As lições de Charles Spurgeon em meio a Peste Negra



À medida que os relatórios do coronavírus se espalham pelo mundo, pastores e líderes da igreja estão discutindo como eles devem responder ao surto. Ao longo da história da igreja, muitos pastores passaram por desafios semelhantes. Como jovem pregador da aldeia, Charles Spurgeon admirava os ministros puritanos que ficavam para cuidar dos doentes e moribundos durante a Grande Praga de Londres em 1665.
No outono de 1854, o recém-chamado pastor da New Park Street Chapel de Londres pastoreava a congregação em meio a um grande surto de cólera no bairro de Broad Street, do outro lado do rio.
Como Spurgeon respondeu?

1. Ele priorizou o ministério local.

Spurgeon escreveu:
Durante a epidemia de cólera, embora eu tenha tido muitos compromissos no país, desisti de permanecer em Londres para visitar os doentes e os moribundos. Senti que era meu dever estar no local em tempos de doença, morte e tristeza.
A popularidade de Spurgeon havia crescido nas aldeias de Fenland, nos arredores de Cambridge, durante seu pastorado em Waterbeach. Mesmo depois de chegar a Londres, ele continuou sendo convidado a pregar nessas aldeias ao longo da semana. Durante o surto, no entanto, Spurgeon reconheceu sua responsabilidade de estar presente com os doentes e moribundos. Não era hora de ser um pregador itinerante; era hora de se concentrar em cuidar de sua igreja e da comunidade em que ele morava. Ele não terceirizou essa tarefa para seus diáconos ou outros líderes da igreja, mas permaneceu em Londres para cumprir seu dever.

2. Ele ajustou suas reuniões, mas continuou a reunião.

O surto de cólera na Broad Street de 1854 ocorreu em agosto e setembro daquele ano e seus efeitos foram sentidos nas semanas e meses seguintes. O bairro onde a igreja de Spurgeon se encontrava não estava em quarentena; portanto, eles puderam continuar se encontrando ao longo desses meses. Curiosamente, nenhum registro dos sermões que Spurgeon pregou durante esses dias permanece. Talvez o surto tenha forçado a congregação a ajustar algumas de suas práticas anteriores, incluindo a transcrição de sermões. Além disso, Spurgeon provavelmente estava muito ocupado naqueles dias para editar sermões para publicação.
No entanto, sabemos que a congregação continuou a se reunir durante esses dias, porque os livros da igreja contêm registros de reuniões congregacionais durante o outono de 1854. Nesses livros, em meio a todos os desafios pastorais do surto, Spurgeon e seus diáconos continuaram recebendo novos membros, perseguindo membros inativos, observe a Ceia do Senhor e pratique todas as outras atividades normais de uma igreja. Não apenas isso, mas em retrospecto, foi particularmente durante esse período, quando as notícias da morte se espalharam por toda a cidade, que Spurgeon achou os londrinos mais receptivos ao evangelho:
Se existe um momento em que a mente é sensível, é quando a morte está no exterior. Lembro-me, quando cheguei a Londres, quão ansiosamente as pessoas ouviam o evangelho, pois a cólera estava furiosa demais. Houve pouco escárnio então.
Em outras palavras, Spurgeon não apenas reuniu sua igreja em meio ao surto, como também viu nessas reuniões uma oportunidade excepcionalmente poderosa para o evangelho.
Dadas as nossas limitações atuais, nossas maiores oportunidades provavelmente virão após o surto, quando (na misericórdia de Deus) a igreja voltar a se reunir. Essas reuniões da igreja não serão apenas uma doce reunião do povo de Deus, mas também uma tremenda oportunidade de pregar o evangelho àqueles que procuram desesperadamente por esperança.

3. Ele cuidava dos doentes.

Como pastor, Spurgeon não apenas continuou a reunir sua igreja, mas também se disponibilizou durante toda a semana, trabalhando incansavelmente para visitar os doentes e angustiados:
No ano de 1854, quando eu mal passava doze meses em Londres, o bairro em que trabalhava foi visitado pela cólera asiática, e minha congregação sofreu com suas incursões. Família após família me convocou para a cabeceira do ferido, e quase todos os dias eu era chamado para visitar o túmulo.
Nessas visitas, Spurgeon orou com os enfermos e os que sofriam, e os apontou para a esperança do evangelho. Mais do que apenas trazer conteúdo do evangelho, sua presença comunicava algo do conforto de Deus ao seu povo. Embora essas visitas fossem muitas vezes cheias de medo e pesar, houve também ocasiões gloriosas de fé e alegria:
Fui para casa e logo fui chamado novamente; Naquela época, para ver uma jovem. Ela também estava na última extremidade, mas era uma visão justa e justa. Ela estava cantando - embora soubesse que estava morrendo - e conversando com as pessoas a seu redor, dizendo aos irmãos e irmãs para segui-la ao céu, despedindo-se do pai e sorrindo o tempo todo como se fosse o dia do casamento. Ela era feliz e abençoada.
Embora os pastores tenham uma capacidade limitada de estar fisicamente presente com seu povo no surto atual, eles devem continuar em contato com seu povo, especialmente aqueles que devem estar vulneráveis. Através do uso da tecnologia e de outros meios de comunicação, temos a responsabilidade de pastorear nosso pessoal durante este julgamento.

4. Ele estava aberto a novas oportunidades evangelísticas.

Spurgeon não se limitou apenas a visitar membros de sua congregação, mas estava disposto a visitar “pessoas de todas as classes e religiões”:
Durante todo o dia, e às vezes a noite toda, fui de casa em casa e vi homens e mulheres morrendo e, oh, como eles ficaram felizes em ver meu rosto! Quando muitos tinham medo de entrar em suas casas para que não pudessem pegar a doença mortal, nós, que não temíamos essas coisas, nos ouvimos com muito prazer quando falamos de Cristo e das coisas divinas.
Em uma ocasião, às 3 horas da manhã, Spurgeon foi convocado para visitar um moribundo. Surpreendentemente, este não era um cristão, mas alguém que se opunha a ele:
Aquele homem, em sua vida, costumava zombar de mim. Em linguagem forte, ele muitas vezes me denunciou como hipócrita. No entanto, ele não foi tão afetado pelos dardos da morte quanto procurou minha presença e conselho, sem dúvida sentindo em seu coração que eu era um servo de Deus, embora ele não se importasse em possuí-lo com os lábios.
Spurgeon foi imediatamente, mas quando chegou, havia pouco que ele poderia fazer.
Fiquei ao lado dele e falei com ele, mas ele não me respondeu. Eu falei de novo; mas a única consciência que ele tinha era um presságio de terror, misturado com o estupor de se aproximar da morte. Logo, até isso se foi, pois o senso havia fugido, e eu fiquei ali, alguns minutos, suspirando com a pobre mulher que o vigiara, e totalmente sem esperança sobre sua alma.
Nem toda oportunidade evangelística resultará em conversões dramáticas. Mas durante tempos de doença, oportunidades surpreendentes podem surgir. Portanto, aproveite todas as oportunidades que você tem para pregar o evangelho àqueles que têm medo.

5. Ele confiou sua vida a Deus.

Quando Spurgeon se entregou a esse trabalho pastoral, ele logo se esgotou física e mentalmente. Ele também começou a temer por sua própria segurança. Em meio a seus medos, porém, ele aprendeu a confiar-se a Deus e à sua fidelidade:
A princípio, entreguei-me ao ardor juvenil à visita dos doentes e fui enviado de todos os cantos do distrito por pessoas de todas as classes e religiões; mas, logo, fiquei cansado de corpo e doente de coração. Meus amigos pareciam cair um por um, e eu sentia ou imaginava estar doentio como aqueles ao meu redor. Um pouco mais de trabalho e choro teria me deixado abatido entre os demais; Senti que meu fardo era mais pesado do que eu podia suportar e estava pronto para afundar sob ele.
Eu estava voltando tristemente para casa depois de um funeral, quando, como Deus queria, minha curiosidade me levou a ler um jornal que estava embaciado na janela de um sapateiro na Great Dover Road. Não parecia um anúncio comercial, nem era, pois exibia, em uma boa caligrafia arrojada, as seguintes palavras: “Porque você fez do Senhor, meu refúgio, o Altíssimo, a sua habitação; não te acontecerá o mal, nem haverá praga perto da tua habitação. ”
O efeito sobre o meu coração foi imediato. Faith se apropriou da passagem como sua. Eu me senti seguro, revigorado, cingido de imortalidade. Continuei minha visita aos moribundos, em espírito calmo e pacífico; Não senti medo do mal e não sofri mal. A Providência que levou o comerciante a colocar esses versículos em sua janela, reconheço com gratidão; e na lembrança de seu maravilhoso poder, adoro o Senhor meu Deus.
Ao confiarmos nossa vida a Deus e cumprir fielmente nossas responsabilidades, temos a oportunidade de demonstrar como são a esperança e a paz no meio da morte.
Aqui, Spurgeon não promete que nenhum cristão jamais morra de doença. Antes, o cristão “[não] precisa temer [doença], pois ele não tem nada a perder, mas tudo a ganhar com a morte”.
Mais uma vez, os pastores devem exercitar a sabedoria e tomar as devidas precauções ao cuidar dos doentes. Ao mesmo tempo, nossa segurança não pode finalmente estar nessas precauções; deve estar em Deus. Ao confiarmos nossa vida a ele e cumprir fielmente nossas responsabilidades, temos a oportunidade de demonstrar como são a esperança e a paz no meio da morte.

Ministério Ordinário em Tempos Extraordinários

De muitas maneiras, o exemplo de Spurgeon durante o surto de cólera de 1854 segue o padrão do ministério pastoral normal em todas as ocasiões. Os pastores devem estar presentes com seu povo, cuidar do sofrimento, ser fiéis no evangelismo e modelar a confiança em Deus em tudo isso. A principal diferença é que, durante um surto, existe uma realidade aumentada de sofrimento e morte. Portanto, o trabalho se torna mais intenso e urgente, e as oportunidades para o evangelho se multiplicam.
Certamente, nossa tarefa de olhar para a história da igreja não é simplesmente copiar tudo o que foi feito antes. Esse surto de coronavírus apresenta desafios únicos que os pastores anteriores não enfrentaram. Precisamos exercitar a sabedoria apropriada para os nossos dias atuais. Mas o núcleo do nosso ministério permanece: pregue o evangelho.
Falando em 1866, em meio a outro surto de cólera, Spurgeon deu essa acusação aos pastores e a todos os outros cristãos:
E agora, novamente, é a hora do ministro; e agora é a hora de todos vocês que amam almas. Você pode ver homens mais alarmados do que já estão; e, se assim for, lembre-se de que você aproveita a oportunidade de fazer bem a eles. Você tem o bálsamo de Gileade; quando as feridas deles ficarem firmes, despeje-o. Você sabe daquele que morreu para salvar; fale-lhes dele. Levante bem alto a cruz diante dos olhos deles. Diga a eles que Deus se tornou homem para que o homem pudesse ser elevado a Deus. Conte-lhes o Calvário, seus gemidos, gritos e suor de sangue. Diga-lhes que Jesus está pendurado na cruz para salvar os pecadores. Diga a eles que: “Há vida para dar uma olhada no Crucificado.”
Diga-lhes que ele é capaz de salvar ao máximo todos os que vêm a Deus por ele. Diga-lhes que ele é capaz de salvar até a décima primeira hora e dizer ao ladrão moribundo: "Hoje estarás comigo no Paraíso."

Aproveite todas as oportunidades que você possa ter para pregar o evangelho a quem tem medo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado