Uma linda história de amor na Bíblia: O livro de Rute


Nosso texto de hoje é a história não apenas de uma pessoa, mas de uma família. Uma família que está passando por uma sequencia de problemas muito difíceis.
Acho que é por causa disto que este livro é tão fascinante para mim! Uma família de classe média num período de problema social, que luta para vencer as dificuldades.
Não era apenas um problema deles, mas toda a Israel estava passando por dificuldades. A fome estava em todo o lugar de Jerusalém. A economia local estava falida. Elimeleque ouviu falar que em Moabe as coisas estavam melhores e decidiu que ele, sua mulher e seus dois filhos iriam se mudar para lá, deixando para trás a cidade de Belém.
Não deve ter  sido fácil essa decisão, já que eram locais de culturas totalmente diferentes. Os moabitas eram politeístas e ofereciam sacrifícios humanos aos seus deuses, o que era totalmente contrário a religião que os judeus serviam.
Em Moabe a fome foi saciada, porém Elimeleque faleceu. A estória continua. Seus filhos crescem e se casam com mulheres moabitas: Orfa e Rute. acredito que este foi mais um duro golpe para aquela mãe judia, ao ver seus filhos casados com mulheres que não serviam ao único Deus.
Quando os problemas ocorrem, tem gente que acha que não pode piorar, mas para Noemi, a rtragedia piorou muito, quando seus dois filhos morreram também, após cerca de dez anos em Moabe. Eles não tiveram filhos e agora eram três mulheres sozinhas e sem amparo.
Noemi encourajou as noras para que elas voltassem para as suas famílias. de principio elas negaram, mas diante da insistência da sogra Noemi, Orfa decidiu voltar. Mas Rute ficou e declarou que nada iria separa-las!
Que amor!
Nossa historia de amor é entre uma sogra e sua nora!
este relacionamento normalmente é cercado de muitas piadinhas de mau gosto. Com uma ampla pincelada de generalização, mas também com um elemento de verdade nisso, a relação entre nora e sogra pode variar de desconfortável, competitiva e até destrutiva. Para algumas mães, nenhuma mulher jamais será boa o suficiente para ser a esposa de seu filho.

Há uma outra história do Antigo Testamento que se aproxima a este tipo de expressão de amor: a de Jacó, que trabalhou sem salário na fazenda de seu tio Labão por sete anos para se casar com sua namorada Rachel. Na Bíblia esta escrito: "serviu Jacó sete anos por Raquel. Eles lhe pareceram poucos dias, pelo amor que ele tinha por ela" (Gênesis 29:20).

E você? Você está realmente disposta a abrir mão dos seus prazeres, costumes e zona de conforto, para viver uma verdadeira estória de amor, não com seu cônjuge, mas com a família dele?
Você decidiu realmente seguir a Deus, ou diante das dificuldades recua e volta atrás?
Te aconselho: Confia Nele e veja o que Ele pode fazer por você!


Caso você seja a sogra,  você está disposta a tratar bem da escolhida de seu filho, mesmo que você ache que ela não é a pessoa melhor para ele? Espero que sim, pois foi esta disposição que fez com que Rute decidisse não abandonar a sogra e seguir ao seu Deus.

Em vez de brigar, pregue para a sua família!



http://www.lectionary.org/Sermons/OT/OT07-Judg-Ruth/Ruth_1.16-18-LoveStory-Gerhardy.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado