Sermão: Chuva sobre nós

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.
Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça.
O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar."
Joel 2:28-32


Introdução e Ilustração:

Finalmente hoje está chovendo em Sorocaba. Estamos a quase 50 dias sem chuva e hoje caiu uma chuva muito rapida mas foi chuva. 
Pode não ter sido muita mas ainda assim glorifico a Deus por essas poucas gotas.
Com o coração grato comecei a pensarno meu marido Cristiano que  trabalha numa empresa e anda muito de um lado para o outro ao ar livre. Pensei comigo se ele estava usando capa de chuva ou guarda chuva.
Sei que pode até ser que não esteja com uma capa mas está com o Semhor. :A capa não nos protege mas o Pai não nos abandona.
Mas infelizmente tem pessoas que preferem usar a capa da preguiça a capa do pecado, a capa da amargura, a capa da fofoca e essas capas nos impedem de receber o que Deus tem para nós.

Na Bíblia temos alguns versiculos que mencionam chuvas que Deus tem para o seu povo. Deus usava muito de termos agricolas para falar com o seu povo.  Essas são chuvas espirituais que regam o solo da nossa vida, fazendo com que frutifiquemos para a glória dEle.

1. Chuva temporã ou chuva de outono

Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas de outono, conforme a sua justiça. Ele lhe envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como antes fazia.
Joel 2:23


A chuva Temporã caía durante o outono no tempo de semear a terra garantindo assim, a colheita do inverno. Sem essa chuva a semente não germinava, por isso, essa chuva era necessária para fazer brotar a semente. Simbolicamente, a chuva temporã significa o derramamento do Espírito Santo que aconteceu no início da igreja primitiva (Atos 2). Essa manifestação do Espírito Santo, veio para germinar a semente do evangelho que estava sendo semeada. Essa chuva temporã cairá novamente sobre os seus servos e servas antes do dia do Senhor.
A promessa:
28 "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

2.  A chuva Seródia ou chuva de primavera

"Ó povo de Sião, alegre-se e regozije-se no Senhor, no seu Deus, pois ele lhe dá as chuvas de outono, conforme a sua justiça. Ele lhe envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, como antes fazia."
Joel 2:23


"Peça ao Senhor a chuva de primavera, pois, é o Senhor quem faz o trovão, quem manda a chuva e lhes dá as plantas do campo.Zacarias" 10.1

A chuva serôdia, amadurecendo a seara da Terra, representa a graça espiritual que prepara a igreja para a vinda do Filho do homem representa  .o derramamento do Espírito Santo que se manifestará nos últimos dias da história deste mundo e irá preparar a terra para a colheita que Cristo realizará na sua 2ª vinda. 
É  um grande acontecimento futuro.Através dela o povo de Deus será fortificado para enfrentar o tempo da angústia e permanecer de pé na tribulação.  Mas a chuva Seródia ocorre individualmente com pequenas garoas que nos preparam para enfrentar os dias maus. 
Mas, a menos que a chuva temporã haja caído, não haverá vida. A ramagem verde não brotará. Se a chuva temporã não fizer seu trabalho, a serôdia não desenvolverá a semente até a perfeição

3. Chuvas de Inverno: 
Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. " Oseias 6.3
Em Israel as chuvas mais comuns são no inverno. O inverno em Israel é a estação das chuvas. Lá chove muito cerca de dois a tres meses por ano. Lá a chuva representa alegria e
provisão.

4. Chuva de justiça:

"Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês."
Oséias 10:12

O Senhor deu essas palavras por causa da  imoralidade, corrupção, violência, e Deus usa Oseias para chamar a nação de Israel ao arrependimento. era hora de buscar ao Senhor e agora também. Precisamos nos arrepender e buscar ao Senhor. 
Muitas vezes somos perseguidos porque agimos errado. Reclamamos mas a perseguição ocorre porque plantamos a semente. 

Conclusão:
Através da graça de Jesus, temos livre acesso ao Pai. Podemos nos arrepender e recebermos as suas chuvas sobre nós e assim prepararmos a nossa terra e colheita. 
A Bíblia que diz que só colheremos se plantarmos (Sl. 107: 37) e em Gl. 6:7 lemos que “aquilo que o homem semear, isso também colherá”. . 
Não podemos colher morango, se plantamos arroz; não podemos colher amor se plantamos ódio, não podemos colher paz, se plantamos guerra. 
Veja o que diz a Palavra de Deus: 
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:
olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal,
a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos."

Provérbios 6:16-19

Mas não precisamos ficar colhendo frutos ruins a vida toda. Podemos plantar sementes boas e cuidar delas para que germinem, cresçam e produzam frutos bons. Vamos orar pelo arrpendimento e clamar pelas chuvas do Senhor em nossas vidas pelo seu Espirito sobre nós, que nos consola e convence de nosso pecado. 



CONCLUSÃO: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado