O que fazer em meio à lutas?


Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Tess. 5:18


Ao longo de nossas vidas, todos nós experimentaremos uma luta de um tipo ou de outro. Não estamos sozinhos quando encontramos desgosto, morte ou doença. Mas quando o pior dos tempos vem, quando somos forçados a enfrentar esses ensaios, nosso objetivo não deve ser tentar sorrir para eles , ignorar a dor e o sofrimento, ou empurrá-los para um lugar profundo e escuro.
Então, qual deve ser o nosso objetivo?
É fácil entrar em pânico no meio da tempestade como fizeram os discípulos no barco - quando, com as mentes vazias, esquecemos quem é do nosso lado e assume o pior absoluto. Mas o pânico não pode ser nosso próximo passo. Na verdade, o pânico geralmente nos impede de seguir os próximos passos.
Encontramos alguém culpado, seja Deus ou médicos ou outros, e culpamos a eles durante o nosso dia. Se o deixarmos, a amargura logo infecta e destrói nossas vidas. Isso transforma nossas situações trágicas em algo muito pior, vidas não vividas ao máximo. Ignorando o plano maior que Deus tem no trabalho, usamos amargura como um peso que nos impede de avançar ou realizar qualquer coisa.
O que fazemos, então? Que ações ou etapas podemos tomar quando tudo parece perdido e horrível? Em nenhuma parte da Bíblia, Deus promete uma jornada segura. Em nenhum lugar afirma que há um botão mágico que ele pode empurrar para tirar toda a nossa dor e libertar-nos da nossa luta. Não conta histórias sobre indivíduos que ignoram a vida completamente ilesos. Isso não é assim como funciona.

Se você está procurando os próximos passos em meio a sua tempestade, aqui estão algumas maneiras práticas de lidar com essa realidade:

1. Lembre-se de que Deus está com você. Ele nunca vai deixar ou abandonar você.
Temos que lembrar que Deus está ao nosso lado. Nós sabemos disso pelas últimas palavras de Jesus em Mateus 28:20. "E certamente estou com você sempre", promete, "até o fim da era". Esta afirmação revela que Jesus está conosco hoje, não importa o que, lutando nossas batalhas conosco. Ele está bem do nosso lado.
Eu sei que Ele está disposto a ficar perto de mim e me confortar enquanto eu lidar com as circunstâncias da nossa família, e Ele está disposto a fazer o mesmo por você. Ele não vai deixar você. Ele não vai abandonar você. Para se proteger a si mesmo e aos outros, você deve se lembrar dessa importante verdade.
2. Louvar a Deus antes de prosseguir.  Louve-o antes que o milagre apareça.
Este próximo passo pode parecer estranho. Quando os ensaios atingem, se Deus entrará na equação para você, sua reação natural provavelmente não o adorará. Você pode recorrer a Ele com vulnerabilidade, gritar com Ele, colocar seus problemas todos na linha, e geralmente exibir suas frustrações para Ele sobre sua tempestade. Eu realmente acredito que não há nada de errado com isso, mas não se concentre apenas no negativo ou deixe essa frustração ocupar todo seu tempo com Deus, especialmente se você tem um relacionamento com ele.
Como você se lembra do Deus ao seu lado e de todas as Suas qualidades incríveis - Seu amor, Sua graça e Seu poder - Agradeça e o louve por eles!
Siga as palavras de 1 Tessalonicenses 5:18:
Em tudo dê graças; pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para você.
Mesmo antes do seu milagre ter ocorrido, você precisa louvar a Deus. Não espere até que Ele tenha feito alguma coisa. Em vez disso, louvem-no por quem ele é e quem ele sempre será. Muitas vezes, quando escolhi fazer isso durante a batalha da minha família com o distúrbio do cérebro da Geórgia, achei muito mais fácil lidar com isso. Eu acho minha mudança de perspectiva. A amargura e o pânico desaparecem quando você louve e agradece a Deus por quem ele é antes mesmo de seu milagre.

3. Envolva-se com pessoas que falarão sobre você e sua situação.
Os "aborrecedores" sempre têm algo negativo e horrível para dizer. Você conhece aqueles. Muitas vezes, eles são mais fáceis de recorrer quando você quer se sentar em sua situação horrível e realmente não quer uma saída.
É tão crucial que você não se dirija a essas pessoas na sua hora de necessidade. Em vez disso, encontre as líderes de torcida. Encontre as pessoas que falarão palavras de esperança, encorajamento e vida quando você mais precisar delas. Encontre as pessoas que Proverbios 27:17 descreve:
À medida que o ferro afia o ferro, então uma pessoa aguça outra.
Você já está agarrando você? Você tem pessoas ao seu redor que gostam de sonhar grandes, que sorriem e riem muito, que sempre sabem exatamente o que dizer? Existe alguém ao seu lado que tende a ter mais fé do que outros e diz "Você irá" em vez de "Você nunca"?
Eu encorajo você a dar uma olhada séria em sua vida. Pense em todos os relacionamentos que você tem. Que tipos de amigos são esses? Você está cercando-se com odiadores, ou você está se cercando com líderes de torcida?
A comunidade em torno de Julia e eu ajudou tremendamente em nossa situação. Temos a sorte de ter muitos amigos que nos encorajam, nos fazem rir e nos trazem a vida. Podemos conversar com esses amigos sobre a Geórgia e sobre a tristeza em nossas vidas, e sempre nos deixamos sentir melhor sobre tudo. Eles foram um dos aspectos mais inestimáveis ​​dessa jornada. Não tenho certeza de como sobreviveremos sem eles.
Quem está encorajando você?
4. Não fique amargo; anime-se.
A verdade é que ensaios, embora horríveis para suportar, muitas vezes podem nos ensinar uma tonelada. Podemos aprender com eles e até mesmo sair deles como seres humanos melhores.
Quer ganhar nova empatia e compaixão pelos outros ou aprender a confiar mais e mais em Deus, é possível sair da sua situação mais forte, saudável e melhor. A amargura só irá impedi-lo de chegar lá.
Mais uma vez, este passo prático envolve não distanciar-se dos outros e não reavivar sua situação uma e outra vez sozinho. É importante ter uma perspectiva sólida do julgamento que você está aguardando. Encontrei duas estratégias que funcionam ao lutar para obter uma perspectiva saudável da minha circunstância.
O primeiro é o processamento com outras pessoas. É aqui que a vulnerabilidade desempenha novamente um papel importante. Estamos destinados a suportar ensaios juntos e em comunidade. Cada pessoa tem sua própria opinião sobre a sua situação, e quanto mais você fala com os outros e ouça o que eles têm a dizer, mais bem entendido será a sua compreensão sobre a sua circunstância.
O segundo é o jornal. Escrever o que estou passando me ajudou a processar e a compreender melhor a minha situação. Se eu anotar minhas emoções e pensamentos em momentos sombrios, então posso afastar-me e lê-los mais tarde, desta vez visualizando-os com olhos ligeiramente diferentes. É incrível ler uma entrada do dia anterior quando pensei que o mundo estava terminando e descobriu que no dia seguinte eu me sinto muito diferente e ver minha situação de forma muito mais racional

5. Não deixe o inimigo convencê-lo de que você é o único a atravessar algo.
O inimigo gosta de entrar em seus pensamentos quando surgem dificuldades. Ele gosta de sussurrar coisas como, "Ninguém realmente entende o que está passando. Você tem isso pior do que todos os outros. "Desconfie de esta armadilha. Se você se deixar acreditar que você é o único a atravessar algo, perderá a capacidade de ter compaixão e piedade para os outros.
Todos estamos passando por nossas próprias lutas, dores e dificuldades. Deixe a sua situação aumentar apenas a empatia que sente pelos outros. Não deixe isolá-lo.
6. Tenha perspectiva.

Mais uma vez, este passo prático envolve não distanciar-se dos outros e não reavivar sua situação uma e outra vez sozinho. É importante ter uma perspectiva sólida do julgamento que você está aguardando. Encontrei duas estratégias que funcionam ao lutar para obter uma perspectiva saudável da minha circunstância.
O primeiro é o processamento com outras pessoas. É aqui que a vulnerabilidade desempenha novamente um papel importante. Estamos destinados a suportar ensaios juntos e em comunidade. Cada pessoa tem sua própria opinião sobre a sua situação, e quanto mais você fala com os outros e ouça o que eles têm a dizer, mais bem entendido será a sua compreensão sobre a sua circunstância.
O segundo é o jornal. Escrever o que estou passando me ajudou a processar e a compreender melhor a minha situação. Se eu anotar minhas emoções e pensamentos em momentos sombrios, então posso afastar-me e lê-los mais tarde, desta vez visualizando-os com olhos ligeiramente diferentes. É incrível ler uma entrada do dia anterior quando pensei que o mundo estava terminando e descobriu que no dia seguinte eu me sinto muito diferente e ver minha situação de forma muito mais racional

7. Não tome decisões de vida importantes até se acalmar, beber um pouco de água e ter  uma boa noite de sono.
O resto é tão essencial. É evidente em Gênesis que o descanso foi mesmo importante para Deus, que escolheu descansar depois que Ele criou a Terra.
Se você é alguém que, ao enfrentar algo ruim ou sofrendo um conflito, entra imediatamente no modo de solução de problemas e procura a solução, o meu conselho para você é diminuir a velocidade. Muitas vezes é bom em momentos difíceis começar a resolver problemas imediatamente, mas às vezes, quando a notícia não ameaça a vida, não devemos responder de imediato com um plano de ação. Quando descobrimos que o cérebro da nossa filha não está se desenvolvendo, ou quando nos machucamos as palavras de outra pessoa ou nos encontramos com um argumento com o nosso chefe, geralmente sentimos uma série de emoções muito grandes e muito reais. Essas emoções podem incluir qualquer coisa, desde raiva até tristeza até frustração em pânico e ansiedade. Quando as emoções estão bombeando através de nossos sistemas a cem milhas por hora, não é o melhor momento para tomar decisões importantes da vida.
É importante manter a calma nesses momentos.










* * *

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado