Ensina-me, Senhor e eu me calarei


Como é difícil reconhecer nossos erros. Mas o Senhor nos mostra se estivermos dispostos a aprender. 
Alguns dos atributos de Deus é que Ele é bom,longânimo,paciente.Ele como bom pai vai nos corrigir porque nos ama .

Numa tarde dessas eu li esta passagem biblica, quando ainda estava na igreja, ao final de um culto.

"Ensinem-me, e eu me calarei; mostrem-me onde errei. Jó 6:24

E era um desses dias em que eu me encontrava extremamente quieta, pensativa, sem querer conversar. Logo eu, que sou conhecida como falante, comunicativa e tagarela. 

Notei que no silêncio da minha voz o Senhor estava me mostrando muitas coisas, me revelando muito sobre a Sua Palavra e por isso estava tão quieta. Dai eu tiro este versiculo e tudo se esclareceu. 

Decidi ir mais a fundo no versiculo e passei a procurar na Bíblia todas as vezes que aparece o pedido ao Senhor:  "Ensina-me", 

Abaixo segue o resultado de minha pesquisa

1. ENSINA-ME OS TEUS DECRETOS:  7 VEZES

A ti relatei os meus caminhos e tu me respondeste; ensina-me os teus decretos. Salmos 119:26
Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos. Salmos 119:12
A terra está cheia do teu amor, Senhor; ensina-me os teus decretos. Salmos 119:64
Tu és bom, e o que fazes é bom; ensina-me os teus decretos. Salmos 119:68
Trata o teu servo conforme o teu amor leal e ensina-me os teus decretos.Salmos 119:124
Meus lábios transbordarão de louvor, pois me ensinas os teus decretos. Salmos 119:171
Faze o teu rosto resplandecer sobre o teu servo, e ensina-me os teus decretos.Salmos 119:135

O QUE SÃO DECRETOS DE DEUS?
Decretos de Deus são seus planos e desígnios preestabelecidos, perfeitos e imutáveis, por meio dos quais ele dirige soberanamente a história e realiza sua vontade soberana em todo o universo, atingindo, assim, seus propósitos santos.
Os decretos de Deus são impossíveis de ser frustrados, sobrepõem-se aos propósitos humanos  e, sendo perfeitos, não sofrem alterações.



2. ENSINA-ME OS TEUS MANDAMENTOS - UMA VEZ

Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos.Salmos 119:66

3. ENSINA-ME A TUA LEI - UMA VEZ

Desvia-me dos caminhos enganosos; por tua graça, ensina-me a tua lei. Salmos 119:29

Os Dez Mandamentos são dez leis na Bíblia que Deus deu à nação de Israel logo após o êxodo do Egito. Os Dez Mandamentos são essencialmente um resumo dos mais de 600 mandamentos contidos na Lei do Antigo Testamento. Os primeiros quatros mandamentos lidam com a nossa relação com Deus. Os outros seis mandamentos lidam com os nossos relacionamentos com os outros. Os Dez Mandamentos estão registradoDesvia-me dos caminhos enganosos; por tua graça, ensina-me a tua lei. Salmos 119:29s na Bíblia em Êxodo 20:1-17 e Deuteronômio 5:6-21.
Leia mais:http://www.gotquestions.org/Portugues/Dez-Mandamentos.html#ixzz3ItxZQfTz

MANDAMENTOS NO NOVO TESTAMENTO:

JESUS E OS DEZ MANDAMENTOS 

1. O primeiro mandamento diz:
"não terá outros deuses diante de mim." Êxodo 20:3
O que Jesus disse: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Mateus 4:10

2. O segundo mandamento diz:
"Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." - Êxodo 20:4
O que Jesus disse:
"Ninguém pode servir a dois senhores" - Lucas 16:13

3. O terceiro mandamento diz: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;" - Êxodo 20:7
O que Jesus disse:
"de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;" - Mateus 5:34

4. O quarto mandamento diz:
"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar." - Êxodo 20:8-10
O que Jesus disse:
"O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor." - Marcos 2:27-28

5. O quinto mandamento diz:
"Honra a teu pai e a tua mãe" - Êxodo 20:12 
O que Jesus disse: 
"Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim" - Mateus 10:37


6. O sexto mandamento diz:
"Não matarás" - Êxodo 20:13
O que Jesus disse:
"aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo" - Mateus 5:22

7. O sétimo mandamento diz:
"Não adulterarás" - Êxodo 20:14
O que Jesus disse:
"aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." - Mateus 5:28

8. O oitavo mandamento diz:
"Não roubarás" - Êxodo 20:15
O que Jesus disse:
"e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;" - Mateus 5:40

9. O nono mandamento diz:
"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" - Êxodo 20:16
O que Jesus disse:
"Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo." - Mateus 12:36

10. O décimo mandamento diz:
"Não cobiçarás..." - Êxodo 20:17
O que Jesus disse:
"Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui." - Lucas 12:15.
Fonte: iLúmina

4. ENSINA-ME A TUA ORDENANÇA - DUAS VEZES

Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas. Salmos 119:102

Aceita, Senhor, a minha oferta de louvor dos meus lábios, e ensina-me as tuas ordenanças. Salmos 119:108

As ordenanças do senhor para o Corpo de Cristo são quatro: 

 a- SALVAR OS PERDIDOS
A ordenança fundamental da igreja se identifica com o de Deus, o qual é:
Procurar e salvar o perdido.

Entende-se que a razão prioritária de ser igreja, é de servir como agência de Deus na evangelização do mundo...

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mt 28.19,20;
b- BATISMO NAS ÁGUAS
O Batismo é uma confirmação de fé, deve ser ministrado por imersão total e é uma das ordenanças da Igreja.

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." Mt 28.19
c- CEIA DO SENHOR
A Santa ceia foi instituída pelo Senhor Jesus, é uma memorial da morte de Cristo por nós, um símbolo do sacrifício de Cristo. É uma das ordenanças básicas.

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha." 1Co 11.23-26

d- DIZIMO
O dízimo é um propósito de Deus, entende-se como uma ordenança à igreja.

"No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao SENHOR." Lv 27.32


5 - ENSINA-ME OS TEUS CAMINHOS - ENSINA-ME AS TUAS VEREDAS - TRÊS VEZES

Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; Salmos 25:4
Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome. Salmos 86:11
Ensina-me o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos. Salmos 27:11

Andar com Deus é algo espiritual  porém é visível aos humanos a cada passo que damos na terra somos observados e deixamos as nossas marcas que vem do céu. Devemos procurar andar com Cristo e levar os outros a fazer o mesmo. 
O caminho do Senhor é de santidade e de autoridade espiritual, livre de vícios e pecados e de todas as coisas das quais Deus não se agrada

6- ENSINA-ME A TUA SABEDORIA - UMA VEZ

Se não tem nada a dizer, ouça-me, fique em silêncio, e eu lhe ensinarei a sabedoria". Jó 33:33

A sabedoria de Deus é muito mais do que  inteligência, de conhecimento a mais, de se tornar a mais sabido. A sabedoria que nos dá discernimento, que nos mostra o caminho, que nos permite acertar e jamais nos afastar do caminho do Senhor!
”Dá, pois, a teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal”(1Rs 3,9 ). 

7 - ENSINA-ME O TEU TEMOR - UMA VEZ

Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor. Salmos 34:11

8 - ENSINA-ME A TUA VONTADE - UMA VEZ

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano. Salmos 143:10

As vezes eu sinto que está faltando algo na minha vida. Parece que tenho tudo, mas ainda falta algo. Neste momentos eu peço a Deus para que eu faça a vontade dEle, que é boa, perfeita e agradável. Logo me sinto completa. Experimente pedir a Deus para fazer a vontade dEle.

Conclusão: 
O que posso ver depois deste estudo é que precisamos ser ensináveis. O Senhor tem muito a nos ensinar, mas nós precisamos estarmos dispostos a aprender. 
Eu desejo que Ele me ensine tudo mas sei agora que para isto preciso abrir a minha boca para pedir  e fechar a minha boca para ouvir. . 













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado