O favor de Deus

É o espantoso e imerecido benefício de ser Seu filho, mas muitos crentes nunca tocam em sua plenitude. Por quê? Uma razão é que nós simplesmente não entendemos o Seu favor.

Biblicamente, o favor pode ser definido como “a disposição amigável da qual os atos bondosos procedem para ajudar, para fornecer vantagens especiais, para receber tratamento preferencial”. Esse é o coração de Deus para nós. Ele quer nos abençoar, ajudar e nos promover. Ele quer nos tratar como “especiais”. Em Romanos 8:32 (TLB), nos é feita a pergunta hipotética: “Visto que Ele não poupou nem mesmo o Seu próprio Filho para nós, mas o entregou por todos nós, Ele também não certamente nos dará tudo o mais? ”A resposta de Deus é um ressonante“ Sim! ”

Exemplos de favor
Foi dito que um dia de favor de Deus é melhor do que mil dias de trabalho, e isso foi provado em toda a Bíblia:

Ruth pediu e encontrou FAVOR com Boaz (Ruth 2-4), e tornou-se a bisavó do rei Davi.

Davi encontrou FAVOR com Saul (1 Samuel 16:22) e com Deus (Salmo 30: 7). Apesar de suas falhas, Deus se refere a Davi como “um homem segundo o meu coração” (Atos 13:22).

Ester achou muito FAVOR (Ester 5: 2) que o rei ofereceu a ela até metade do seu reino.

Maria encontrou FAVOR com Deus (Lucas 1:30) e se tornou a mãe de Jesus.

Os discípulos de Jesus tiveram FAVOR com Deus e com os homens (Atos 2:47), e a igreja cresceu.

Deus nunca pretendeu que Seu favor fosse encontrado por apenas um punhado de pessoas. Todo crente - você e eu incluídos - pode encontrar Seu favor e fazer coisas que não poderiam ser realizadas sem ele.

Jesus, nosso exemplo
Jesus possuía muitos traços que deveriam fazer parte do caráter de todo cristão. Desde a sua juventude, Ele estava interessado em coisas espirituais (Lucas 2:49). Ele viveu desinteressadamente e serviu aos outros (Mateus 20:28). Ele se concentrou em cumprir a vontade do Pai todos os dias da Sua vida (João 6:38). Sem dúvida, Ele nos deixou um exemplo para que pudéssemos seguir Seus passos (1 Pedro 2:21).

Quando Lucas resume os primeiros trinta anos da vida de Jesus, ele escreve: “Então Ele [Jesus] desceu a Nazaré com eles e foi obediente a eles [Seus pais]. Mas a mãe dele guardava todas essas coisas em seu coração. E cresceu Jesus em sabedoria e estatura, e em graça com Deus e os homens ”(Lucas 2: 51-52 NVI). As quatro áreas que nos dizem que Jesus cresceu - sabedoria, estatura, favor a Deus e favor dos homens - são todas as áreas em que também podemos crescer.

Este tipo de crescimento não é tão diferente de construir nossos músculos. Embora cada um de nós já tenha todos os músculos de que precisamos - existem mais de 600 deles no corpo humano - a maioria de nós não exerceu o esforço necessário para construí-los em seu potencial. Como resultado, não somos tão fortes quanto poderíamos ser.

Da mesma forma, Deus já providenciou todo o favor de que precisaremos. No entanto, assim como Jesus teve que crescer a favor, nós também. Isso não acontece automaticamente mais do que nossos músculos se tornam automaticamente fortes. À medida que nos treinamos nos princípios de favor e os colocamos em prática, podemos esperar crescer em favor tanto de Deus quanto dos homens, assim como Jesus fez.

Aumentando Suas Expectativas
Nossas expectativas têm muito a ver com o que nos acontece na vida. Se esperamos o pior, geralmente é o que teremos. Existe um princípio escriturístico que diz: “como pensamos em nossos corações, assim somos nós” (Provérbios 23: 7). Segue-se que o nível de favor que experimentamos na vida subirá ao nosso nível de expectativa. Não há outra possibilidade; se quisermos crescer em favor de Deus e dos homens, vamos ter que aumentar nossas expectativas e acreditar que Deus quer que sejamos abençoados com o Seu favor.

Como devemos esperar que esse favor se pareça? O Salmo 103: 2-6, 17-18 lista vários efeitos do favor de Deus. Devemos esperar (ou considerar provável que isso aconteça) que Deus perdoará nossos pecados, curará nossas doenças, nos redimirá da destruição, nos coroará com bondade amorosa e ternas misericórdias, proverá nossa saúde e força, nos dará justiça quando estivermos oprimidos e estender Sua justiça aos filhos de nossos filhos enquanto mantemos o convênio com Ele. E isso é apenas arranhar a superfície do que os filhos de Deus podem e devem esperar!

Acredite que é para você
Mesmo aqueles que não têm problemas em esperar que Deus liberte Seu favor sobre Seus filhos, às vezes têm dificuldade em acreditar que o favor de Deus é para eles pessoalmente. Eles dizem: "Parece bom, mas não funciona assim para mim. Eu acredito em Deus, rezo e vou à igreja, mas ainda não sinto o favor de Deus. ”Eles acreditam no favor de Deus, mas eles não acreditam nisso. Eles precisam saber que, não só é aceitável esperar o tratamento preferencial de Deus, mas que eles devem crer em Deus para isso.
Acreditar tem duas partes. Hebreus 11: 6 nos diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem vem a Deus deve crer que Ele é e que é galardoador daqueles que o buscam diligentemente”. Precisamos acreditar que Deus existe. e que Ele nos recompensará quando o buscarmos. Cada cristão tem a necessidade de aceitar pessoalmente a promessa de favor de Deus como verdadeira, genuína e real - e cada um tem a necessidade de acreditar em Seu favor em sua vida.

É a vontade de Deus que você experimente o Seu favor. Toda promessa que Ele faz é para você, e como Jesus disse: “De acordo com a sua fé, isso será feito para você” (Mateus 9:29).

Confessar Favor
Favor não é encontrado seguindo uma fórmula, e é importante lembrar que não somos mudados pelo que está em nossas cabeças, mas pelo que está em nosso coração. Em Mateus 12:34, somos lembrados de que “… da abundância do coração a boca fala”. Quando esperamos e acreditamos pelo favor, isso afeta nosso coração e nossa fala.

O que dizemos tem o poder de liberar o favor de Deus em nossas vidas. Jesus disse: “Tenha fé em Deus. Por certo, eu digo a você, quem diz a esta montanha, 'seja removido e seja lançado no mar', e não duvida em seu coração, mas acredita que aquelas coisas que ele diz serão feitas, ele terá tudo o que ele diz ”(Marcos 11: 22-23) Não há melhor maneira de expressar nossa fé em Deus do que dizer a mesma coisa que a Sua Palavra diz. Essas confissões baseadas nas escrituras a favor são um exemplo de como você pode confessar o favor de Deus sobre sua vida:
• Deus me cerca e me protege com favor como um escudo (Salmos 5:12).
• O Senhor é um sol e escudo. Ele concede favor e honra, e nada de bom Ele retém de mim (Salmos 84:11).
• Eu procuro ativamente e vivo pela sabedoria de Deus; portanto, sou altamente favorecido e estimado aos olhos de Deus e dos homens (Provérbios 3: 1-4; Provérbios 8: 33-35).
• O favor de Deus traz promoção e faz com que eu aumente diariamente (Ester 2:17; Salmo 75: 6-7).
• Meus inimigos não podem triunfar sobre mim porque o Senhor me favoreceu (Salmos 41:11 AMP).

Finalmente…
O favor de Deus pode fazer uma diferença extraordinária em sua vida, mas isso não acontecerá automaticamente; tem que ser "ligado" da mesma maneira que você acende as luzes da sua casa. O poder da eletricidade está sempre lá, mas as luzes não acendem até que você ligue o interruptor. Como crente, você precisa liberar o poder de favor que Deus já disponibilizou.

Deus quer te abençoar, pessoalmente, com o Seu favor. À medida que você aumenta sua mentalidade para esperar e acreditar em Seu favor, e ao abrir sua boca para confessar as promessas de Deus, você pode encontrar favor com Deus e com o homem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado