Casamentos em Risco - Excesso de Críticas



Em vez de se concentrar nas falhas do seu cônjuge, concentre-se no que ele ou ela faz bem. Deixe suas palavras refletirem a consciência de seus pontos fortes, presentes e contribuições para seu relacionamento e lar. Você ficará surpreso com o modo como seu cônjuge procurará fazer coisas ainda mais positivas em sua presença quando apontar o que é bom, e não o que é ruim. A afirmação ajuda bastante a criar uma atmosfera de aceitação e carinho mútuo.

E se o benefício da dúvida não é o que você faz naturalmente, convém considerar quantas falhas você trouxe para a mesa também. Mostrar graça um para o outro em seu relacionamento matrimonial repousa na verdade fundamental de que o casamento é composto por duas pessoas imperfeitas que procuram viver em harmonia e graça. Falhas abundam, sim. Em todo mundo. Mas eles não precisam dominar seus pensamentos, conversas ou influenciar suas ações. Se a falha estiver em um nível que precise ser resolvido para o bem do relacionamento, resolva-o. Mas expresse suas decepções em um espírito que mostra honra. Lembre-se de não criticar a pessoa e, ao mesmo tempo, trazer à luz um comportamento que lhe causou dor ou preocupação. Depois, uma vez compartilhado, procure uma solução ou abordagem em direção à melhoria juntos. Uma vez decidido, siga em frente.

Embora esses versículos se refiram apenas às mulheres, os princípios neles transcendem o gênero e podem ser aplicados a maridos ou esposas. Eles nos revelam a natureza destrutiva da descoberta de falhas em qualquer casamento:

É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher briguenta. Provérbios 25:24 (NTLH)

A esposa briguenta é como um dia triste em que a chuva não para de cair. Provérbios 27:15

Uma atmosfera de descoberta de falhas destruirá a intimidade de qualquer casamento, seja da esposa ou do marido - ou de ambos. Se isso é algo que você já experimentou em seu casamento, ou faça você mesmo, é melhor procurar sua remoção completamente e procurar maneiras de se construir através do que você pensa, diz e faz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado