Exegese Salmo 37

 


Fazer uma exegese detalhada do Salmo 37 utilizando o Dicionário de Strong nos ajudará a entender o significado das palavras no hebraico original, revelando profundidades de interpretação. Abaixo está uma abordagem para alguns dos versículos principais, utilizando a Concordância de Strong.

Introdução Geral ao Salmo 37

O Salmo 37 é um salmo de sabedoria de Davi. Ele contrasta o destino dos justos e dos ímpios, encorajando a paciência, confiança em Deus e renúncia à ira. O salmo é escrito em estilo acróstico, onde cada par de versículos começa com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico.

Exegese de Versículos Chave

Salmo 37:1-2

"Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde murcharão." (NVI)

  • "Não te indignes" (H2734 – "charah") significa “inflamar-se, queimar de raiva”. O verbo sugere um estado emocional de frustração ou impaciência que o salmista pede que evitemos. No contexto, a advertência é não deixar que as ações dos ímpios provoquem uma reação de ira.
  • "Homens maus" (H7489 – "ra‘a‘") refere-se àqueles que praticam injustiça ou causam dano. O salmo está dizendo que não devemos nos preocupar ou invejar seu sucesso temporário.
  • "Capim" (H2682 – "chatsir") e "relva" (H1877 – "deshe’") são usadas metaforicamente para descrever a natureza passageira da vida dos ímpios. Estas palavras, segundo Strong, denotam vegetação que murcha rapidamente, enfatizando a brevidade de seu sucesso.

Salmo 37:3-4

"Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração." (NVI)

  • "Confie" (H982 – "batach") significa “esperar, descansar em segurança, ter plena confiança”. A confiança aqui é um comando para depender totalmente do Senhor, reconhecendo Sua soberania.
  • "Deleite-se" (H6026 – "anag") significa “ser suave, fazer com que algo seja uma fonte de prazer”. O salmo nos chama a encontrar prazer e satisfação em Deus, colocando nossos desejos e alegrias Nele.
  • "Coração" (H3820 – "leb") refere-se não apenas ao órgão físico, mas simbolicamente à mente, vontade e emoções. Os desejos do coração mencionados aqui incluem todas as aspirações interiores.

Salmo 37:7-8

"Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal." (NVI)

  • "Descanse" (H1826 – "damam") significa "ficar em silêncio, aquietar-se". O salmo nos exorta a permanecer em tranquilidade diante de Deus, confiando no Seu tempo para agir.
  • "Ira" (H639 – "aph") aqui está relacionada com o termo hebraico para nariz ou rosto, sugerindo a ideia de "respiração forte" que acompanha a raiva intensa. Este termo indica uma reação emocional forte e externa.
  • "Fúria" (H2534 – "chemah") é ainda mais intensa que "aph", denotando raiva fervorosa e destrutiva. O salmo nos adverte a evitar essas emoções que levam ao mal.

Salmo 37:16

"É melhor o pouco do justo do que a abundância de muitos ímpios;" (NVI)

  • "Pouco" (H4592 – "me‘at") significa uma quantidade pequena, indicando que, mesmo quando o justo tem pouco em termos materiais, isso é mais valioso do que a abundância dos ímpios.
  • "Justo" (H6662 – "tsaddiyq") refere-se àqueles que seguem a justiça de Deus e são retos em suas ações.
  • "Abundância" (H1995 – "hamon") refere-se a uma multidão ou grande quantidade, particularmente de riquezas. Este contraste entre "pouco" e "abundância" enfatiza que o valor está em ser justo aos olhos de Deus.

Salmo 37:23-24

"O Senhor firma os passos de quem se agrada; se tropeçar, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão." (NVI)

  • "Firma" (H3559 – "kun") significa “estabelecer, preparar, tornar estável”. Indica que Deus não apenas nos guia, mas estabelece nossos caminhos de maneira que possamos andar com segurança.
  • "Agrada" (H2654 – "chaphets") significa “deleitar-se, ter prazer”. Este termo sugere que Deus tem prazer em guiar e estabelecer o justo.
  • "Tropeçar" (H3782 – "kashal") refere-se ao ato de cambalear, mas não de cair completamente. Isso implica que o justo pode enfrentar dificuldades, mas não será destruído.
  • "Tomar pela mão" (H5564 – "camak") significa “sustentar, apoiar”. A ideia é que Deus está presente, pronto para segurar e ajudar aqueles que confiam Nele, evitando uma queda definitiva.

O Salmo 37, especialmente à luz do Dicionário de Strong, apresenta uma rica visão da justiça de Deus, confiança, paciência e a transitoriedade dos ímpios. As palavras hebraicas originais nos revelam mais sobre a natureza das emoções humanas, como a raiva e a paciência, e também sobre a maneira como Deus cuida e sustenta os justos.

Transcrição Salmo 38 com base exégética e temas centrais

Salmo 38 - Um Clamor por Misericórdia e Cura

1. Senhor, não me repreendas em tua ira ardente (charah),
Nem me disciplines com tua fúria (chemah) abrasadora.

2. Pois tuas flechas (chets) perfuraram profundamente,
E tua mão (yad) pesa sobre mim.

3. Não há saúde em minha carne, por causa da tua indignação (za'am),
Não há paz em meus ossos (etsem), por causa dos meus pecados (chatta'ah).

4. Minhas iniquidades (avon) transbordam sobre minha cabeça,
São um fardo (massa’) pesado demais para eu suportar.

5. Minhas feridas (makka') cheiram mal e supuram,
Por causa da minha insensatez (ivveleth).

6. Estou curvado e abatido (shachach) profundamente,
O dia todo ando lamentando (qadar).

7. Minhas costas estão inflamadas, cheias de dor (naqah);
Não há parte saudável (shalom) em meu corpo.

8. Estou fraco e totalmente esmagado (daka’);
Clamo em agonia, meu coração (leb) geme.

9. Senhor, diante de ti estão todos os meus desejos (ta’awah),
E meus suspiros (anachah) não te são ocultos.

10. Meu coração pulsa aceleradamente, minha força me abandona,
Até a luz dos meus olhos (ayin) se foi de mim.

11. Meus amigos (rea') e meus companheiros se afastam por causa da minha praga,
E meus parentes (qarob) mantêm distância.

12. Aqueles que buscam minha vida (nephesh) armam ciladas (moqesh) para mim,
Aqueles que me desejam mal falam de destruição,
O dia todo tramam (hagah) enganos.

13. Mas eu, como surdo (cheresh), não ouço,
E como mudo (illem), não abro a boca (peh).

14. Sou como um homem que não ouve,
E em cujos lábios (peh) não há resposta.

15. Pois é em ti, Senhor, que eu espero (yachal);
Tu me responderás, Senhor, meu Deus (Elohim).

16. Porque eu disse: "Que eles não se alegrem (sameach) às minhas custas,
Nem exultem quando meu pé (regel) vacilar (mot)."

17. Estou à beira da queda (sheel),
E minha dor (ka'ab) está sempre comigo.

18. Confesso (nagad) a minha iniquidade (avon),
Estou aflito (daga) por causa do meu pecado.

19. Muitos são os meus inimigos (oyeb) vigorosos,
São fortes aqueles que me odeiam (sane) sem causa (chinnam).

20. Aqueles que me retribuem o mal por bem me acusam (satan),
Porque sigo o caminho da bondade.

21. Não me abandones, Senhor;
Meu Deus, não te afastes de mim.

22. Vem depressa em meu auxílio,
Senhor, minha salvação (teshuah)!


Essa reescrita exegética do Salmo 38 reflete a profundidade das emoções expressas pelo salmista e revela o significado por trás de termos hebraicos essenciais, como ira ("charah"), pecado ("chatta'ah"), fardo ("massa'"), e salvação ("teshuah"). Ela mantém a estrutura do texto original, mas busca trazer à tona os detalhes implícitos nas palavras e expressões hebraicas, conforme revelado pelo Dicionário de Strong.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado