Salmo 22 - Touros de Basã me cercaram


"Fortes touros de Basã me cercaram" Sl  22:12


Jesus se entregou, e tudo foi predito nas Escrituras. Isso é o que Jesus disse aos discípulos na estrada:
Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!
Lucas 24:25

Vamos olhar o Salmo 22 e as profecias da vinda do Messias contida neste salmo:
A primeira linha do Salmo 22, aqui está:

Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste

Salmos 22:1



Estas são as palavras idênticas ao que Jesus disse na cruz, e está registrada em Mateus 27. 

Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? " que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? "
Mateus 27:46


Ele sabia que estava cumprindo o que David disse milhares de anos antes do evento. Você tem que manter isso em mente. Salmo 22 foi escrito mil anos antes do evento.
O Salmo ainda descreve em detalhes o que as pessoas ao redor da cruz vão estar dizendo para o Messias como Ele está morrendo. E ele diz: "Todos aqueles que me ver me ridicularizar. Eles atiram para fora o lábio. Eles abanam a cabeça, dizendo:" Confiou no Senhor. Que Ele resgatá-lo. Que ele o livre, já que Ele se deleita nele. "
Vamos ao que realmente aconteceu, conforme registrado no Evangelho de Mateus. 

Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos zombavam dele,
dizendo: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele.
Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: ‘Sou o Filho de Deus! ’ "
Igualmente o insultavam os ladrões que haviam sido crucificados com ele.
Mateus 27:41-44
Lembre-se  do Salmo 22. "Ele confiou em Deus. Que Ele O entregue agora, se Ele O possuir. Porque Ele disse: 'Eu sou o Filho de Deus'.

Você pode imaginar, um salmista mil anos antes de realmente acontecer? Aconteceu descrevendo exatamente o que as pessoas vão dizer a Jesus quando Ele está pendurado na cruz? Isso confunde sua mente. Aqui está o filho de Davi - esse é um dos títulos messiânicos de Jesus, filho de Davi - e aqui está Davi no Salmo 22 descrevendo sua paixão, descrevendo como as pessoas iriam zombar dele.

 Salmo 22: 12-13.: Eu tenho estudado esse salmo a muito tempo longo tempo, e finalmente consegui em uma tradução hebraica, uma tradução ortodoxa rabínica de um grupo chamado Art Scroll, de Nova York. 

 "Muitos touros me cercaram. Fortes touros de Bashan me cercaram." Bashan é um lugar em Israel onde eles têm pastagens muito boas. E assim os touros ficam grandes e robustos.  Ocorreu-me que aqui está uma descrição visual de soldados romanos corpulentos que estavam responsáveis pela  crucificação do Messias. 

O detalhe fica ainda mais surpreendente.

Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.
Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.
Salmos 22:12-13


Mas ainda
 mais importante, essa palavra aqui "eles me rodearam". A tradução hebraica é na verdade "coroada". E foi traduzido para o inglês "cercado, rodeado". Mas "touros fortes de Basã me coroaram". Esta é uma forte imagem visual da coroa de espinhos. 


'Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e reuniram toda a tropa ao seu redor.
Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho;
fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: "Salve, rei dos judeus! "
Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça."
Mateus 27:27-30

Veja agora outra parte:
Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.
Salmos 22:15


Uma das coisas sobre a crucificação de sinal é que o corpo literalmente desidrata, seca. O fluido começa a recolher-se nas pernas e nas extremidades. E, literalmente, a boca, a língua começa a se apegar ao telhado de sua boca. 
Você npode imaginar a sede que Jesus sentiu na crucificação?
Mil anos antes, o salmista previu o que iria acontecer com o Messias quando  Ele estava pendurado na cruz. 

"Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: "Tenho sede".
Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus."

João 19:28,29


.Jesus sabia o que estava escrito no Salmo 22. Ele sabia o que iria sofrer antes mesmo de ir para a cruz e que estaria se cumprindo o Salmo 22. 
O salmista  descreve como crucificação acontece. 
"Eles furaram minhas mãos e meus pés." Sabemos que isso aconteceu com Jesus, porque o incrédulo Tomé disse: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos pregos e colocar o dedo na impressão da unha e coloquei minha mão no seu lado, não acreditarei". Mais uma vez, tudo predito pelo rei Davi mil anos antes do evento.
Ele ainda cita  o detalhe dos soldados que jogam por suas roupas e como eles estão indo para fazê-lo. 
"Eles olham e olhar para mim." Em seguida, ele diz: "Eles dividem as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes." 
Agora, se você vai tirar a sorte, como você vai dividir? Há duas partes para isso. 

João nos diz: "Então, os soldados, quando eles tinham crucificado Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram delas quatro partes." Eles dividiram para cada soldado uma parte e também a túnica. Agora, a túnica era sem costura, tecida de alto em uma peça, uma peça muito valiosa de roupas naqueles dias. Eles não queria cortá-la. Então eles decidiram, "Não vamos rasgá-lo, mas lancemos sortes para ele de quem será". Você pode imaginar o detalhe de que a profecia de mil anos antes do evento, dizendo que não só é ele que vai ser dividido, mas não vai ser uma peça de roupa que eles não vão se dividir, e eles vão lançaram sortes para que um.
Tenha em mente t que David escreveu este mil anos antes da morte de Jesus, e crucificação não tinha sido inventado ainda. Portanto, não havia nada para David ter uma referência acerca de mãos e pés sendo perfurados, ou pendurado em uma cruz até que  estivesse desidratado e com fome e que gritasse: 
 "Meu Deus. Meu Deus, por que me desamparaste? "Não havia nenhuma maneira para ele saber que os soldados estavam indo para jogar para as suas roupas. A profecia é tão específica, e isso aconteceu mil anos antes da crucificação.
Mas há uma parte dessa profecia que ainda não foi cumprida, e cabe a nós  que isso venha a se realizar. 

Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,
pois do Senhor é o reino; ele governa as nações.
Salmos 22:27,28

Aqui está a profecia messiânica final, que toda a terra se prostrará diante dEle.

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados".
Marcos 16:15-18


Compete a nós pregar as boas novas e então todos os confins da terra ouvirão e conherão ao Senhor. Todos virão e o adorarão ao nosso Senhor e Salvador. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado