A Intercessão de Cristo na Oração Sacerdotal

 


A oração sacerdotal de Cristo em João 17 apresenta três principais pedidos ao Pai, que revelam Sua profunda intercessão como Sumo Sacerdote em favor de Seus discípulos e da igreja. Esses pedidos mostram o coração do Salvador e Seu desejo pela consagração, unidade e glória de Seu povo.

  1. Consagração (João 17:17-19): Jesus ora para que Seus discípulos sejam santificados na verdade, ou seja, separados do mundo e consagrados a Deus por meio da Sua Palavra. Ele próprio se consagra, tornando-se o sacrifício perfeito, para que Seus seguidores também sejam santificados. Esse pedido nos lembra que nossa santificação vem através de Cristo, que é revelado na Palavra e, por isso, nos chama a viver como sacrifícios vivos em resposta à Sua obra.

  2. Unidade (João 17:21-23): Jesus também ora para que Seus discípulos sejam um, assim como Ele e o Pai são um. A verdadeira unidade, segundo Cristo, é encontrada nEle, pela fé, e deve ser um testemunho ao mundo. Ele nos mostra que a unidade dentro da igreja e entre os crentes não é baseada em fatores humanos, mas na nossa relação comum com Deus por meio de Cristo. A oração de unidade nos desafia a buscar comunhão em Cristo, superando divisões e refletindo o amor e a comunhão trinitária.

  3. Glória (João 17:22, 24): Jesus deseja que Seus discípulos vejam e compartilhem da Sua glória, tanto agora quanto no futuro. Ele já revelou Sua glória por meio de Sua vida, morte e ressurreição, mas a plenitude dessa glória será manifestada quando estivermos com Ele na eternidade. Esse pedido nos lembra de viver com expectativa pela glória futura e pela consumação do plano de salvação, aguardando o retorno de Cristo em glória.

Esses três pedidos de Jesus revelam Sua contínua intercessão por nós e Seu desejo de nos ver consagrados, unidos e glorificados em Sua presença. Como nosso Sumo Sacerdote, Ele continua a orar por nós e nos garantir que Sua obra redentora é eficaz e segura para todos os Seus eleitos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado