Lutando com nossas forças contra a carne


Pode ser que dia primeiro de janeiro seja para você uma memória distante e vaga. Onde estão as resoluções que fizemos no inicio do ano? Normalmente nós confiamos muito na nossa força de vontade e fracassamos. 

O conceito de força de vontade é mais fácil de entender quando você entende a sua base bíblica . A palavra grega para "vontade" na Bíblia muitas vezes é traduzido como " o desejo. " É a idéia de que podemos alcançar um objetivo quando nossos verdadeiros desejos coincidir com o nosso objetivo. Esse significado é retirado da própria natureza de Deus . Como um ser perfeito e sem pecado , o Senhor está livre de conflito interno , então o que Ele quer que venha a acontecer .

Mas nós, humanos, temos que lutar muito com o conflito interno , não é? Isto porque muitas vezes  os nossos desejos entram em conflito direto com os nossos objetivos. Fazer atividade física, por exemplo . Podemos querer perder vinte quilos, mas se o que realmente desejamos é comer sorvete todas as noites , logo vamos encontrar a nossa força de vontade a brigar com uma colher em uma mão e uma banana split na outra. A realidade é que os nossos desejos nunca são fortes o suficiente para superar os nossos verdadeiros desejos por muito tempo.

A solução, então, é pedir a Deus para nos ajudar a compreender as áreas internas que possuem influência sobre nossos desejos. Assim - de volta ao exemplo da perda de peso por um momento - depois de examinar nossas motivações , podemos descobrir que comer comidas deliciosas para pacificar a dor emocional não vai resolver... Se for esse o caso, precisamos encontrar a cura para essa luta interna e resolvê-lo , então, a necessidade de esconder a dor vai  ir embora também.


Então, se é perder peso , um casamento melhor, ou deixando de lado um mau hábito , você está contando com a força de vontade para alcançar seus objetivos? Se assim for, você pode ter que colocar alguns passos para que  os seus verdadeiros desejos se alinhem com seus objetivos. Isso certamente inclui buscar a Deus em oração , e pode até mesmo exigir o ouvido atento de um amigo ou , se a dor está muito forte, pode ser necessário a orientação de um conselheiro. Mas se você ficar no caminho , com suas próprias forças será muito difícil superar o problema.

Romanos 7:15: Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. (NVI)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado