Exegese Salmo 51

O Salmo 51 é um dos salmos penitenciais de Davi, escrito após sua queda em pecado com Bate-Seba, quando o profeta Natã o confrontou. O salmo reflete o arrependimento sincero de Davi, pedindo misericórdia a Deus. Vamos fazer uma exegese detalhada, analisando versículo por versículo com a ajuda do Dicionário Strong e baseando-nos na versão ARA (Almeida Revista e Atualizada).

Versículos 1-2: O pedido de misericórdia

Verso 1: "Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões."

  • "Compadece-te" (Strong H2603 - חָנַן chanan) significa "mostrar graça" ou "mostrar favor".
  • "Benignidade" (Strong H2617 - חֶסֶד chesed) refere-se à misericórdia ou bondade fiel de Deus.
  • "Misericórdias" (Strong H7356 - רַחַם racham) carrega o sentido de "compaixão" ou "ternura", como o cuidado de uma mãe com seu filho.
  • "Apaga" (Strong H4229 - מָחָה machah) tem o sentido de "apagar" ou "cancelar", o que sugere que Davi deseja que suas transgressões sejam completamente removidas.
  • "Transgressões" (Strong H6588 - פֶּשַׁע pesha) refere-se a rebelião ou transgressão deliberada contra a lei de Deus.

Verso 2: "Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado."

  • "Lava-me" (Strong H3526 - כָּבַס kabac) é usado no sentido de "lavar" como se lava roupas, sugerindo uma limpeza profunda.
  • "Iniquidade" (Strong H5771 - עָווֹן avon) refere-se a perversidade ou maldade moral.
  • "Purifica-me" (Strong H2891 - טָהֵר taher) significa "limpar" ou "purificar", especialmente em um contexto cerimonial, simbolizando pureza espiritual.
  • "Pecado" (Strong H2403 - חַטָּאת chatta'ah) refere-se ao ato de errar o alvo, ou seja, não seguir a vontade de Deus.

Versículos 3-4: Reconhecimento do pecado

Verso 3: "Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim."

  • "Conheço" (Strong H3045 - יָדַע yada) sugere um reconhecimento íntimo e profundo.
  • "Sempre" (Strong H8548 - תָּמִיד tamid) implica constância e permanência, indicando que Davi não consegue fugir da consciência de seu pecado.

Verso 4: "Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar."

  • "Pequei" (Strong H2398 - חָטָא chata) significa "errar o alvo".
  • "Mau" (Strong H7451 - רָעָה ra'ah) refere-se ao mal moral, àquilo que é contrário à vontade de Deus.
  • "Justo" (Strong H6663 - צָדַק tsadaq) significa "ser justo" ou "estar em retidão", indicando que a justiça de Deus é inquestionável.
  • "Puro" (Strong H2135 - זָכָה zakah) significa "ser limpo" ou "estar sem culpa".

Versículos 5-6: Pecado desde o nascimento e desejo de verdade

Verso 5: "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe."

  • "Iniquidade" (Strong H5771 - עָווֹן avon), como mencionado antes, se refere à perversidade ou mal moral.
  • "Concebeu" (Strong H3179 - חָמַם chamam) sugere o ato de concepção com a ideia de calor ou incitamento, implicando o estado pecaminoso desde o início da vida.

Verso 6: "Eis que te comprazes na verdade no íntimo, e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria."

  • "Verdade" (Strong H571 - אֱמֶת emet) refere-se à fidelidade e integridade, especialmente no coração.
  • "Recôndito" (Strong H5640 - סָתַם satham) significa algo secreto ou escondido.
  • "Sabedoria" (Strong H2451 - חָכְמָה chokmah) se refere à habilidade prática e discernimento moral, vindo de Deus.

Versículos 7-9: Pedido de purificação

Verso 7: "Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve."

  • "Purifica-me" (Strong H2398 - חָטָא chata), o mesmo termo usado para pecado, aqui no contexto de limpeza espiritual.
  • "Hissopo" (Strong H231 - אֵזוֹב ezov), uma planta usada em rituais de purificação, simbolizando a remoção de impurezas.
  • "Alvo" (Strong H3835 - לָבַן laban) significa "branco", representando pureza.

Verso 8: "Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste."

  • "Júbilo" (Strong H8342 - שִׂמְחָה simchah) significa alegria ou regozijo.
  • "Ossos que esmagaste" sugere que o peso do pecado trouxe dor e aflição física e espiritual.

Verso 9: "Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades."

  • "Esconde o rosto" (Strong H5641 - סָתַר sathar) implica o desejo de que Deus não olhe para os pecados.
  • "Iniquidades" (Strong H5771 - עָווֹן avon) novamente refere-se à perversidade moral.

Versículos 10-12: Pedido de renovação espiritual

Verso 10: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável."

  • "Cria" (Strong H1254 - בָּרָא bara) significa "criar" algo do nada, mostrando a necessidade de uma transformação total.
  • "Puro" (Strong H2889 - טָהוֹר tahor) indica limpeza moral.
  • "Espírito inabalável" (Strong H3559 - כּוּן kun) refere-se a algo firme e estável, sugerindo um espírito que não será abalado pelo pecado.

Verso 11: "Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Santo Espírito."

  • "Presença" (Strong H6440 - פָּנֶה panim) significa a face ou o semblante de Deus.
  • "Espírito Santo" (Strong H6944 - קֹדֶשׁ qodesh) refere-se à separação e santidade de Deus.

Verso 12: "Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário."

  • "Alegria" (Strong H8342 - שִׂמְחָה simchah) novamente se refere à alegria, desta vez relacionada à salvação de Deus.
  • "Sustenta-me" (Strong H5564 - סָמַךְ samach) significa "apoiar" ou "firmar", indicando que Davi deseja ser sustentado por Deus.

Versículos 13-19: Promessa de ensinar e sacrifícios

Verso 13: "Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti." Verso 14: "Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça." Verso 15: "Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores." Verso 16: "Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu os daria; e não te agradas de holocaustos." Verso 17: "Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus." Verso 18: "Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém." Verso 19: "Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos."

Esses versos finais mostram o compromisso de Davi em ensinar outros e oferecer sacrifícios espirituais, não apenas rituais, com um coração quebrantado.



 Salmo 51 reescrito com base na exegese detalhada:


Salmo 51: Um clamor por arrependimento e renovação

  1. Ó Deus, mostra-me Tua graça e favor, conforme a Tua imensa bondade e lealdade. Pela grandeza da Tua compaixão, remove completamente minhas rebeliões e falhas.

  2. Lava-me profundamente de toda a maldade que há em mim, purifica-me do meu desvio, pois reconheço plenamente a minha perversidade, e meu pecado está sempre à minha frente.

  3. Pequei contra Ti, somente contra Ti, e fiz o que é mau aos Teus olhos. Assim, serás justo em Tuas palavras e puro ao me julgar.

  4. Sei que fui concebido já imerso no pecado, e desde o início da minha vida, minha natureza é inclinada à iniquidade.

  5. No entanto, Tu desejas a verdade nas partes mais profundas de mim. Ensina-me sabedoria no íntimo, onde os segredos do meu coração são conhecidos por Ti.

  6. Purifica-me com o hissopo, e eu serei completamente limpo; lava-me e serei mais branco do que a neve.

  7. Deixa-me ouvir de novo o som de júbilo e alegria, para que os ossos que esmagaste se alegrem.

  8. Esconde o Teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas perversidades.

  9. Cria em mim, ó Deus, um coração totalmente novo e puro; renova em mim um espírito firme, que não seja abalado pelo pecado.

  10. Não me afastes da Tua presença santa, e não retires de mim o Teu Espírito Santo.

  11. Devolve-me a alegria da Tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a Te obedecer.

  12. Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e pecadores se voltarão para Ti.

  13. Livra-me da culpa de derramar sangue, ó Deus da minha salvação, e minha língua exaltará a Tua justiça.

  14. Abre meus lábios, Senhor, e minha boca proclamarará o Teu louvor.

  15. Sei que sacrifícios e ofertas não são o que desejas; se fosse o caso, eu os ofereceria. Não te agradas simplesmente de holocaustos.

  16. O verdadeiro sacrifício que agrada a Ti é um espírito quebrantado; um coração contrito e arrependido, ó Deus, Tu não desprezarás.

  17. Faz bem a Sião, conforme a Tua bondade; fortalece os muros de Jerusalém.

  18. Então, Te alegrarás nos sacrifícios de justiça, em holocaustos e ofertas queimadas; e sobre o Teu altar, Te oferecerão novilhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado