Amar como Jesus amou

Este ano vou falar muito de amor e de demonstrar o amor. Esse é o tema da comunidade Batista de Sorocaba para 2019 e tenho pensado muito nisto. Como posso "amar como Jesus amou, sendo eu tão falha? 

Após meu devocional diário, percebo que preciso entender uma verdade simples. Não posso viver a vida cristã sozinha. Não podemos viver a vida cristã sozinhos. 

Mais cedo ou mais tarde, no meio da nossa frustração, chegamos à conclusão de que estamos fazendo algo errado. Não está funcionando. Nossos melhores esforços simplesmente não dão certo. 

Descobrindo porque não podemos amar como Jesus
Todos nós queremos amar como Jesus. Queremos ser generosos, perdoadores e compassivos o suficiente para amar as pessoas incondicionalmente. Mas não importa o quanto tentemos, simplesmente não funciona. Nossa humanidade fica no caminho.

Jesus também era humano, mas ele também era Deus encarnado. Ele foi capaz de ver as pessoas que ele criou de uma forma que não podemos. Ele personificava o amor. De fato, o apóstolo João disse: "Deus é amor ..." (1 João 4:16)

Você e eu não somos amor. Nós podemos amar, mas não podemos fazer isso perfeitamente. Nós vemos as falhas e a teimosia dos outros. Quando nos lembramos dos desprezos que nos fizeram, uma pequena parte de nós não pode perdoar. Nós nos recusamos a nos tornar tão vulneráveis ​​quanto Jesus, porque sabemos que nos machucaremos novamente. Nós amamos e ao mesmo tempo nos fechamos para a dor.

No entanto, Jesus nos diz para amar como ele fez:
Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
João 13:34

Como fazemos algo que somos incapazes de fazer? Procurei nas Escrituras  a resposta e é lá que aprendemos o segredo de como amar como Jesus.


Amor como Jesus através da permanência
Nós não chegamos muito longe antes de aprendermos que a vida cristã é impossível. No entanto, Jesus nos deu a chave:

"Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus".
Marcos 10:27

Ele explicou essa verdade em profundidade no capítulo 15 do Evangelho de João, com sua parábola da videira e dos ramos. A Nova Versão Internacional usa a palavra "permanecer", mas eu gosto da tradução da Versão Padrão Inglês usando "abide", que significa entre outros significados em português, fazer morada.

João 15:
1“I am the true vine, and my Father is the vinedresser.2Every branch in me that does not bear fruit he takes away, and every branch that does bear fruit he prunes, that it may bear more fruit. 3Already you are clean because of the word that I have spoken to you. 4Abide in me, and I in you. As the branch cannot bear fruit by itself, unless it abides in the vine, neither can you, unless you abide in me. 5I am the vine; you are the branches. Whoever abides in me and I in him, he it is that bears much fruit, for apart from me you can do nothing. 6If anyone does not abide in me he is thrown away like a branch and withers; and the branches are gathered, thrown into the fire, and burned. 7If you abide in me, and my words abide in you, ask whatever you wish, and it will be done for you. 8By this my Father is glorified, that you bear much fruit and so prove to be my disciples.9As the Father has loved me, so have I loved you. Abide in my love. 10If you keep my commandments, you will abide in my love, just as I have kept my Father’s commandments and abide in his love. 11These things I have spoken to you, that my joy may be in you, and that your joy may be full. 12“This is my commandment, that you love one another as I have loved you. 13Greater love has no one than this, that someone lay down his life for his friends. 14You are my friends if you do what I command you. 15No longer do I call you servants, for the servant does not know what his master is doing; but I have called you friends, for all that I have heard from my Father I have made known to you. 16You did not choose me, but I chose you and appointed you that you should go and bear fruit and that your fruit should abide, so that whatever you ask the Father in my name, he may give it to you. 17These things I command you, so that you will love one another. 18“If the world hates you, know that it has hated me before it hated you. 19If you were of the world, the world would love you as its own; but because you are not of the world, but I chose you out of the world, therefore the world hates you.20Remember the word that I said to you: ‘A servant is not greater than his master.’If they persecuted me, they will also persecute you. If they kept my word, they will also keep yours. 21But all these things they will do to you on account of my name, because they do not know him who sent me. 22If I had not come and spoken to them, they would not have been guilty of sin, but now they have no excuse for their sin. 23Whoever hates me hates my Father also. 24If I had not done among them the works that no one else did, they would not be guilty of sin, but now they have seen and hated both me and my Father. 25But the word that is written in their Law must be fulfilled: ‘They hated me without a cause.’26“But when the Helper comes, whom I will send to you from the Father, the Spirit of truth, who proceeds from the Father, he will bear witness about me. 27And you also will bear witness, because you have been with me from the beginning.

Veja o versiculo 5 com o sentido de fazer morada:
"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém fizer morada em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
João 15:5

Nós trocamos nossa vida com ele. Ele mora em nós e nós nEle.  Nós entregamos nossa vida a Jesus na medida em que ao permanecer em Cristo, Ele ama os outros através de nós. Podemos suportar a rejeição porque Jesus é a videira que nos sustenta. Seu amor cura nossas mágoas e fornece a força que precisamos para continuar.

Amor como Jesus, confiando
Entregar-se e permanecer são coisas que só podemos fazer através do poder do Espírito Santo. Ele habita em crentes batizados, nos guiando para a decisão correta e nos dando a graça de confiar em Deus.

Quando vemos uma pessoa que consegue amar como Jesus, podemos ter certeza de que essa pessoa está em Cristo e ele nela. O que seria muito difícil por nós mesmos, podemos fazer através deste ato de permanência. Continuamos a ler a Bíblia, orando e freqüentando a igreja com outros crentes. Desta forma, nossa confiança em Deus é construída.

Como ramos em uma videira, nossa vida cristã é um processo de crescimento. Nós amadurecemos mais a cada dia. Ao permanecermos em Jesus, aprendemos a conhecê-lo melhor e a confiar nele mais. Cautelosamente, nos aproximamos dos outros. Nós os amamos. Quanto maior a nossa confiança em Cristo, maior será a nossa compaixão.

Este é um desafio para toda a vida. Quando somos rejeitados, temos a opção de recuar ou doar nossa mágoa a Cristo e tentar novamente. Permanecer é o que importa. Quando vivemos essa verdade, podemos começar a amar como Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado