Onde posso exercer meu ministério cristão?

Quando falamos de igreja para um cristão, automaticamente se pensa num prédio com uma cruz. Mas não é essa a igreja a qual Cristo se refere.
A igreja na verdade sou eu e você. a igreja é constituida de pessoas que foram libertas pelo sangue de Jesus. A igreja é constituída por pedras vivas e não por tijolo. 
“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5). 
Somos a família de Deus:
“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22).
Na Bíblia também vemos o termo igreja se referir aos membros do corpo de Cristo, assim como a todo o corpo. 
:“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). 

Jesus não está falando da igreja-tijolo, mas do Corpo de Cristo formado por pessoas vivas.  “...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). 

Também pode ser usada para descrever a reunião de cristãos de uma certa região. Seriam as igrejas locais. 
 “...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Romanos 16:5). I

É muito louvavel que os irmãos se reúnam na igreja local ou igreja-tijolo.
Na época de Jesus essas reuniões se davam nas casas dos cristãos e não em prédios separados para esse fim, mas compreendo que hoje em dia é mais complicado abrir as portas de tua casa para muitas pessoas. Esse é um preço a ser pago no mndo contemporâneo onde a desconfiança e o medo perneia a muitos. 

Maso que mais entristece é  constatar que muitas pessoas agem como se a igreja-local fosse o único local onde podemos exercer o ministério dado para nós. Agem como se apenas durante o momento do culto fossemos uteis ao reino. que se você não for na igreja naquela semana, você está colocando o mundo acima do reino. Nem que seja porque você ficou cuidando de uma criança que ficou doente e sem poder sair de casa, ou quem sabe porque voce tinha que passar uma pilha de roupa para passar a fim de sua família poder se apresentar decentemente no emprego. Ou quem sabe porque voc\ê estava tremendamente cansado após trabalhar 12 horas seguidas e só queria descansar. 
Detalhe: sem fanatismo religioso por favor, mas imprevistos acontecem....
Parece mais que a igreja-tijolo se transformou numa linha de produção e que nós somos a mão de obra que trabalha nos horários do culto, tendo que bater a folha de ponto com exatidão para não ser punido. 
Isso acaba por causar pessoas totalmente fanatizadas e escravizadas por um religião, um sistema humano, que nos transforma de servos de Cristo a meros trabalhadores de uma denominação.
Adoram apenas na igreja-tijolo, oram apenas na igreja-tijolo, servem apenas na igreja-tijolo, ofertam apenas na igreja-tijolo, amam apenas na igreja-tijolo, pregam apenas na igreja-tijolo, leem a Bíblia apenas na igreja-tijolo, etc, etc, etc, 
Para mim isto começa a parecer mais uma idolatria a igreja-tijolo. Tiram Jesus de foco e colocam as paredes. 
Sinto muito aos religiosos, mas o ministério cristão é muito mais do que isso. O ministério cristão é exercido onde a igreja-corpo está:  na tua escola, no teu serviço, no teu carro e principalmente na tua família. 
Servindo a tua familia, dando testemunho de amor a tua familia, cuidando de todos, orando no teu quarto com teu marido, teus filhos ou até mesmo só, dando exemplo na direção do teu carro... Esse é o verdadeiro ministério do cristão!
IGREJA É ORGANISMO E  NÃO ORGANIZAÇÃO
Cristo deixa bem claro que não existe salvação em nenhum outro nome (Atos 4:12). Isso significa que não existe salvação na Assembleia, na Quadrangular, na Batista, na Deus é Amor, etc, etc, etc.
Mesmo que a igreja-tijolo não salve, devemos valorizar o seu papel. Hebreus claramente fala sobre a importancia de congregarmos. (Hebreus 10:23-27)

Outras instruções exigem a nossa participação nas reuniões da igreja para participar da Ceia do Senhor (1 Coríntios 11:17-34; cf. Atos 20:7), para juntar ofertas (1 Coríntios 16:1-3; Atos 4:36-37; 5:1-2) e para resolver questões de pecado na congregação (1 Coríntios 5:4-5). 
Discípulos de Cristo se juntam, também, para cantar hinos de louvor e edificação (Efésios 5:19-21) e para ensinar a palavra do Senhor (1 Coríntios 14:26).
Pessoas que negligenciam estas responsabilidades, não participando dos cultos da congregação, desobedecem a Deus. Pecam contra os irmãos e contra o Senhor.
Seja fiel na sua participação em uma congregação local. E não deixe de examinar tudo para verificar que a igreja onde você congrega esteja realmente agradando a Deus em doutrina e prática (1 Tessalonicenses 5:21-22).

Mais estudos:

https://www.estudosdabiblia.net/a14.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado