A lei da influência - atitude positiva

Texto básico: Josué 18:1-10
Texto devocional: Mateus 4:18-22
Versículo chave: Josué 18:13

Dicionários afirmam que "influenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendência  sobre alguém ou alguma coisa suscitando-lhe modificações físicas ou intelectuais". Influencia é o poder de interferência de uma pessoa ou coisa sobre outra. Liderança é a habilidade de levar pessoas a fazer de boa vontade o que você quer, por causa da sua influencia pessoal.
Observamos diferentes formulas que se apresentam para o sucesso no exercício da liderança. Porém, "a verdadeira medida da liderança é a influência, nada mais, nada menos" (Bíblia da Liderança Cristã, p. 128). Tal influência se alicerça na autoridade conferida perante os liderados, no conhecimento que o líder tem de si mesmo e de seus liderados, na capacidade de motivá-los a trabalhar juntos em harmonia para alcançar um objetivo comum, caminhando na mesma direção, apesar das diferenças sociais, culturais e profissionais. Essas marcas evidenciam o caráter de um verdadeiro líder e seu poder de influenciar pessoas; "Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; orque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas" (Mt 7:28-29)



1. A lei da Influência

Não importa onde estejamos, nem quantos somos. Fato é que, onde houver dois, um deverá liderar. Onde houver um grupo, ali haverá necessidade de liderança. O líder invariavelmente vai existir e será dele a responsabilidade de guiar, orientar, representar e sustentar seus liderados. Essas prorrogativas, porém, somente terão efeito se sua liderança influenciar as pessoas.

1. Influenciar: ação essencial à liderança

A autoridade de um líder, originada em Deus, materializa e torna real a essência da liderança, condição indispensável para que ela seja eficaz. Nesse caso, sua influência não é um fim em si mesma, mas um meio divino para o desempenho do seu ministério. A história dos relacionamentos interpessoais registra que não se pode prescindir da figura do líder: "Deus está chamando líderes. Não detentores de poder. Nem peritos em congratulações mútuas. Nem traficantes de influências. Nem demagogos exibicionistas, manipuladores de multidão. Deus está chamando líderes". (Seja um líder de Verdade, John Haggai, Ed. Betânia)


2. A verdadeira medida de um líder é a sua influência, nada mais, nada menos

Uma liderança é eficaz quando suas ações produzem respostas efetivas na vida de outras pessoas. Nesse caso o líder exerceu influência, foi capaz de mover seus liderados. Josué viveu dois momentos distintos no exercício de sua liderança.
  1. a. liderança desprovida de influência (Nm 14:6-10) - Josué era um líder quando foi convocado para espiar a terra, porém, ainda não estava pronto para prevalecer diante da nação israelita. Fracassou na sua primeira intervenção embora estivesse certo. Ele demonstrou tal atitude num discurso entusiasta, porém não conseguiu persuadir o povo a segui-lo. Faltava aprofundamento da sua influência, que viria mais tarde.
  2. Liderança aperfeiçoada e influente (Js 1:1-9) - Josué perseverou! Decidiu prosseguir e se desenvolver até experimentar, num segundo momento, uma crescente influência. O que lhe conferiu autoridade e aperfeiçoamento foi seu relacionamento com Moisés (Dt 31:7; 34:9). com o passar do tempo, sua bagagem de experiência adquirida em ação e o seu caráter integro e paciente lhe deram credibilidade perante o povo. a resposta desta vez foi: "Tudo quanto nos ordenaste faremos e onde quer que fores iremos"(Js 1:16)

3. Liderança autenticada: expansão de limites 

O sucesso da liderança de Josué está alicerçado em três fatores: a tutoria de moisés (orientações e aprendizado, cf Dt31:1-8); o tempo de preparo (amadurecimento, cf Nm 14:8-9,38) e a vocação divina (seu chamado, cf Dt 31:7-8).
Num primeiro momento, Moisés foi instrumento pelo qual Deus falou com Josué (Dt 31:7). Depois, o próprio Deus autenticou a chamada do novo líder (Dt 32:23). Tais ações divinas pressupõem a fidelidade de Josué, fruto de relacionamento com Deus, do qual vinha também seu poder de influência, sua força, sua coragem, determinação e a confiança no Deus que dá a vitória.

II. A lei da influência no ministério de Jesus

Mt 4:18-20

I. A lei da influência
Na pessoa de Jesus, Encontramos todas as características de um líder eficaz. ele foi um líder singular. Jamais haverá outro igual. Os textos registram o chamado dos Seus discípulos revelam a força da influência e a ascendência de Jesus sobre àqueles homens.

1. Influência na vocação dos discípulos
No incio de seu ministério, Jesus era um regador solitário (Mt 4:17, Lc 4:14-16, 42-44), porém, com a expansão da Sua obra, ele foi em busca daqueles que haviam sido preparados pelo Pai para O seguirem (Jo 6:37, 44)
Foram Seus discípulos, andaram com Ele, aprenderam Dele e com Ele, pela capacitação que receberam. O relato de Mateus sobre o chamado daqueles quatro discípulos não nos oferece todos os detalhes dos fatos que cercaram a vocação disciplinar (Mt 4:18-22; Lc 5:1-11; Jo 1.35-42), mas nos mostra que Jesus não fez uma caminhada despretensiosa e, de repente, achou aqueles homens, convidando-os a segui-Lo. Jesus foi até eles!
De acordo com o testemunho de João Batista (Jo 1.29-40), Jesus já era conhecido como Aquele que haveria de vir: "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29). suas pregações e milagres certamente despertaram ansiedade naqueles homens em deixar tudo e segui-lO. Foi o caso de André, conforme mostra o versiculo 40 do texto citado.

2. Influência na formação do caráter do discípulo
Aos nossos olhos, os homens chamados por Jesus não eram as pessoas mais indicadas para integrar a Sua equipe de trabalho - ou eram rudes pescadores ou cobradores de impostos. Nenhum deles apresentava características de intrépido pregador do evangelho. contudo, Jesus enxergou além das limitações de todos eles.
Jesus os influenciou de tal forma que de pronto atenderam ao Seu chamado. eles O seguiram integralmente, acolheram Seus ensinamentos e se tornaram testemunhas continuas de Seus feitos. Noa anos que se seguiram, Jesus interveio na vida daqueles homens produzindo modificações significativas no caráter de cada um. "mas sob a tua palavra lançarei as redes (Lc  5:5). Uma experiencia relevante que marca o incio da influencia plena de Jesus na vida daqueles homens ocorreu aqui em Lucas 5. Mesmo depois de uma longa noite sem sucesso, mesmo com todo  conhecimento de Pedro, perito pescador, mesmo contra as evidencias naturais, pois a hora não era oportuna para lançar as redes, o peso da autoridade e a influência que Jesus já exercia sobre eles fez com que Lhe obedecessem. "A palavra de Jesus não deveria ser desconsiderada em qualquer assunto que fosse. A obediência traz resultados" (Lucas - Introdução e Comentário, L. Morris, p.107)

3. Influência na formação do caráter de líderes influentes
(Jo 21:15-18)
Todos os que são chamados para seguir Jesus devem ter consciência de que também devem influenciar os outros. como líder modelo, Jesus cuidou de formar nos seus discípulos o caráter de líderes influentes. Mais a frente, o Mestre já não estaria com eles e seria deles a tarefa de dar continuidade àquele ministério. seriam enviados (apóstolos) como de fato foram; portanto, deveriam ter testemunho e vidas influentes por onde fossem.
Assim, homens acostumados a armar redes são apanhados na rede de Jesus e se tornam eloquentes pregadores (At 2:14-36), pescadores de almas (At 2:37-41), lideres influentes e respeitados.
Jesus não chamou homens para que fossem apenas Seus seguidores. Eles os viu guiando outros, liderando a igreja para o que estava por vir. Por isso, Ele mesmo os preparou, capacitando-os para a missão. "Jesus disse: Apascenta ica as minhas ovelhas" (Jo 21:17)


Aplicação: Os discípulos chamados por Jesus andavam com Jesus dia após dia. Que ligação há entre influência e convivência? Um líder pode influenciar seu liderado sem conviver de perto com ele?
Porque?

III. Qualidade indispensável do líder na lei da influência: Atitude Positiva

(Fp 1:12-18)

Nossa influência pode ser positiva ou negativa. A escolha determina nossa visão de vida, nosso relacionamento com pessoas e muitas vezes, é a única diferença entre o sucesso e o fracasso. 

1. Atitude positiva: é a marca do líder eficaz (Fp 1.12)

"As coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho."
Desenvolver uma atitude positiva é o primeiro passo consciente que alguém dá para tornar-se um líder eficaz. Paulo nos deu exemplo de uma liderança desse tipo, pois assumia uma atitude positiva frente às mais difíceis circunstancias que enfrentava. "Sua atitude o ajudou a chegar à conclusão de que não tinha importância aquilo que pudesse vir a lhe acontecer ou a outros, desde que a missão continuasse." (BLC, p. 1038)
Assim também Josué e Calebe viram as circunstâncias à luz do Deus deles (Nm 14.6-9). fizeram um relato entusiasta e positivo. Nunca duvidaram. "Admitiram espontaneamente os obstáculos, mas sabiam que nada poderia estar no caminho de Deus" (BLC, p. 126)

2. Atitude positiva: influencia outros (Fp 1.13-14)

"De maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus."
A atitude positiva de Paulo na prisão contribuiu para fortalecer e edificar toda a comunidade cristã. "Os crentes descobriram uma nova fonte de energia (tornando-se estimulados no Senhor) e são encorajados, pelo exemplo de Paulo, a falar mais ousadamente, em testemunho da palavra de Deus, isto é, a mensagem apostólica" (Filipenses - Introdução e comentário, Ralph P. Martin. p. 84).

3. Atitude positiva: vê o que os outros não veem (Fp 1.18)

"Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado... também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei."

Paulo estava convicto de que seu trabalho era determinado por comissão divina e isso o ajudou a manter-se firme no seu proposito. Seu prazer e sua alegria estavam em cumprir a tarefa que lhe foi dada: "Uma vez que Paulo determinou que sua vida seria a missão, esse propósito refinava sua atitude diariamente." (BLC, p. 1038). Nada importava naquela circunstancia, contanto que o evangelho de Cristo fosse pregado: "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Fp 1.21)

Aplicação: 
"E a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus" (Fp 1.14)"
A maneira como Paulo via seus sofrimentos por causa do evangelho de Cristo era uma atitude altamente positiva e influenciadora sobre as igrejas por onde passava. Você consegue ver os sofrimentos e a oposição de pessoas ao sei ministério como caminhos de crescimento?

Conclusão
Influência é a estrada de mão dupla: pessoas influenciam e são influenciadas. como cristãos, devemos influenciar positivamente aqueles que estão ao nosso redor. Fomos chamados não apenas para ser simples seguidores de Jesus, mas sim pessoas capacitadas para influenciar outras: "Vois sois o sal da terra... vois sois a luz do mundo... Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso pai que está nos céus (Mt  5.13-14, 16)



 O que me diz a lição:
Temos que tomar cuidado com a vaidade. Precisamos ser uma boa influência para que o brilho do Senhor apareça em nós. Somos sal da terra e comida salgada demais é intragável.
Somos perfectíveis, seremos perfeitos apenas quando estivermos com ele, quando recebermos um corpo glorificado.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado