Devocional Diário de Paul Tripp´s para o Dia de Ação de Graças - Dia 6

 DIA ANTERIOR

Dia 06

Hoje você terá inveja das bênçãos de outra pessoa ou se deleitará com a maravilha da incrível graça que recebeu.


Eu gostaria de poder dizer que estou sempre contente. Eu gostaria de poder dizer que nunca reclamo. Eu gostaria de poder dizer que nunca quero o que os outros têm. Eu gostaria de poder dizer que nunca invejei a vida de outra pessoa. Gostaria de poder dizer que nunca pensei que Deus deu algo a outra pessoa que ele quisesse para mim. Gostaria de poder dizer que sou melhor em contar minhas bênçãos do que em avaliar o que não tenho. Gostaria de poder dizer que meu apetite pelas coisas não era tão grande. Eu gostaria que meu coração finalmente estivesse satisfeito.

Todos esses são desejos porque ainda não são completamente verdadeiros a meu respeito. A inveja ainda se esconde em meu coração. É um dos resultados sombrios do pecado que ainda reside lá. Por que a Bíblia fala tão fortemente contra a inveja? Aqui está: quando a inveja domina seu coração, o amor de Deus não. Vamos pensar no que a inveja faz. Presume que você merece bênçãos que não merece. Quando seu coração é dominado pela inveja, a atitude de "eu sou abençoado" é substituída pela atitude de "eu mereço". A inveja é egoísta até a medula. A inveja sempre o coloca no centro do mundo. Faz tudo sobre você. Faz com que você examine a vida da única perspectiva de seus desejos, necessidades e sentimentos.

Infelizmente, a inveja faz com que você questione a bondade, fidelidade e sabedoria de Deus. A inveja acusa Deus de não saber o que está fazendo ou de não ser fiel ao que prometeu fazer. Quando você está convencido de que uma bênção que outra pessoa tem deve pertencer a você, você não tem apenas um problema com essa pessoa, você tem um problema com Deus. Quando você começa a questionar a bondade de Deus, você desiste de pedir ajuda a ele. Por quê? Porque você não busca a ajuda de alguém de quem você tem dúvidas.

A inveja faz outra coisa que é espiritualmente mortal. Ele pressupõe um entendimento que ninguém tem. A inveja não apenas pressupõe que você sabe mais sobre a vida daquela outra pessoa do que jamais poderia saber, mas também pressupõe que você tenha uma compreensão mais clara do que é melhor do que Deus. Além disso, a inveja faz com que você se esqueça de Deus resgatando, transformando, capacitando e libertando graça surpreendente. Você fica tão ocupado em prestar contas do que não tem que as enormes bênçãos da graça de Deus - bênçãos que não poderíamos ter ganhado, alcançado ou merecido - passam sem ser reconhecidas e celebradas. E porque a inveja se concentra mais no que você quer do que na vida para a qual Deus o chamou, ela o impede de prestar atenção aos mandamentos e advertências de Deus e, portanto, o deixa em perigo moral.

 

Para mais estudo e incentivo: 1 Samuel 12

DIA SEGUINTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado