Raabe: a grande

Antes de tudo, gostaria de me apresentar. Meu nome é Denise. Minha prima que cresceu comigo e meus irmãos  me chamam de Ni. Alguns amigos me chamam de "De". Meu marido me chama de "bem". Meus filhos me chamam de "mãe", meus netos de "vó" e sobrinhos de "tia". Como sou professora e também pastora, é comum que me chamem de "professora" ou "pastora". Existem ainda alguns jovens de idade aproximada aos meus filhos que me chamam de "mãe" também.  Estes são alguns apelidos ou títulos as quais estou acostumada a atender. 

E qual o significado de meu nome? O nome Denise  quer dizer "consagrada a Dionisio". Dionisio é o deus grego do vinho. Minha mãe dizia que o nome foi escolhido em homenagem à uma miss universo. 

Além de apelidos e títulos, ainda existem alguns rótulos. Geralmente rótulos tem conotação mais negativa. Por muitos anos fui rotulada de "burra". Por ocasião de um problema de saúde, recebi o rotulo de "incapaz". Estes rótulos surgiram em períodos da vida, mas eles não me definem por completo. Foram verdadeiros ou falsos? Não me importa descobrir, pois passaram e não acredito que devemos viver presos no passado.   

Pode parecer intrigante, mas realmente não importo como estes apelidos, títulos ou rótulos surgiram, pois nenhum deles me definiu totalmente, mesmo que eles sejam perenes. Temos na bíblia um ótimo excelente de rotulo que pode ser negativo: Raabe, a prostituta. 

Ela aparece pela primeira vez em Josué 2 e o autor não perde tempo em nos contar sua ocupação Raabe, a prostituta...Seu nome em hebraico significa "amplo, grande". Porém ela não é lembrada como uma grande mulher!

A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao Senhor para destruição. Somente a prostituta Raabe e todos os que estão com ela em sua casa serão poupados, pois ela escondeu os espiões que enviamos.  (Josué ¨:17 - NVI)

Nem sempre ela foi rotulada como prostituta até mesmo no contexto bíblico. O comentarista judeu medieval Rashi afirma que ela era uma feirante em Jericó. O historiador do primeiro século d.C. Flávio Josefo, historiador do primeiro século afirmava ser ela proprietária de uma pousada, se omitindo em relação ao fato se  o arrendamento de quartos era sua única fonte de renda. 

A versões em português dos livros de Tiago e  Hebreus seguem a tradição estabelecida pelos tradutores da Septuaginta no uso da palavra grega "πόρνη" (que geralmente é traduzido para o Português como "meretriz" ou "prostituta") para descrever Raabe.

Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.  Hebreus 11:31 (NVI)

Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Tiago 2:25

Em uma interessante reviravolta do destino, ela acaba ajudando os israelitas a conquistar sua cidade, Jericó.  Ela escondeu os espiões israelitas, enviou os guardas do rei em uma caça ao ganso selvagem e depois ajudou os espiões a escapar. Uma pessoa assim pode realmente criar um apelido para si mesma, o que Raabe fez (Raabe, a auxiliadora; Raabe, a espia) Porém,  seu antigo rótulo ainda estava ligado a ela.

Quando Josué dá a ordem para destruir Jericó, ele declara, exceto por: ”Raabe, a prostituta, e os outros de sua casa...".  No Novo Testamento, ela é citada como exemplo de fé, junto com Abraão.  No entanto, sua fé não é a única coisa de que somos lembrados. Ela é novamente chamada de "a prostituta", novamente. 

Felizmente, seu passado não conta toda a sua história. Essa mesma mulher, Raabe, faz parte da genealogia de Jesus Cristo, nosso Salvador e Rei (Raabe, a ascendente de Davi; Raabe, a ascendente de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador). 

Podemos sentir o peso dos erros e mal-entendidos sobre nós como uma letra escarlate. As pessoas ainda podem sentir a necessidade de se referir a esse momento de nossas vidas e está tudo bem.  É uma parte da nossa história, mas não toda ela. Realmente eu tive algumas dificuldades de aprendizado. Realmente por muito tempo eu estava incapaz até mesmo de segurar meu filho no colo sem ter alguém por perto. Por mais de uma década eu fiquei impossibilidade de fazer muitas coisas e até hoje eu tenho alguns limites. Tudo bem, afinal quem não tem? Mas isto são apenas capítulos de uma história que foi e está sendo escrito pelo autor que tem o título de "o Alfa e o Omega;  o Principio e o Fim; meu Senhor e Salvador; o Deus que me conhece desde o ventre de minha mãe e me ama incondicionalmente. 

Não deixe que um rótulo feito por homens determine o curso de sua vida.  Muitos destes rótulos são criados por pessoas inconstantes e fugazes, que te amam num momento e no momento seguinte nem tanto. Talvez você já tenha passado por isso... eu sei que sim e quer saber de uma coisa? Jesus também. 

É Deus quem nos define. Nunca fizemos tanta coisa errada que não possamos ser usadas por Ele.. Muitas histórias nas escrituras provam isso e Raabe provou isso também. Mesmo que ela ainda seja chamada pelos homens de Raabe, a prostituta, como você acha que Deus a chama?

Somos chamados de "filhos, noiva de Cristo, menina dos meus olhos". Deus nos chama para sermos salvos! Este é o nosso Pai!

Comentários

  1. No meu entender Raabe, a prostituta, foi escolhida por DEUS para mostrar que ELE não faz distinção de pessoas e que se ELE usou uma prostituta (que ninguém dá valor, mas fez um enorme serviço) pode usar um de nós também.
    GLORIOSO DEUS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado