A Aliança de Josafá e Acabe

Leia: 2 Crônicas 17:1–19; 18:1-34 e 19:1 e 2
Você pode viver a vida de forma acidental, reagindo aleatoriamente a tudo que lhe acontece ou fazer a diferença planejando estratégias para lutar pelos seus sonhos. Um planejamento, mesmo mínimo, é essencial para atingir os objetivos. Fazer planos é saudável, mas há um cuidado primordial que devemos observar: “É preciso colocar Deus em nossos planos, alinhar o seu planejamento à vontade de Deus.”.

No segundo livro das Crônicas do Reis de Israel, encontramos a narrativa bíblica sobre o caráter de dois homens – dois Reis – e a história de uma batalha. Os protagonistas são os reis Josafá, que era temente a Deus, e Acabe que era idólatra e mal. A Bíblia relata que Josafá tinha uma vida tranqüila porque Deus era com ele de modo que até os povos inimigos lhe levavam presentes. Já o rei Acabe, ao contrário, estava com a cabeça posta a prêmio pelos seus inimigos, pois o Rei da Síria ordenara aos seus soldados que buscassem especificamente o Rei de Israel para matá-lo. Todavia, Josafá é persuadido por Acabe a guerrear contra o rei da Síria. 

A Bíblia não fala exatamente os motivos que levaram Josafá a fazer aliança com Acabe, talvez o admirasse como um homem experimentado nas batalhas, grande estrategista, e sentiu-se atraído pela vida que ele levava. Então Acabe elabora um plano, uma estratégia perfeita! Sabendo que ele era o alvo propõe que ele se disfarçaria de soldado e marcharia em meio à multidão, enquanto Josafá iria de Rei, pomposo, protegido por carros e cavalos e ainda cercado pelos seguranças. Considerando que o inimigo procurava o rei para matá-lo, sua estratégia era perfeita! Josafá seria morto no lugar de Acabe.
Por outro lado, Josafá estava iludido pela sua própria vaidade em ocupar a posição de maior destaque na batalha. Tudo sairia como planejado, e quase deu certo. Porém, Acabe se esqueceu de Deus, não contava com a intervenção do SENHOR DOS EXÉRCITOS. A narrativa bíblica diz que Josafá quando se deu conta do que estava acontecendo, no momento em que estava sendo atacado pelos soldados Sírios, clamou a Deus e foi livre da morte. Mas a história não termina aí, diz a palavra de Deus que um homem atirou a esmo (ao acaso) e a flecha viajou pelo espaço até o meio da multidão e feriu o rei Acabe entre as juntas de sua armadura, pelo que morreu ao pôr-do-sol daquele mesmo dia.

Acabe se sentia garantido por sua estratégia, mas não há plano perfeito sem Deus; por mais seguro que possa parecer; sempre haverá brechas que o tornam mortalmente vulnerável. Sem Deus a melhor estratégia não é nada, com Deus até o nosso desespero pode reverter-se em vitória. 
O bom planejamento se firma nos seguintes pilares estratégicos:

1 - Não faça alianças com o mal:
 Josafá foi seduzido por algo que via e valorizava em Acabe e por isso ficou cego espiritualmente. Não se alie ao mal, nem por necessidade, nem por subestimar seu poder ou suas conseqüências.
2 - Examine suas motivações: Josafá caiu na armadilha de Acabe, por seus próprios atos caminhou para o “laço”, com seus próprios pés, e tudo isso porque em seu interior tomou decisões motivadas pela sua vaidade e suas emoções.
3 - Coloque Deus em seus Planos: Isso de imediato já elimina as coisas que prejudicam as outras pessoas. Acabe não podia apresentar um plano daqueles para o Senhor. Veja que se você não pode apresentar seu plano porque transgride a vontade de Deus, não poderá seguir em frente. A Bíblia já é um grande filtro de nossas intenções.
4 - Clame a Deus nas necessidades: Josafá já havia se aliado ao mal e tomado as decisões erradas, chegando a conseqüências que não podia suportar. Mesmo assim, clamou ao Senhor e foi livre da morte. Arrependa-se e confie em Deus na esperança que Ele o livre. Deus é misericordioso, Ele não deixou de disciplinar Josafá posteriormente, mas teve misericórdia no momento de sua extrema aflição.

“Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus.” Salmo 116:5


http://joseluispalmeira.blogspot.com.br/2010/02/21-pilares-da-estrategia.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado