Somos Trinos - Deus e a epigenética



INTRODUÇÃO
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12
Somos trinos: corpo alma e espirito
Alma: Mateus 16:26 – “Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma”?
Nos fomos construídos a imagem e semelhança de Deus. Ele é nosso criador. Ele edificou a nossa casa, somos templo dEle, somos morada dEle.
Hebreus 3:4 Pois toda casa tem um construtor, mas Deus é o construtor de todas as coisas.
Da menor célula que existe no mundo a maior,  toda casa é construída por alguém, a obra de Deus é evidente.  Agora vou sair um pouco do que tradicionalmente se chama Palavra de Deus e vou para a ciência. É hoje eu quero falar um pouco sobre a genética e Deus.E volto a frisar tradicionalmente, pois Deus é o criador de tudo, inclusive da matéria de estudo da ciência. N]ão devemos isolar Deus em caixas, dizendo que isto é dele e isto não é. Tudo pe dele. Se lermos o livro de levíticos, temos a historia da formação das famílias, da genética do povo.

PRIMEIRA PARTE – O QUE É A GENÉTICA

 O que é genética? É a ciência que estuda a nossa hereditariedade. Porque eu tenho olho castanho se meu irmão tem olho verde e minha irmã tem olho azul? Porque o Cristiano é hiper claro se os irmãos dele são morenos.
Todas estas características estão armazenadas no nosso genoma, que funciona como a memoria de nosso celular.
Temos também as características não herdadas porem adquiridas.  Por exemplo, você sabia que a ingestão de álcool na gravidez pode provocar uma doença denominada Sindrome Fetal Alcoólica, que tem como alguns dos sintomas disfunção renal, pulmonar, cardíaca, deficiência visual, auditiva, infertilidade, atraso mental, etc?
Você sabia que já foi provado que o alto índice de Transtorno de Déficit de Atenção registrado hoje em dia nas crianças pode ser causado pelo uso de crack tanto pelo pai como pela mãe? Essas são as características genéticas adquiridas.

O que é epigenética?

Neste meio, temos o estuda da epigenéticas.  Nossa dieta, nutrição, tabagismo ou abuso por parte dos pais podem afetar a saúde de seus filhos, netos e talvez bisnetos. Os efeitos na saúde de um comportamento alegre ou depressivo,  ou da exposição a uma toxina podem durar gerações. A maneira como tratamos outras pessoas pode causar alterações epigenéticas que afetam a pessoa e  a seus descendentes.
Então com o estudo da epigenéticas, consigo entender porque meus filhos não chegaram a 1,80 apesar de todos os pais e seus antecedentes serem altos. Provavelmente alguma alteração no ambiente em que foram criados influenciou no seu genoma e ele ficou apenas com 1,76.  E esta alteração provavelmente será transmitida aos filhos dele, formando uma geração mais baixa a não ser que haja outra alteração ambiental que provoque o contrário.
As alterações químicas que são provocadas em nosso organismo pelo cigarro, pelo álcool, pela nossa dieta, pelos remédios que nós tomamos, sejam eles com receita médica ou não, estão provocando alterações genéticas que irão influenciar os nossos filhos, netos e bisnetos.

SEGUNDA PARTE – A GENÉTICA E DEUS

O que tudo isto tem a ver com Deus? Tudo, pois muitas vezes estamos auxiliando a destruir as pessoas que vivem ao nosso redor.
O inimigo veio para roubar e matar e destruir, mas muitas vezes somos nós que matamos as chances de nossa família crescer, roubamos momentos de alegria dos que estão próximos de nós e destruímos as chances de nossos descendentes terem uma vida saudável, sem riscos de diabetes, pressão alta, colesterol alterado, más formações.
Tudo o que plantamos será colhido. Não adianta ficar clamando para Deus: Senhor, cura a minha diabete, se no café da manhã você como dois pãezinhos lotado de margarina, que não passa de um plástico industrializado, junto com um copo de café com leite de má qualidade super doce. 
Estudos comprovam que a depressão, crises de ansiedade e pânico são muito comuns em adultos que foram criados por adultos que já apresentavam estes distúrbios, mesmo que estes adultos não fossem os seus pais biológicos. Ou seja, o meio ambiente no qual criamos nossos filhos irão influenciar a maneira deles encararem os desafios, provocando alterações no corpo e na alma.
E o que Deus tem a ver com isto? Tudo.

Nosso comportamento diante da família: agressividade permissividade

Dizemos que família é projeto de Deus, mas falamos mal de nossos maridos para a vizinha. Com isso, o que estamos produzindo nos nossos maridos???
Dizemos que nossos filhos são herança de Deus, mas quando os corrigimos, xingamos dizendo que a gente não mais os suporta? Isto tudo provoca neles reações químicas que impedem a produção de endorfina, o hormônio do prazer. .E também a diminuição da produção da  Noradrenalina, que provoca a depressão profunda, transtorno bipolar, e o transtorno de obsessão compulsiva, dentre outros.
Ou então nos viramos em dez mil para satisfazermos todas as vontades deles e criamos adultos mimados, que não sabem enfrentar a frustração e a perda, com tendência ao uso de drogas químicas, pois acham que a vida deve ser uma constante alegria. E sinto muito dizer, mas o evangelho que garante a vitória sobre tudo e todos simplesmente pelo fato de sermos cristãos, auxilia a criação desta geração mimada, que não quer saber de lutar pois “em tudos somos mais do vencedores” sem olhar o contexto em que esta palavra foi dita.
Vamos ver:
O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte?
Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro”.
Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.
E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes,
nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:35-39
Vamos para um lado mais prático? A Palavra é e está em Deus. Nos fomos feitos a imagem de Deus. Porém nossa carne se corrompeu com o pecado, provocando alteração no ambiente, na alimentação, na vida dos ser humano.
Porém temos a genética criada por Deus e quando nos aproximamos dEle, podemos sentir os efeitos benéficos deste relacionamento.
E mais ainda, quando enxergamos a responsabilidade sobre o bem estar do outro que a epigenetic enfatiaa, podemos  se conectar a outro grande comando bíblico:
…Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22.39
Conforme voce destrói o teu corpo, voce está destruindo o corpo de seus descendentes. Conforme voce constrói bons relacionamentos voce esta edificando o corpo de Cristo.
Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus.
Não ofendam nem os judeus, nem os gentios, nem a igreja de Deus, assim como também eu procuro agradar a todos em tudo que faço. Não faço apenas o que é melhor para mim; faço o que é melhor para os outros, a fim de que muitos sejam salvos. 1 Coríntios 10:31-33
Tudo o que a gente faz é para a glória de Deus. Como estamos glorificando a Deus se estamos nos entupindo de remédio, de comida, de religiosidade?
“De que adianta jejuar, se continuam a brigar e discutir? Com esse tipo de jejum, não ouvirei suas orações.
Vocês se humilham ao cumprir os rituais: curvam a cabeça, como junco ao vento, vestem-se de pano de saco e cobrem-se de cinzas. É isso que chamam de jejum? Acreditam mesmo que agradará o Senhor? Isaías 58:4,5
O nosso comportamento diante de Deus influenciará a maneira que as pessoas ao nosso redor se relacionaram com Deus. Voce enfatiza a justiça ou a graça de Deus? Meu conselho é: fale das duas na igual medida.

TERCEIRA PARTE: COMO VENCER TUDO ISTO?

Como conseguirmos largar mão das atitudes que estão prejudicando a mim, a minha família, a minha comunidade, ao meu pais?
Somente pelo Espirito Santo.
Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos. Hebreus 4:12
Enfatizo agora a graça de Deus, que penetrando entre o nosso espirito e nossas emoções, mostra que somente Ele para nos fazer andar pelos caminhos corretos. Na nossa força não somos capazes.
A graça é Deus escolhendo nos abençoar em vez de nos amaldiçoar como nosso pecado merece. É a Sua benevolência para com os que não merecem. E nós podemos estender esta graça aos outros. Abençoar em vez de amaldiçoar.
Como a graça lida com o pecado? Deus está disposto a perdoar o pecado pela sua bondade.  Pela graça de Deus, não estamos mais sob condenação, o que não significa que o pecado é um problema que podemos esquecer.

O dano precisa ser reparado

Paulo disse que alguns dos cristãos de Corinto haviam sido perdoados de pecados como adultério, homossexualidade e embriaguez (1 Coríntios 6: 9-11).
Esses e outros pecados causam doenças e ruína do corpo e da alma.  Esses pecados ocasionam problemas familiares e sociais, tais como perda de emprego e miséria.  Mesmo depois que a graça de Deus é aplicada e os pecados são perdoados, esse tipo de dano continua a sobrecarregar as vítimas do pecado.
Portanto, descobrimos que os pecadores perdoados ainda devem oferecer alívio, na medida do possível, pelas mágoas que causaram aos outros. Zaqueu, por exemplo, viu a necessidade disso (Lucas 19: 1-9).
Os pecadores perdoados ainda devem suportar a dor e a responsabilidade das consequências temporais de seus pecados. Obviamente, a graça de Deus está disponível para ajudá-los a fazer isso. O ponto é que a graça de Deus não isenta as pessoas da responsabilidade pelas consequências temporais de seus pecados.

Persistem as tentações

Além disso, a Bíblia adverte até os perdoados, que o pecado "nos envolve tão facilmente" (Hebreus 12: 1). Os pecadores perdoados têm a graça de Deus para ajudar em tempos de tentação (1 Coríntios 10: 12-13, Hebreus 4:16). 
No entanto, eles ainda têm tentações e a força do hábito para enfrentar.
O perdão não tira os velhos hábitos e tentações. Contudo, fornece os meios e o poder para obter a vitória quando lutamos para vencê-los (Romanos 7: 22-25, 8: 1-2).

O diabo ainda é perigoso

A Bíblia diz: "Não dê ao diabo uma oportunidade" (Efésios 4:27). Isso nos adverte que o diabo é oportunista. Quando nossos pecados são perdoados por Deus, o diabo não para de nos esperar.
De fato, o "leão que ruge procurando alguém para devorar" pode concentrar ainda mais sua atenção em nós . (1 Pedro 5: 8)

 O tempo ainda é curto

Deus nos permitiu "espaço para se arrepender" (Apocalipse 2: 20-21) e tempo para conquistar nossos pecados habituais. Esse espaço, concedido pela graça, é inteiramente suficiente, mas, no entanto, é finito. Devemos, portanto, ser encontrados "redimindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5:16).

O portão de Deus permanece aberto

O salmista descreveu a graça de Deus como "a porta do Senhor " (Salmos 118: 19-21). Através deste portão de justiça, podemos entrar em comunhão com Deus.
A promessa desse perdão absoluto é realmente maravilhosa. É maravilhoso aos nossos olhos. Devemos nos regozijar e nos alegrar. Devemos apreciar plenamente a graça de Deus e deixar que nossas vidas reflitam nossa realização de sua glória.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado