O Poder da Misericórdia

Eu sei que eu poderia agora estar me afundando em amargura por tudo o que passei. Nasci numa família desestruturada, tendo contato com o preconceito e com a violência ainda muito nova. Mais tarde, enfrentei problemas de saúde, como a epilepsia, que me desafiou fisicamente ao extremo, levando-me a beira da  insanidade mental. Quando me casei, achei que a vida seguiria por outro caminho, mas fiquei viúva com crianças ainda pequenas para cuidar. 

No entanto, ao invés de me entregar à dor, decidi agradecer a Deus por Sua fidelidade e usar minhas experiências para ajudar outras pessoas a superarem seus próprios desafios. Acreditei que, mesmo nos momentos mais difíceis, há algo que posso fazer pelo próximo. Enquanto puder aliviar a dor de alguém, minha vida terá sentido.

Assim como Deus me sustentou em meus momentos mais difíceis, pude ver como Ele me deu a oportunidade de oferecer esperança a outras pessoas. Em vez de me afundar nas minhas próprias dificuldades, escolhi estender a mão àqueles que também enfrentam lutas. Meus desafios, ao invés de me paralisar, abriram portas para que eu desenvolvesse empatia e compaixão.

Poderia ter escolhido a amargura e a autocomiseração, pois as perdas e problemas que enfrentei foram grandes. Mas, ao olhar para o que Cristo fez por mim, entendi que meu sofrimento poderia ser transformado em uma oportunidade para abençoar outros.

Quando meu primeiro marido faleceu, minha filha mais velha, na época uma pré-adolcescente começou a entrar num processo de autocomiseração que a levava sa ser agressiva com todos. Chamei-a de lado e expliquei que aquilo so iria servir para estragar todos os projetos que ela tinha feito para a vida dela. Não foi fácil, mas vencemos. 

Deixar de lado nosso desejo de nos afundar na dor e escolher compaixão é uma decisão difícil, mas gratificante. Quando passamos pelo sofrimento, Deus nos dá uma capacidade maior de entender e auxiliar os que estão ao nosso redor.

Ao olhar para a jornada que percorri, percebo que cada dificuldade me moldou para ser mais forte e compassiva. A dor que experimentei me ensinou que não estou sozinha e que, assim como Deus me sustentou, Ele também pode usar minha história para abençoar outras pessoas. A vida não se trata apenas de carregar nossos próprios fardos, mas de caminhar ao lado dos que também estão feridos, oferecendo o conforto que recebemos de Deus.

Pergunta para Reflexão:
Como você pode transformar suas próprias dores em oportunidades para ajudar os outros?

Desafio:
Escolha uma pessoa que você sabe que está passando por dificuldades e ofereça a ela seu tempo, um ouvido atento ou um gesto de bondade. Seja um canal de compaixão, mostrando que Deus cuida de todos nós através do amor ao próximo.

Oração: Querido Deus, obrigado pelo dom da compaixão. Sei que, através das dificuldades que passei, o Senhor ampliou minha capacidade de abençoar os outros. Ajuda-me a continuar sendo um canal de esperança e amor, mesmo nos dias difíceis. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado