A saudação em 2 João 1-4

O que a Verdade é: Jesus Cristo! – SOBRAL POP NEWS
O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem amo na verdade, — e não apenas eu os amo, mas também todos os que conhecem a verdade —
por causa da verdade que permanece em nós e estará conosco para sempre.A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor.Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai.2 João 1:1-4
Uma saudação.v.1-2 À senhora eleita e seus filhos .


Aqui o escritor se identifica como "O idoso". Na tradução para português foi escolhido colocar como "O presbitero".  Presumivelmente, seus leitores sabiam exatamente quem ele era e, desde os primeiros tempos, os cristãos entenderam que este era o apóstolo João que escrevia, que estava com cerca de 90 anos por ocasião desta carta. A tradução como "presbitero" se deu pois este era um cargo exercido exclusivamente por anciãos, mas não devemos levar este termo como um oficio, apenas como uma identificação. 
A carta estava sendo escrita "à senhora eleita e aos seus filhos". Talvez essa fosse uma mulher cristã que João quisesse advertir e incentivar por esta carta. Ou, o termo pode ser uma maneira simbólica de abordar essa congregação em particular. 
João provavelmente não se nomeou, nem a a dama eleita ou seus filhos, porque isso foi escrito durante um período de perseguição. Se a carta fosse interceptada pelas autoridades sabiam para quem foi escrita pelo nome, isso poderia significar a morte dessas pessoas.
A quem amo em verdade, e não apenas eu : quem quer que fosse a mulher eleita , era amada por todos que conheciam a verdade . Se conhecermos e amarmos a verdade, amaremos aqueles que também conhecem e amam a verdade - a verdade que habita em nós também vive em outras pessoas que conhecem a verdade.
Vemos João bastante focado na ideia da verdade, como ele estava em todos os seus escritos. 
Isso mostra que o que une os cristãos não é a compatibilidade social ou política ou educação. Não é se somos tradicionais ou pentecostais. O que nos une é uma verdade comum É por isso que a verdade é importante para os cristãos.
Esta verdade estará conosco para sempre : A verdade não muda. A verdade será verdadeira para sempre , e teremos a verdade para sempre na eternidade. Hoje, muitas pessoas pensam que a verdade muda de idade para idade e de geração em geração, mas a Bíblia sabe que a verdade estará conosco para sempre .
Pois Cristo é a verdade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado