GERAÇÃO CRISTÃ MIMIMI



Essa semana uma colega de ministério postou nas redes sociais sobre essa geração de crente MIMIMI, que so sabem reclamar. E infelizmente tenho que concordar com ela. 

Acho um saco ir na igreja para adorar a Deus em comunhão com meus irmãos, e na hora do louvor, ter que ficar ouvindo lamurias e reclamações, em meio a "profecias" de que você vai derrotar os que te humilharam e todo esse resto de baboseiras, que alimentam a nossa auto-piedade. 

Em meio a essas canções, vejo pessoas se auto-idolatrando, se achando vitima de tudo e todos, achando que todos querem lhe passar a perna e que todos a invejam por causa de sua vida, que vamos falar a verdade, muitas vezes e medíocre e sem graça nenhuma.

Quando Deus nos avisou que não queria que adorassemos a ninguem, apenas a Ele, nos estavamos inclusos nesse "ninguem".

Mas não é apenas no Brasil que isso tem acontecido, parece que o mundo ocidental no geral está passando pela "mania de perseguição". 

Mesmo morando num pais onde podemos expressar livremente a nossa fé, a toda hora escuto pessoas dizendo que são perseguidos pela sua comunidade. Que o bar pode ficar aberto até mais tarde, mais que se a igreja faz uma festa, logo chamam a policia. Que os familiares viraram a cara quando ele se converteu e mais uma monte de coisa. Até creio que algumas vezes isso pode ser verdade, mas na maioria das vezes, a igreja extrapolou no barulho e no horário, e que a pessoa, na verdade não apenas se converteu, mas se transformou numa pessoa cheia de !"religiosidade e "obras', ou um grande chato, moralista, pronto a julgar a todos e com a desculpa de não se sentar a roda dos escarnecedores, se afasta, pois afinal, agora ele é "santo".

Mas veja bem, Brasil é um pais onde as religiões cristãs dominam, sendo que o protestantismo atinge a 25% da nossa população, ou seja, uma em cada quatro pessoas se professa cristão protestante. Como pode a perseguição ser tão grande?

Dai voce pode dizer que a perseguição aqui se dá pela inveja, ciumes, etc, sendo esse uma grande força para musicas que professam que a "minha vitória tem saber do mel" . Hinos que reforçam a rivalidade em vez de amor!

pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
E utilizando esse mesmo discurso maçante, pastores inescrupulosos se aproveitam para pregar a tal perseguição religiosa no Brasil. Mas quem está nos perseguindo afinal?

Grupos tais como feministas, homossexuais, ateus, ou quem sabe praticantes de religiões afro brasileiras, ou ainda muçulmanos? Vamos falar claro, no Brasil esses grupos são minoritários e a influencia deles não é tao grande assim que justifique se armar em vez de amar. 

Dou como sugestão para todos os cristãos amar mais e reclamar menos! Tenho consciencia de que os cristãos são perseguidos em muitos paises do mundo, mas eu estou falando para brasileiros e aqui a perseguição é muito pouca. Temos inclusive representantes nas esferas politicas. Nossa bancada evangélica cresceu 14% nas ultimas eleições! 

Mas porque reclamamos tanto? Porque resmungamos de barriga cheia? Na verdade isso não é novidade. Os israelitas reclamaram porque estavam com saudades dos melões do tempo de escravidão no Egito. E com isso, perderam a oportunidade de desfrutar da liberdade conquistada, como podemos ler no capitulo 15 do livro de Números. 

Essa é uma geração de mimados. Nietzsche costuma dizer que nos sonhávamos com um sol que brilhasse para a gente. Mas que com o passar do tempo, ao descobrir que o sol não brilha para nós, que as estrelas não brilham so para nós, que o mundo não gira ao nosso redor, a gente então fica ressentido, achando que nos não somos suficientemente amados e respeitados. Que as pessoas não conseguem enxergar a joia rara que nos somos. Com certeza as coisas hoje em dia estão muito piores do que quando ele chegou a essa conclusão. Hoje em dia, voce não pode falar nada que um monte de pessoas se ofende.

Diante da ofensa, batem o pé e reclamam os seus "direitos". Direto a prosperidade sem trabalho, a vitória sem luta, a cura sem tratamento preventivo e tudo o mais. Direito a colher sem plantar!

Direito de reclamar inclusive para Deus, questionando o porque daquela luta, se somos tão bons que até o seguimos e se tudo que estã nos acontecendo é cul´pa dos outros, nunca nossa.

tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,

  • inveja: 1 Samuel 18:8,9 Então Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram muito, e pensou: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares. Na verdade, o que lhe falta, senão só o reino? Daquele dia em diante, Saul trazia Davi sob suspeita.
Cobiçais e nada conseguis. Matais e invejais, e não podeis obter; brigais e fazeis guerras” (Tg 4.1).
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Dirá a coisa formada ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Romanos 9:20-21)
  • orgulho: Lucas 18:9-14 Jesus disse esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:10 Dois homens subiram ao templo para orar, um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. 11 O fariseu, posto em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças Te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo o que possuo. 13 O cobrador de impostos, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele. Pois qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Se você quer se comparar, compare-se com Jesus:
Isaías 53:2b-4,6b,7-10 
Não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para Ele, nenhuma beleza víamos, para que O desejássemos. Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dEle caso algum. Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; contudo, nós o consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido. 
6b E o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a Sua boca. Pela opressão e pelo juízo foi tirado. E quem pode falar da Sua linhagem? Pois foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo foi Ele atingido. 9Deram-Lhe sepultura com os ímpios, e com o rico na Sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. 10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lO, fazendo-O enfermar; quando a Sua alma se puser por expiação do pecado, verá a Sua posteridade, prolongará os Seus dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na Sua mão. [Ver Isaías capítulo 53.]

Hebreus 4:15 Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Hebreus 12:2-4 Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai Aquele que suportou tal oposição de pecadores contra Si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossos almas. Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado.
... Psychology: Helps people: Egocentrismo: La personalidad egocéntrica
Veja bem, você pode chorar, existe tempo para chorar:
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
Gosto muito de Judas 1:16 que diz: Essas pessoas vivem se queixando, descontentes com a sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse. 
Leia Romanos 5:3: Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
Em Hebreus 11 temos um monte de exemplos de pessoas que adoraram mesmo em meio a lutas e não ficaram pedindo tratamento especial simplesmente por serem adoradores do Deus verdadeiro.  
E diante das reclamações e exigências de previlegios, inicia-se a comparação com outras pessoas. Porem a comparação com outras pessoas pode gerar inveja ou orgulho, dentre outros sentimentos
A murmuração demonstra insatisfação com o criador, Passamos a achar que a nossa justiça é melhor do que a dEle. Que Ele é injusto ao nos dar lutas. 
Se você insiste em reclamar e chorar, chore pelos seus pecados, chore enquanto adora, pois apesar de sermos tão pequenos, Ele nos salvou!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado