Quem são os intercessores?

Quem são os intercessores?


Os nascidos de novo, remidos pelo Sangue de Jesus, ou seja, todos nós somos intercessores.
"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações e intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens" (1 Tm. 2:1).
"...e orai [também] uns pelos outros, para serdes curados e restaurados [a um vigor espiritual de mente e coração]. A fervorosa (sincera, continua) oração do justo torna um tremendo poder disponível (dinâmico em sua operação)" (Tg. 5:16).
O intercessor é aquele que se coloca entre Deus e (os homens, a favor destes, para pleitear sua causa, como se fosse própria. É aquele que se coloca entre vivos e mortos para que cesse a praga (Nm, 16:48). É aquele que tem o seu espírito afinado ao Espírito de Deus e consegue captar os pesos do Seu coração e se devota a orar por outros, sob Sua liderança, até que o cetro de Deus se levante, isto é, até que a causa seja ganha.
intercessor é aquele que recebe de Deus, a revelação do desejo do Seu coração, da sua ordem, do seu plano, da Sua estratégia, do seu peso, para colocá-los em andamento, em prática.
Ele é aquele que ora, pede e intercede por aquilo que está no coração do Pai.

Quais as características dos verdadeiros intercessores?
1 – Amor: Fruto do Espírito, força de Deus que é amor;
 2 – Compaixão: O intercessor não deve julgar o irmão, a comunidade ou a causa pela qual intercede;
3 – Identificação: Assume para si a dor e a necessidade do outro e/ou da comunidade; 
4 – Perseverança: Ora sem cessar;
5 - Ousadia na fé: Pede, suplica, insiste porque crê na vitória. Acredita que Deus sabe tudo e fará o melhor;
6 - Humildade: Sabe que se a oração é ouvida por Deus não é devido aos seus méritos, mas porque Deus é misericordioso; 
7 – Discernimento: Para fazer a vontade de Deus e para identificar se algo é humano, divino ou do Maligno. O Espírito Santo em nós é quem dá o discernimento, o qual vamos adquirindo à medida que buscamos uma maior comunhão com o Espírito e nos tornamos sensíveis à sua voz.
Ø  São cheios de misericórdia;
Ø  Conseguem perceber quando se trata de fraqueza humana ou pura maldade do coração;
Ø  São perdoadores e sabem viver na dependência de Deus;
São cheios do Espírito Santo.
O INTERCESSOR É RECOMPENSADO POR DEUS:
 1 - Quando nos preocupamos e oramos pelos nossos amigos o Senhor recompensa-nos abundantemente, concedendo-nos até aquilo que não pedimos (Jó 42:10);
2 - Mesmo em situações de profunda crise a intercessão em favor dos outros traz grandíssima recompensa (Et 4:14-17; 8:15-17);
3 - Daniel, orava três vezes ao dia. Era em deportado; estava longe dos seus em terra estranha; mas intercedia pela sua família e pelos seus concidadãos todos os dias. A recompensa veio de várias maneiras: Foi salvo da boca dos leões; tornou-se num príncipe e o chefe dos sábios; foi exaltado perante o rei e, por fim, foi agraciado com a presença de um anjo, fazendo dele um profeta escatológico como fica o registro da Escritura para nossa edificação Dn 10:2,3 e 11,12.

Qualidades do Intercessor:
1-       Ser pessoa de oração: a pessoa que quiser entrar no ministério de intercessão tem que ser dedicado à oração;
2-       Ser paciente: o intercessor tem que ser paciente aguardando a resposta de Deus e solução do problema, isso pode levar tempo;
3-       Ser cheio do Espírito Santo: só uma pessoa que possui o Espírito Santo pode suportar o peso da oração de intercessão;
4-       Ser confiante: confiar, que vai receber a resposta da sua oração, só assim você vai perseverar;
5-       Ser pessoa de visão: isso é característica de Jesus, ele via vida onde as pessoas viam morte, ter visão é enxergar a realidade dentro das situações que as vezes apresentam um quadro negativo.
6-       Um intercessor como Abraão, precisa ter uma convicção absoluta da justiça de Deus: que Deus nunca trará sobre os justos o juízo que somente os ímpios merecem. Ao mesmo tempo, ele precisa ter uma visão cristalina da justiça absoluta e da inevitabilidade do juízo de Deus sobre os ímpios;
7-       Ele precisa ter uma profunda preocupação com a glória de Deus, como Moisés que recusou duas vezes a oferta de Deus de fazer dele o originador do maior povo na terra. A glória de Deus lhe era mais importante do que sua reputação pessoal;
8-       Um intercessor precisa ter um relacionamento íntimo com Deus. Ele deve ser alguém que possa estar diante de Deus e falar com franqueza total, porém com reverência;
9-       Um intercessor precisa demonstrar grande coragem pessoal. Ele deve estar preparado para arriscar sua própria vida, como Arão que desprezou o contágio da praga a fim de tomar sua posição entre os mortos e os vivos. Não existe um chamamento mais alto que o intercessor. Quando você se torna um intercessor, terá chegado ao trono. Você não será visto pelos homens, porque esta é uma posição invisível a eles, atrás do segundo véu; mas no reino de Deus sua vida terá valor no tempo e na eternidade. O Brasil ainda não tem experimentado um avivamento autêntico, com uma soberana visitação do Espírito de Deus, tal como tem ocorrido em muitos outros países no passado e mesmo em tempos mais recentes. Nossa pátria precisa ver Jesus vivo no meio das igrejas! (Ap 1:12-20). Enquanto as nuvens escuras do juízo divino se ajuntam, enquanto a dissolução moral, social, econômica, e política vão aumentando, o Brasil precisa de uma coisa acima de tudo;Intercessores!

A IMPORTÂNCIA DE UM INTERCESSOR:
1 - Deus procura pessoas de ambos os sexos, de todas as idades e de todas as camadas sociais que estejam disponíveis para interceder (Is. 59:16);
2 - Ao contrário do que a maioria dos cristãos pensam, Deus tem os intercessores em grande consideração Jó 2:3, e conta com eles Ez. 22:30;
3 - Jesus deu o exemplo maior da importância do intercessor (Jo. 17:20; Hb. 9:24).

SANTIFICAÇÃO:
O crente que deseja servir a Deus em oração precisa entender que não é possível desenvolver qualquer atividade no Reino quando a nuvem de pecado o separa de Deus. Para ser um intercessor, o cristão precisa estar consciente de que deverá travar a cada instante uma luta contra o pecado. Não o pecado dos outros, tratamos aqui do seu próprio pecado. A natureza pecaminosa do homem faz de tudo para que cedamos às tentações, daí o intercessor ter que estar atento, vigilante, aos ataques de satanás. Ora, se o sacrifício do sacerdote poderia ser rejeitado nos tempos do Antigo Testamento precisamos entender que como sacerdotes da Nova Aliança também devemos, e muito mais, estar em constante santificação. A santificação para a intercessão pode ser comparada ao ato do sacerdote de se lavar com água, antes de iniciar seus trabalhos. A água representa a palavra de Deus. Devemos nos encher da Palavra para que possamos tirar de nós impurezas que nos prejudiquem não só para intercessão, mas para a nossa vida na presença do nosso Deus. Sem a santificação ninguém verá a Deus, isso se aplica perfeitamente à nossa entrada em sua presença para levarmos nossa oração como oferta de intercessão.

TIPOS DE INTERCESSORES:
  1. Intercessor regular
    É uma pessoa metódica, que ora com constância, regularidade e perseverança.
  2. Intercessor de crise.
    Quando Deus diz: Ore por tal situação!
  3. Intercessores pessoais
    Pelo pastor, pelo líder de um ministério
  4. Intercessor para a Guerra.
    Estrategista: para nação, para tomar cidades, para lutar contra principados e potestades 

http://anamanente.blogspot.com.br/2012/07/estudo-1-quem-sao-os-intercessores.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado