visitação em hebraico?

PAQAD (verbo)- comparecer, convocar, numerar, calcular, visitar, punir, nomear, cuidar de, tomar conta de.

A Bíblia ensina sobre a visitação de Deus.

A Bíblia ensina um conceito poderoso chamado "visitação". A palavra hebraica para visitação, paqad , indica uma época em que o Deus Eterno invade a história humana para abençoar ou punir indivíduos ou nações. Esta visita sempre muda o destino da pessoa ou da nação, esteja ela pronta para isso ou não. Na verdade, muito poucas pessoas estão prontas para uma visitação de Deus.

Muitas pessoas duvidam que Deus tenha algo a ver com os humanos. Eles argumentam que Deus criou o universo, deu corda nele como um despertador gigante e depois o deixou ir, sem nenhuma intenção de interagir com ele novamente. Outras pessoas estão ocupadas demais para uma visita de Deus. Eles têm sua lista de coisas para realizar e têm suas escadas para subir; eles simplesmente não têm interesse em que Deus interfira em seus planos. Outros ainda têm medo de uma visita de Deus.

Independentemente de esperarmos — ou desejarmos — experimentar uma visitação de Deus, ele vem. Vamos considerar três razões pelas quais Deus pode invadir a vida de uma nação ou de um indivíduo. A primeira é explicada em Jó 7:18-19

Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração,
E cada manhã o visites, e cada momento o proves?
Jó 7:17,18

1. Deus visita para testar.

Em Jó 7:17-18 , Jó pergunta por que Deus se preocupa em examinar os seres humanos. A palavra traduzida como "visites" é a palavra hebraica paqad. No complemento do versículo vemos que no VT Deus visitava ao seu povo para dar uma chance de passar por um teste e ser bem-sucedidos. O Espirito Santo mora em nós. Deus nos visita. 

Primeiro, sempre que Deus invade para testar, ele espera sucesso. Ele não espera que falhemos e certamente não deseja que falhemos. Na verdade, a Bíblia deixa bem claro que Deus nos fornece tudo o que precisamos para uma vida de paz.

Jó era rico, saudável e sábio. Ele tinha tudo que uma pessoa poderia ter ou desejar. Satanás disse a Deus: Apenas me dê uma chance de testá-lo, e ele o amaldiçoará na sua cara. Então Deus permitiu que Satanás testasse Jó, e Jó conseguiu. Sua resposta imediata foi cair de cara no chão e adorar a Deus: "Nu vim ao mundo, nu vou embora. Bendito seja o nome do Senhor".

Em segundo lugar, Deus invade nossas vidas para purificar nossa fé. Deus entende que nossa fé é impura; está misturado com dúvidas que precisam ser expulsas. Ele sabe que se pudermos passar pelo fogo com sucesso, nossa fé será mais pura e mais forte, e seremos mais aptos para o seu serviço. Em 1 Pedro 1:6 , por exemplo, Pedro escreve que mesmo em nossas provações devemos exultar e que isto gerará em louvor, glória e honra na revelação de Jesus

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,
para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
1 Pedro 1:6,7

Quando o metal está impuro, deve ser colocado em um cadinho, onde é aquecido até que o metal se funda e as impurezas sejam levadas para o topo. As impurezas que vêm à superfície são chamadas de escórias e podem ser removidas com um raspador, deixando um metal mais puro no cadinho.


Cadinho para o ourives refinar o ouro
Quando Deus invade nossas vidas para nos visitar para testar, ele nos coloca no cadinho. Ele aumenta o calor e tira algumas dúvidas de nossa fé. No final, temos uma fé mais purificada. Tornamo-nos um povo que confia mais nele e está mais apto para o seu serviço.


Deus invade cada vida para testar. Não existe vida livre de tempestades; não há ninguém que possa ir do berço ao túmulo sem passar pelo cadinho. No Sermão da Montanha, Jesus disse quando vierem as enchentes, quando vierem as chuvas, quando soprarem os ventos, quando as águas subirem. Ele não disse seJá que você sabe que o teste está chegando, a coisa mais sábia a fazer é se preparar para ele por meio da oração, estudo da Bíblia, silêncio e jejum; através de amizades e conexão com o próprio Deus. A diferença está entre tentar e treinar. Podemos dedicar tempo ao treinamento espiritual para estarmos prontos quando as provações vierem; ou podemos optar por não fazer nada agora e, quando chegar a hora do teste, simplesmente tentar o nosso melhor. Recusar-se a treinar é como ir às Olimpíadas sem treinar e esperar que seu melhor esforço seja bom o suficiente. Tenho um neto que é judoca, e ele treina todo o dia no mínimo duas horas por dia, para quando chegar os campeonatos se dar bem. E no dia do campeonato, o que ele faz? Relaxa em paz pois sabe que está pronto para o que der e vier. 

2. Deus visita para punição.

Às vezes, Deus finalmente se cansa de levantarmos os punhos na cara dele. Assim, depois de nos dar a oportunidade de nos arrependermos, ele invade nossa vida para julgamento ou punição. Deus deixa esse conceito claro em Êxodo 20:4 . Ele ordena aos israelitas que não façam ídolos para si mesmos, porque ele é um Deus ciumento, "visitando (literalmente, paqading ) a iniqüidade dos pais nos filhos na terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor , teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Êxodo 20:4-6

Ele diz de forma muito simples: Se você fizer um ídolo de madeira ou ouro, ou de uma pessoa ou ideologia, um carro, uma carreira ou uma coleção - qualquer coisa - eu o punirei com o propósito de puni-lo . Ele não permitirá que a desobediência continue indefinidamente. Pelo amor ou pela dor, Ele quer que sejamos salvos. Você agora pode falar: Ah, pastora, isto é Velho Testamento. Pois no Novo Testamento são registrados em que Deus tira a vida física de um crente para acabar com um padrão pecaminoso em sua vida: Ananias e Safira

Mas vejamos alguns versículos do NT que fala sobre a punição em virtude da desobediência: 

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão. 2 Coríntios 10:4-6

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Efésios 5:6

Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
Colossenses 3:5,6

De fato, em Êxodo 32:30-35 , Deus prova que leva a sério a idolatria. Enquanto Moisés está no Monte Sinai, o povo perde a paciência e derrete suas coisas de ouro para construir um bezerro de ouro para adorar. Quando Moisés desce da montanha e os encontra adorando o bezerro de ouro, Deus promete que puniremos ( paqad ) toda a nação por seu pecado corporativo. 

Vai, pois, agora, e conduze o povo para onde te disse; eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, vingarei, neles, o seu pecado.
Êxodo 32:34

Deus é paciente, mas sua paciência não é eterna. Há um momento em que ele invade a vida de um crente e diz: "Basta".

3. Deus visita para abençoar.

Deus não visita apenas para testar e punir; ele também visita para abençoar. O verbo paqad é usado várias vezes no Antigo Testamento para indicar a entrada de Deus na vida de alguém para trazer bênçãos. Em Gênesis 21:1 , por exemplo, Deus visita Sarai e lhe dá um bebê. 

Visitou o Senhor a Sara, como lhe dissera, e o Senhor cumpriu o que lhe havia prometido.
Gênesis 21:1

No final da vida de José, registrado em Gênesis 50:22 , José diz a seus irmãos que estava confiante de que Deus cuidaria — paqad — deles. 

Lucas 1:68 é um exemplo clássico da entrada de Deus na história humana para abençoar: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque nos visitou e realizou a redenção para o seu povo”. A chegada de Jesus Cristo é a última visitação de Deus na história. A raça humana não estava prestando atenção a Deus. O mundo estava coberto de escuridão espiritual. Era um lugar de desespero e desânimo. Em resposta à nossa grande necessidade, Deus enviou seu Filho para um paqad . Ele entrou na história com uma visita de bênção que mudou a história para sempre.

Esta é a mensagem central da Bíblia - que nós, em nossa escuridão e pecado, vagando sem esperança e separados de um Deus santo, vemos o Deus do universo irromper enviando seu Filho para pagar por nossos pecados na cruz. Sua oferta é simples: se você colocar sua confiança em Jesus Cristo, eu lhe darei o perdão. Darei a você uma ficha limpa, uma nova capacidade de obedecer; Eu lhe darei todos os recursos de que você precisa para viver neste mundo; Eu vou te dar alegria eterna comigo. Sua oferta é um presente. Se a vida eterna fosse obtida por meio do cumprimento de regras, estaríamos desesperados. Mas a mensagem da Bíblia é a vida eterna ganha como um dom, dada por nosso Deus que invadiu a história humana.

Conclusão

Deus ainda está  visita as pessoas. Isso não é apenas material do Antigo Testamento ou mesmo material do Novo Testamento; isso não acontece apenas com outras pessoas. Deus ainda visita as pessoas, as abençoa e muda seu destino eterno. Meu simples apelo a você é que você esteja aberto - e até mesmo corajoso o suficiente para pedir - uma visita de Deus. Conte a ele sobre sua luta e peça que ele o abençoe e mude seu destino.

O Espírito Santo habita em você e Deus te visita. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado