Vontade Preceptiva, Decretativa, Oculta e Revelada de Deus

Vonteade Decretativa , soberana ou absoluta:  é a vontade pela qual Ele ordena com soberania tudo o que acontece desde a criação do mundo. Ela não poderá ser frustrada. e está sempre sob o controle. O minimo que tem que acontecer é ele permitir que aquilo ocorra, como no exemplo das aflições de Jó. Mesmo que Ele permita que algo aconteça, sempre terá o poder para intervir e evitar a ocorrência dos fatos.  Demonstramos a nossa fé ao confiar que se Ele prometeu, Ele irá cumprir. com isso, devemos descansar em Sua promessa. 


20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
21 a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
Efésios 3:20,21


Vontade preceptativa: É revelada pela sua Lei. Por exemplo, Ele mandou que não tenhamos outros deuses diante de nós, que a gente se arrependa, que a gente não roube, mate, adultere. Pela sua vontade Ele quer que todos nós sejamos salvos. Essa é Sua vontade preceptiva. Apesar de ser vontade dEle, nem sempre será cumprida. 
Temos a capacidade de obstruir a vontade preceptiva de Deus, fazendo a "nossa vontade". Assim, Deus permite que venhemos a pecar, através da sua vontade preceptiva. 
Era necessãrio, portanto era da vontade decretativa de Deus que Jesus morresse na cruz, mas foi vontade preceptiva que Judas o traísse e se matasse. Ou seja, sua vontade nós dá o poder para pecar, mas não o direito de faze-lo. 

Usando outra qualificação podemos ainda dividir em: 

Vontade Revelada: É a Palavra de Deus, contida na Bíblia

Vontade Oculta: como a própria palavra "oculta" diz, essa vontade ficará oculta até que Ele decida revelar. Então não adianta querer descobrir e é importante termos bom senso de sabermos nos calar quando Deus permance em silêncio sobre algo. 
Muitas vezes queremos saber qual é a vontade de Deus para as nossas vidas. Vendo a Bíblia podemos ver a vontade revelada. Mas se estamos querendo saber a verdade oculta, estamos perdendo tempo. Ela não é de nossa conta. E o Senhor tem horror à adivinhação.... Se Ele não quer revelar a Sua vontade oculta, é melhor nos calarmos para não incorrer em pecado.

Infelizmente é que muitas vezes temos vistos em pulpitos, que para agradar as pessoas que lá estão, derramam bençãos sem fim, mesmo que Deus nada tenha falado. 

Sábio da nossa parte   seguir o conselho de João Calvino; "Quando Deus facha seus santos lábios, eu desisto de inquirir".





Comentários

  1. Gratidão pelo artigo ! é um estudo difícil mas esse texto deixou tudo mais claro e simples !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado