A ineficiência da Confissão Positiva


Origem: Esta palavra vem do vocábulo grego gnosis, que significa "conhecimento". O Gnosticismo data do primeiro século da era cristã e ensinava que havia uma verdade especial, mais elevada, acessível somente a um categoria especial de homens.

Definição: É a crença de que se você "profetizar" com "palavras de fé" você pode ter tudo o que quiser. Essa heresia invadiu a igreja cristã. Até ai tudo bem. 

Se você quiser acreditar que você é Adolph Hitler, problema é teu, mas eu te seguir porque você é Hitler, dai o problema passa a ser meu..... 


Kenneth Hagin é considerado o pai desta doutrina. Temos também vários outras pessoas que muito influenciaram, tais como Marilyn Hickey, Kenneth Copeland, Robert Schüller, Benny Hinn, Jorge Tadeu, Joyce Meyers e Valnice Milhomens.
Surgiu juntamente com a teologia da prosperidade, ideia de maldições hereditárias, batalha espiritual, esppiritos territoriais, petc. São doutrinas básicas das igrejas neopentecostais. então, se ão quisessemos seguir uma igreja com esses pensamentos, bastaria então a gente escolher uma igreja que não fosse dessa linha teológica e deveria estar tudo bem.

Mero engano: infelizmente hoje em dia, podemos ver traços dessa doutrina nas pregações de muitos pastores de igrejas pentecostais. 
Dá para começar a tremer caso o mensageiro decida falar sobre o vale dos ossos secos. Graças a Deus ainda temos muitos que preferem a Verdade à emoção. Mas existem outros, que ouvindo a mesma mensagem do que você, acabam por cair nessa cilada. 
Outras passagens que são muito usadas para dar base nessa baboseira é a passagem de Marcos 11:23,24, quando fala que se voce crer, pode lançar a montanha ao mar pelo seu simles falar. 

Em A língua, uma força criativa (1976) Charles Capps, ensina que existem poderosas palavras "espirituais". Tais palavras, que são palavras comuns, podem, em determinadas circunstâncias, tornar-se veículos para poder criativo ou sobrenatural.

Quando as palavras espirituais "preenchidas pela fé" são faladas como palavras de poder, elas podem alterar o mundo físico e espiritual. Capps diz: "Você vê que há mais do que apenas dizer isso. As palavras devem ser originárias do homem interior, onde o poder espiritual é liberado através das palavras".

Ele continua afirmando que "as palavras espirituais podem controlar o mundo espiritual e o mundo físico. Porque as próprias palavras têm poder, elas trabalharão tanto para Deus quanto para o homem da mesma forma". 
O que Capps está aludindo na declaração acima é o seu ensinamento de que, desde Deus, "pela fé" (usando palavras) falou esse mundo físico na existência; o crente, usando a fé, pode fazer o mesmo. Ou seja, o crente pode falar sobre a existência. 
No entanto, a Palavra de Deus já é "rápida e poderosa" (Hebreus 4:12), e é referida como a "Palavra de Vida" (fFilipenses 2:16). Não é necessário ativá-lo falando palavras de fé como se estivesse dormindo ou morto! Pelo contrário, o ouvir a palavra "viva" leva  à salvação através da fé em Cristo. (Romanos 10:17)


O Dr. McConnell, em seu livro, Um Evangelho Difícil , traça diretamente a origem das leis espirituais ensinadas em confissão positiva à metafísica de EW Kenyon, um homem de 50 a 60 anos atrás, cuja teologia era a da Ciência Cristã Pentecostal ( Um Evangelho Diferente , pp. 3-56).

McConnell registra Kenneth Copeland em As leis da prosperidade (pág. 98) dizendo: "Você pode ter o que você diz! Na verdade, o que você está dizendo é exatamente o que você está recebendo agora. 

Para os cristãos, as palavras e a fé são importantes, mas há um limite para o que as palavras podem fazer.

Pode ajudar ou ferir um amigo íntimo ou um estranho total pelo que se diz, mas tratar as palavras como se fossem algumas armas de "guerras estelares" pela qual alguém altera ou manipula a realidade não é bíblico, mas totalmente místico. 

Se alguém pudesse mudar a realidade pelo poder das palavras faladas, então isso colocaria o homem no mesmo nível com Deus. Isso é exatamente o que os professores da "confissão positiva", ou movimento de fé de palavras, afirmam.

O próprio Deus nos disse que Ele falou a criação na existência (Gênesis 1). Ele não deu esse poder a mais ninguém!

mais informações: 
http://bereianos.blogspot.com.br/2013/06/igrejas-neopentecostais-e-doutrina-da.html
http://www.watchman.org/articles/other-religious-topics/positive-confession/
https://www.gotquestions.org/positive-confession.html
http://bereianos.blogspot.com.br/2014/08/calvino-fe-e-confissao-positiva.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado