Remidos, Eleitos e Herdeiros

A missão de Deus é a expressão do Seu propósito eterno para a criação, especialmente para a humanidade. Desde a queda do homem, Deus tem trabalhado na história para redimir e restaurar a relação quebrada entre Ele e a humanidade. A missão de Deus, ou Missio Dei, é centrada em trazer todas as coisas de volta à harmonia com Sua vontade, e a Igreja é chamada a ser a principal herdeira e colaboradora nessa missão divina.

A Igreja como Redimidos

A Igreja é composta por aqueles que foram redimidos pelo sangue de Cristo. A redenção é um conceito central na narrativa bíblica, onde Deus resgata Seu povo da escravidão do pecado e da morte para a liberdade da vida em Cristo. Ao serem redimidos, os membros da Igreja são chamados a viver de maneira que reflita essa nova realidade. Eles são chamados a ser luz em um mundo de escuridão, vivendo de acordo com os princípios do Reino de Deus e anunciando o evangelho de salvação a todos os povos.

A Igreja como Eleitos

Os eleitos são aqueles que Deus chamou e escolheu para serem parte de Seu povo. Em Efésios 1:4-5, Paulo nos lembra que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele. A eleição não é baseada em mérito próprio, mas na graça soberana de Deus. Como eleitos, os cristãos são convocados a uma vida de serviço e obediência a Deus, participando ativamente da obra de reconciliação e restauração que Ele iniciou e que continuará até a consumação dos tempos.

A Igreja como Herdeiros da Missão de Deus

A missão de Deus é confiada à Igreja. Somos herdeiros dessa missão não apenas no sentido de que devemos continuar a obra de Cristo no mundo, mas também no sentido de que recebemos a responsabilidade de proclamar o Reino de Deus. A Igreja é chamada a ser um sinal, um instrumento e uma antecipação do Reino que está por vir. Isso significa que a Igreja deve ser um reflexo do amor, da justiça, da paz e da santidade de Deus no mundo. A nossa missão é viver e proclamar a verdade de que Jesus Cristo é o Senhor e que Seu Reino está disponível agora para todos que crerem.

O Reino de Deus: O Que É e o Que Há de Vir

O Reino de Deus é um conceito central no ministério de Jesus. É tanto uma realidade presente quanto uma esperança futura. Jesus inaugurou o Reino de Deus em sua primeira vinda, trazendo cura, libertação e salvação. O Reino está presente onde quer que a vontade de Deus seja feita, onde a justiça, a paz e a alegria no Espírito Santo sejam manifestadas.

No entanto, o Reino de Deus também é algo que está por vir em sua plenitude. A esperança escatológica da Igreja é que um dia Cristo retornará para estabelecer Seu Reino de maneira completa e definitiva. Neste dia, todas as coisas serão restauradas, e Deus será tudo em todos. Enquanto esperamos por essa consumação, somos chamados a viver como cidadãos do Reino, antecipando sua chegada através de nossas vidas e ações.

Conclusão

Como redimidos, eleitos e herdeiros da missão de Deus, a Igreja tem uma tarefa monumental: participar ativamente na obra de Deus no mundo, refletir a natureza de Seu Reino e proclamar a boa nova de Jesus Cristo. O Reino de Deus já começou, e a Igreja é chamada a ser um sinal vivo dessa realidade. Ao vivermos essa missão, aguardamos com esperança a vinda completa do Reino de Deus, onde toda a criação será renovada e Deus será glorificado para sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado