O que é prosperidade no Antigo Testamento?

Pra os judeus, o "ser prospero" é muito mais que ter dinheiro, veja: Na palavra Chāyâ, a prosperidade é uma vida longeva, literalmente " estar vivo". Por Śākal, entende-se textualmente o "ser sábio", "agir sabiamente". Ja em tsālēach é "ter sucesso", "dar bom resultado", "experimentar abundância" e "fecundidade".

Mas, o que me chamou mais a atenção foi a palavra Shālâ. O vocábulo vem de uma raiz de onde também vem a palavra "tranquilidade" e "sossego". O termo significa "estar descansado" e "prosperidade". Foi isso que admirou meu mestre em Antigo Testamento, Dr Jones, quando este perguntou aos alunos o que entendiam por prosperidade. Um ergueu a mão e respondeu: "PAZ"! Ele arregalou os olhos e pediu pormenores.

Em uma sociedade do "você vale aquilo que tem", pouco se estimula à paz de espírito. Até nos arraiais da fé, os pregadores televisivos (a grande maioria) prometem aquisições mil e riqueza fácil. Propõe-se, consciente ou não, a indolência ou "In-dolor-ência" ou seja, ter bens sem ter "dor", sem trabalho duro, sem estudar, sem perspectiva do futuro.

A mim, vale muito mais o exemplo dos Judeus que receberam 160 dos 700 prêmios Nobel. São expressivos 25% da mais alta premiação da humanidade em reconhecimento ao que grandes homens e mulheres fizeram na historia e para a história. Possível ter dedicação no que se faz e ainda assim ter paz, serenidade e tranquilidade no coração? Fica o desafio!


Dias prósperos pra você!

www.ultimato.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado