Chazown - A visão de Deus para a nossa vida

Leitura Bíblica: 

Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.
Atos 20:24

Reflita: Qual o valor de nossa vida se ela não for de acordo com a visão de Deus?

Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Provérbios 29:18

Chazown — uma palavra Hebraica para visão, é o que Deus tem em mente para a tua vida. A descoberta de teu chazown começa examinando teus valores essenciais, dons espirituais e experiências anteriores. 

Refletir sobre esta palavra nos ajuda a identificar temas comuns, trazer clareza às nossas paixões únicas, e levar-nos ao propósito que Deus tem somente para cada um de nós de forma individual. Vamos então juntos planejar os próximos passos para buscar a visão de Deus - o chazown - para as nossas vidas no momento presente!

Introdução:

A maioria das pessoas leva muito tempo para morrer. Reconheço que esta não é uma maneira muito comum de começar um devocional: falando de morte, mas também entendo que se uma pessoa tem medo da morte, é porque ela não está convicta da sua salvação, porque afinal, se sabemos que nosso destino é estar com Deus, numa vida eterna, para que temermos a morte seja ela do jeito que for? Se estamos convictos de nossa salvação, sabemos que a morte deste nosso corpo físico é simplesmente o caminho para uma vida eterna ao lado de Jesus. 

Mas pense na durabilidade de nossa existência neste mundo. Existem poucos que morrem de repente. Acidentes. Ataques cardíacos. Tiroteios de gangues. Doenças. Quem sabe escorregar no sabonete enquanto toma banho. Esta hipotese pode parecer absurda, mas não impossível. 

Posso dizer que na minha família poucos morreram de velhice. Meu pai morreu atropelado aos 32 anos de idade após escorregar num dia chuvoso na hora que fez o sinal para o ônibus parar. Meu neto morreu de uma síndrome rara com apenas um ano de idade. Minha mãe morreu de COVID neste ano de 2021.  Maneiras diferentes de morrer.... Mas tenho também pessoas que morreram simplesmente porque estavam idosas e morreram com tranquilidade numa cama.  Não podemos nós esquecer que Deus nos conhece desde quando ainda éramos  um embrião. 

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
Salmos 139:13-16

Aqui diz que nossos dias estão traçados. Então vamos nos imaginar assim: morrendo tranquilamente numa cama, de preferencia depois de um culto de adoração maravilhoso. Imagine-se ali, deitado na cama, refletindo sobre capítulos de sua história de vida e se perguntando: 

O que minha vida significou?      Eu realmente fiz diferença?    Para que eu vivi?     Por que era importante que eu existisse?

Aqui está mais uma coisa em que pensar: as decisões que você está tomando hoje são arrumar a cama em que você deitará enquanto morre.  O Chazown de Deus para a nossa vida nos ajuda a  ver a vida de maneira diferente, a maneira pela qual Deus nos via antes de nascermos. 

A palavra visão vem da palavra hebraica chazown (pronuncia-se ka-zón).

Chazown  começa com uma letra que não existe em português, nem mesmo em inglês. Você pronuncia fazendo um som no fundo da garganta, como se estivesse pigarreando e se preparando para cuspir. 

Tente. Diga  agora: chazown! Mas mais importante do que a pronúncia é o significado da palavra - "sonho", "revelação" ou "visão". Onde não há chazown  não existe sonho,  revelação,  visão, nenhum senso de nosso propósito criado - nós simplesmente estamos perecendo em vida.

Onde não há visão de que fomos criado para ter um relacionamento pessoal crescente com o Criador, nossa alma definha e morre.  Onde não há visão de uma família segundo a visão de Deus, você tem 50 por cento de chance de terminar divorciado.

Onde não há visão de que nosso corpo é o templo do Espírito de Deus - propriedade emprestada por Ele - nossa saúde física sofre.

Onde não há visão para um estilo de vida financeiramente sábio, podemos até viver na sociedade mais rica do mundo e ainda assim estar se afogando em dívidas.

Onde não há visão para um trabalho significativo, as pessoas vivem até o fim de seu expediente.  

O objetivo é apenas continuar vivo - pagar as contas, continuar casado, criar filhos honestos, comprar a casa prórpia. Será para isto apenas que vivemos?

Realmente não. Nós fomos feitos para muito mais.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre a visão em três áreas críticas de sua vida, a fim de podermos olhar para algumas de nossas características pessoais.  O proposito deste estudo é  refletir em cada uma destas areas de sua vida por tempo suficiente e em espírito de oração, de modo a descobrir pistas importantes para o destino traçado por Deus para cada um de nós. 

Parte 1. VALORES ESSENCIAIS

Quando Deus nos criou, Ele plantou em nossos corações certas coisas que valorizamos profundamente. Elas estão programadas em nossos corações. Elas são os valores que, se você seguisse o caminho que Deus traçou para nós, se tornariam a força motriz de tua vida. São as coisas pelas quais estaríamos disposto a morrer. Chame-os de valores essenciais.

pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Filipenses 2:13

Alguns valores fundamentais comuns vêm à mente: a necessidade de segurança, amor pela aventura, lealdade ao lar e à família, paixão pela justiça, prazer em cuidar dos outros. Quando estamos em contato com os valores essenciais dados por Deus, isso reorganizará e direcionará nossas energias, nosso tempo e  pensamentos. Se os ignorarmos, mais cedo ou mais tarde a infelicidade virá a tona. Se os identificar e irmos atrás, o potencial será liberado e nos preparará para a realização e o sucesso.

Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Salmos 27:4

Reflita: O que é mais importante na tua vida? O que você não consegue abandonar? Tua resposta é um valor fundamental. É um desejo ou prioridade motriz - talvez diferente de qualquer outra pessoa que você conheça - que Deus colocou dentro de você para ajudá-lo a saber para onde direcionar tua vida. O que é incomum em você? O que você valoriza? Como você descobre seus valores essenciais?

Você pode começar identificando alguns valores bíblicos que se aplicam a todos. Honestidade, compaixão, diligência, paciência, humildade - essas virtudes morais e muitas outras não são opcionais. Eles são o caminho de Deus e levam ao melhor de Deus para todos. Para saber mais sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre essas virtudes universalmente reconhecidas, leia o livro de Provérbios, o Sermão da Montanha de Jesus ou o livro de Tiago. E lembre-se: os valores bíblicos não estão certos porque estão na Bíblia; eles estão na Bíblia porque estão certos.

Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste.
Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você.
O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento. Provérbios 4:5-7

Vamos ser mais específicos.

Continue perguntando a Deus: “Que valores e paixões você colocou em mim? Qual é o projeto personalizado que você gravou no meu coração? ” Ao orar, pergunte-se: "O que me deixa com raiva de uma raiva justa?" e “O que eu amo absolutamente, mais do que qualquer outra coisa?”

Dê a si mesmo algum tempo para pensar sobre isso. Quando uma ideia vier à mente, sugiro que você anote-a num papel.  Pode listar quantas coisas você quiser. Ore sobre eles e de cinco a dez cinco valores principais e anote-os num lugar o qual você pode visualizar e orar por eles. 

Parte 2. DONS E TALENTOS ESPIRITUAIS

A segunda área a explorar para descobrir o teu chazown são os dons e talentos espirituais.  Assim como os valores essenciais foram plantados em você por Deus, os dons também o foram. Ao contrário da maioria dos presentes de Natal que recebeu quando criança, os dons e habilidades de Deus são para você e também para o beneficio dos outros. Eles são especialmente escolhidos para o chazown  para o qual Ele está te chamando.

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.
Romanos 12:6-8


E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
Efésios 4:11,12

Bíblia tem várias listas de talentos e habilidades, mas essas são apenas amostras de uma “lista” muito mais longa e não escrita de dons que Deus distribuiu por toda a humanidade. Você é dotado por Deus. Sabendo disso, onde você se destaca? 

E, por favor, não me venha com essa falsa humildade: "Eu realmente não sou bom em nada." Pare de choramingar pois isto não levará a nada.  

Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Mateus 25:26-28

Seja honesto. No que você é excepcionalmente bom? Você sabe cantar ou dançar? Você é bom em jardinagem? Como você lida com os números? Ou na liderança? Sabe cozinhar? Você adora delegar? Os outros se abrem com você facilmente? Você é engraçado? Você sabe consertar coisas quebradas?

Cada dom e talento que você tem vieram diretamente de Deus para um propósito. E Ele deseja que você os use para beneficiar o corpo de Cristo e ser uma bênção para o mundo. Quais são os dons que Deus deu a você?

Você está no caminho certo para descobrir o chazown  de Deus para sua vida. Você já descobriu teus valores essenciais. Agora, vamos examinar de perto teus dons e habilidades dados por Deus. Seja paciente ao responder a essas perguntas. Não vá muito rápido. Tente obter o máximo de respostas possível.

1. O que você adora fazer? Ou, o que você acha que poderia gostar de fazer se você apenas pensasse um pouco mais? (considere empregos, hobbies, atividades recreativas, qualquer coisa.)

2. O que você faz que parece ter um impacto significativo nos outros?

3. O que você secretamente acredita que pode fazer, mas nunca tentou? 

Uma das melhores maneiras de encontrar seus dons é se envolver em várias atividades e descobrir o que dá certo para você. Quando estiver pronto, registre alguns de seus possíveis dons ou talentos em teu diário, bem como assuma um compromisso com uma oportunidade de servir específica.

Para obter ajuda adicional para descobrir seus dons espirituais, use a avaliação gratuita de dons espirituais disponível "http://www.chazown.com" (em inglês)

Parte 3. EXPERIÊNCIAS DOS  NOSSO PASSADO


Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.   Romanos 8:28

A beleza da expressão “todas as coisas” é que inclui todas as coisas. As coisas boas, as coisas comuns, as coisas não tão boas, as coisas verdadeiramente (na época) horríveis. Deus prometeu usar todos eles para o bem daqueles que amam a Deus e responderam ao chamado para viver o seu chazown para os Seus propósitos.
O passado costuma ter a chave para desbloquear o seu futuro. O que o  passado nós preparou para fazer que não poderíamos - ou não faríamos de outra forma? 

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Filipenses 1:6

Pense nas experiências positivas que foram formadoras em sua vida. Talvez o sucesso de um negócio tenha lhe dado a confiança para liderar uma organização sem fins lucrativos em direção a um impacto maior. 

Ou talvez Deus o tenha curado de alguma doença muita séria e agora você pode oferecer esperança a outras pessoas. 

Pense também nas experiências negativas que moldaram a forma como você pensa, sente e age. Você sofreu um aborto espontâneo e nunca pensou que se sentiria feliz novamente. Mas, por causa da cura emocional de Deus, agora você pode confortar outros casais cujos sonhos morreram. Ou seu casamento acabou, mas por causa do que Deus lhe ensinou, agora você tem sabedoria para ajudar outras pessoas em uma crise de relacionamento.

Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.
Isaías 43:18,19

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:13,14

Agora, em preparação para o próximo estágio de compreensão e vivência de seu chazown, explore estas questões:
1.   O que suas experiências boas e ruins têm em comum?
2.   O que você acha que suas experiências fizeram dentro de você para prepará-lo para o futuro? Como você difere internamente por causa do que desfrutou ou suportou?
3.    Agora, com relação ao próximo capítulo de sua vida: Que título possível vem à mente quando você pensa sobre o caminho à sua frente?

Para descobrir como suas experiências anteriores ajudam a moldar seu chazown, clique em "http://www.chazown.com". Lá você encontrará alguns vídeos curtos (em inglês) que o orientarão na criação de sua linha do tempo,

Conclusão: 

Você está pronto para responder à pergunta final: Como faço para descobrir o chazown de Deus para minha vida? Observe cuidadosamente os três Círculos que você acabou de identificar para sua vida - seus valores essenciais, seus dons espirituais e suas experiências anteriores.

Como essas três áreas diferentes se relacionam? Você está pronto? 

             


Reúna seus três círculos e encontre o lugar para onde eles convergem. 

Em quase todos os casos, há um ponto ideal identificável onde essas arenas formadoras de vida de nossa vida se reúnem. Veja onde seus círculos se sobrepõem. É onde você encontra seu chazown . Deus sabia exatamente o que estava fazendo quando o criou. Deus deu a você valores essenciais, dons e experiências. E onde essas coisas se sobrepõem é onde Seu chazown para sua vida explode em combustão espiritual espontânea.

Então o Senhor respondeu: "Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente.
Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará".  Habacuque 2:2,3

A primeira vez que superei as três esferas importantes de minha vida - valores essenciais, dons e talentos espirituais e experiências anteriores - fiquei surpresa com o que aprendi. Quando faço isso agora, posso ver ainda mais claramente como os estas três areas, ou três círculos em minha vida revelam verdades importantes sobre meu propósito. Essa sobreposição explode o chasown de Deus por e para mim. Então, use alguns minutos, peça a orientação de Deus e comece a sonhar. Escreva suas ideias em um pedaço de papel, respondendo a cada pergunta.

Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações. Salmos 33:11

 1. Se o dinheiro não fosse problema e eu pudesse fazer tudo o que quisesse pelo resto da minha vida, o que eu faria?

Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

Gálatas 5:16

2. Além de amar, cuidar e ministrar àqueles que são mais importantes para mim, qual é a coisa número um que acredito que Deus deseja realizar por meu intermédio?

pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. Romanos 11:29


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor e fidelidade.Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza. Provérbios 14:22,23

Este foi um próximo passo importante, mesmo que o tenha deixado muito desconfortável. Por favor, entenda um ponto muito importante: quando Deus lhe dá um sonho, você não se sente confortável. 

Mas Porque? Porque a visão de Deus para você é maior do que você pode imaginar e impossível de fazer sozinho.

A visão de Deus para sua vida é tal que, quando você a vir, seu primeiro pensamento será: como posso fazer isso? A verdade é que você não pode . Deus o chamará para fazer algo que você não pode fazer sozinho, então você terá que dar um passo de fé no desconhecido. A única maneira de fazer isso é confiar em Deus. Dessa forma, quando Deus cumprir Seu propósito por meio de você, Deus receberá todo o crédito.

Para exercícios que o ajudem a descobrir seu Chazown, identificar seus próximos passos e definir metas práticas em cinco áreas de enfoque, tente ler o livro do qual este artigo foi baseado.


Para adquirir o livro: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado