A MULHER CRISTÃ E O CUIDADO CONSIGO MESMA



ILUSTRAÇÃO:

São dez horas da manhã e hoje Maiara não foi trabalhar. Por motivos fora de seu controle, o padrão disse que hoje não teria expediente. Ela não é contratada e o dia que não trabalha, também não ganha. Tudo bem. Maiara vai aproveitar para cuidar de sua casa. 

Sua rotina diária começou as 6 horas da manhã. Acordou cedo e sem nem mesmo conseguir tomar café da manhã, já preparou a mamadeira para a filha caçula, mandou o mais velho se trocar e tomar café e correu para fazer a marmita para o marido levar para o almoço.

A manhã está passando rápida. Já são dez horas da manhã e ela já passou pano na casa toda e está lavando o a segunda maquina de roupa. Debaixo de um sol quente, se multiplica para cuidar das crianças, do cachorro, da mãe que está em sua casa. Não teve tempo ainda nem de pentear o cabelo.... Apenas prendeu num coque alto e continua a cuidar de tudo freneticamente.

Poxa, hoje a Maiara vai conseguir almoçar. Come muito rápido, e toda a limpeza da casa parece que já sumiu. O chão está cheio de arroz e feijão que caiu do prato das crianças. Limpa tudo de novo. 

A tarde está chegando. As crianças estão agitadas e ela decidi sair um pouco com elas para brincar ao livre. Enche o carro com skate, overboard, bicicleta e sai. Após cerca de duas horas volta para casa. Manda tomar banho, dá um lanche, limpa toda a bagunça de novo. Ela está cansada e as crianças ainda tem energia. A noite chega, o marido também. Suas olheiras são visiveis. Sua voz rouca demonstra que não conseguiu parar de falar nem por cinco minutos. Cansada.... Esgotada.... Frustrada....

Vontade de estourar. Se segura, pois logo as crianças vão estar dormindo. A vontade dela é poder tomar um banho longo, relaxante, quem sabe dar um banho de creme no cabelo ou assistir um programa que não seja infantil. 

Acessa a internet e recebe uma avalanche de mensagens de como é bom se cuidar.... A frustração cresce... Após mais de 15 horas acordada e trabalhando sem parar, so quer saber de dormir e desligar, porém sua mente não para... Nem dormir mais consegue. 

As mensagens de motivação continuam a chegar pelas mídias e a frustração aumenta cada vez mais.  Ao pedir conselho para o seu pastor, o que escuta é que precisa se cuidar, mas ninguém diz como....

Escuta que ela é como uma flor que se não for regada, não florescerá.... Que se ela precisa se amar para poder dar amor. A culpa aumenta cada vez mais... Maiara não se ama e seu corpo sente os efeitos de uma alimentação errada e da falta de exercício. Seus cabelos perderam o brilho da adolescência e a sociedade (inclusive a cristã) exige que ela seja bela e perfeita, feliz e realizada, mulher virtuosa que nunca se frustra....

  


Mas o que a Palavra de Deus fala sobre o cuidar de si mesma? 

Em primeiro lugar, nos precisamos salientar que precisamos cuidar de nós mesmas. Tome um bom banho, nutra o seu corpo, sempre que possível, descanse um pouco. Acalme a sua mente, relaxe....


Deus se preocupa com o nosso corpo e não apenas com nosso espírito. 

Em toda a lei do Antigo Testamento, vemos instruções para lavar e limpar.


Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,  Efésios 5:29


O próprio Deus descansou depois de criar o mundo e instituiu o sábado como dia de descanso.


Levamos a imagem de Deus e isso Lhe glorifica quando cuidamos dos corpos que Ele nos deu. 


Mas Deus também nos pede que pensemos nos outros mais do que em nós mesmos 

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Filipenses 2:3


Ele nos pede para carregarmos os fardos uns dos outros. Será que nós temos uma Maiara perda da gente, quem sabe uma irmã, uma sobrinha, uma amiga, uma vizinha! Será que podemos ajudar alguma Maiara?


Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
Gálatas 6:2


Você pode me dizer agora que voce já tem tantaos compromissos, mas o Senhor nos pede para negar a nós mesmos. Jesus dizia a todos: 

"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.

Lucas 9:23,24


Como cristãos, somos chamados a imitar Cristo, que é o exemplo perfeito de abnegação .


Jesus se envolveu em carne, assumindo os limites e fragilidades da humanidade.

Para demonstrar seu amor pelo mundo, ele deixou de lado as glórias do Céu para viver uma vida humana cheia de dor e traição, tortura e morte. 



Esse é o nosso Deus! E à medida que o seguimos, devemos crescer para ser como Ele. 


A mensagem do autocuidado moderna é perigosa porque nos diz que nossos desejos e “necessidades” devem vir primeiro. e a Bíblia chama isto de egoísmo. Temos que nos cuidar, mas temos que pensar no Corpo de Cristo e nos necessitados. 

Seguir a Jesus traz a satisfação e o descanso que procuramos.


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 11:28,29 



O verdadeiro descanso vem de conhecer a Cristo.


No meio de dias agitados ou estressantes, minha alma encontrará descanso na esperança que vem de meu Salvador e não simplesmente numa sessão de massagem. 


Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Salmos 23:2,3



ELE restaura minha alma.

Passar um tempo com Jesus refresca meu coração cansado e me permite dedicar-me ao serviço dos outros.


Ele é o nosso descanso e refrigério e não um banho gelado ou uma ida ao cabelereiro ou ao shopping. 
Muitos valores estão sendo trocado e isto se reflete na nossa rotina. O mundo nos ensina a sermos consumistas e Cristo nos adverte sobre a vaidade. 

O O deleite do banho fresco acaba. A xícara de café para nos dar energia perde o seu efeito, a distração com as redes sociais aceleram a nossa mente. 


Mas o Senhor nos dá o descanso. Embora as coisas que desfrutamos nesta terra sejam passageiras, a alegria que encontramos na presença de Cristo nunca desaparece.


Suas promessas são eternas, eternas para aqueles que o amam. 


Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.
Salmos 16:11


O ter tempo apenas para si propria não é a solução. é apenas um caminho, pois somente encontraremos descanso final e satisfação em Cristo. 

Mas se Jesus é aquele que oferece verdadeiro descanso e satisfação, podemos reservar um tempo para nós mesmos?

Devemos encontrar alegria em coisas como férias ou um bom livro?


Claro! Deus adora dar bons presentes a seus filhos!


Aproveite as bençãos que Deus lhe deu e reconheça que tudo de bom vem dele.


Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
Tiago 1:17

Este mês estamos no Outubro cor de rosa, mês em que são feitas muitas campanhas para que as mulheres realizem os exames para detecção de câncer. Pare de reclamar do sistema de saúde e faça teus exames. Faça a tua parte. 


Poder fazer um exame gratuito pelo sistema de saúde autocuidado é um privilégio que muitas vezes não possuem. Seja grata e pare de reclamar. 


Muitas pessoas em todo o mundo lutam para sobreviver no dia-a-dia.


As pessoas estão sendo perseguidas por sua fé, vivendo na pobreza e lutando para sustentar suas famílias. Muitos países não tem sistema de saúde gratuito e tudo, desde o mais simples exame, tem que ser pago, inclusive países para os quais muitos brasileiros querem se mudar, como os Estados Unidos. 


Um café com leite ou um fim de semana fora nem mesmo são opções  para muitas pessoas.


Enquanto muitas de nós estamos aqui conversando numa reunião on line, crianças estão morrendo de fome. Mulheres estão sendo espancadas. Homens estão sendo decapitados.

Tenha um coração grato até mesmo pelas coisas que parecem que te sufocam!!!! Largue um pouco estas mensagens motivacionais das redes sociais que refletem um mundo irreal e viva a realidade deste mundo. 


É bom lembrar que precisamos ser gratas pelo o que o Senhor nos proporciona e deixarmos um pouco de lado esta eterna insatisfação e procura pela felicidade.  Nossa felicidade tem que estar nEle e não em situações passageiras. 


Prestem atenção, não estou dizendo que não devemos nos cuidar, mas que precisamos cuidar primeiro do que é eterno. Precisamos entender que até mesmo o fato de podermos passar um creme hidratante no corpo é um presente de Deus. 


Aprenda que precisamos aceitar os nossos erros como sendo parte do aprendizado. Aprenda com seus erros e melhor ainda, aprenda com os erros dos outros. Precisamos aprender a sermos gratos. 


Teus pais tem problema com diabete, com colesterol alterado, com obesidade, com depressão, com câncer? Previna com alimentação correta, faça exames periódicos, cuide de seu corpo e de sua alma antes que estes males surjam. 


Podemos usar nossos erros para melhorar ou como algo que nos afundará: você escolhe. 

Diante disto, venho propor um diferente tipo de autocuidado, que vai além de mensagens motivacionais cristãs: 

Você está cansada, desgastada, desanimada?  Pratique o “autocuidado” cuidando de sua alma, de seu espirito e não apenas de seu corpo!


1) Reserve um tempo para ler a Palavra de Deus!


Mergulhe sua mente na esperança e nas promessas encontradas nas Escrituras.


Se você não tiver tempo, ouça uma Bíblia em audio enquanto lava a louça ou dobra a roupa.


Encher sua mente com a verdade irá refrescar e energizar sua alma. 



2) Passe algum tempo em oração.


É na presença de Deus que encontramos alegria e descanso! 



3) Encontre uma comunidade cristã.


É muito importante passar tempo com outros crentes.


Nós precisamos um do outro!


Se você está ocupado e exausto, ir à igreja ou envolver-se em um pequeno grupo pode parecer impossível, mas você pode se surpreender ao ver como os relacionamentos cristãos trazem alegria e conforto para um coração cansado (mesmo para introvertidos ). 


Espero que você não me entenda mal - podemos apreciar os diferentes exemplos de autocuidado que mencionei ao longo deste post.


Deus adora dar presentes aos seus filhos, e devemos agradecê-lo pela maneira como nos abençoa!


Erramos quando começamos a ver esses presentes como necessidades para a felicidade ou mesmo para a sobrevivência nossa ou de nosso casamento. 


Encontre seu descanso e alegria somente em Cristo.



NÃO ARRUME DESCULPAS PARA NÃO SE CUIDAR. VOCE DEVE SER UM PESSOA QUE INFLUENCIA POSITIVAMENTE AS PESSOAS AO TEU REDOR E NÃO SER UMA PESSOA QUE É INFLUENCIADA POR MODISMOS NÃO CRISTÃOS. NÃO SE PREOCUPE APENAS CONSIGO. QUE TAL FICAR COM OS FILHOS DA MAIARA, QUE EU USEI COMO EXEMPLO NO INICIO DESTE TEXTO, PARA QUE ELA TAMBÉM POSSA FAZER OS EXAMES DELA NESTE MÊS DE OUTUBRO ROSA???



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado