A Honra do Primogênito

 

No antigo Israel, o primogênito — em hebraico, בְּכוֹר (bekhór) — era considerado o filho mais privilegiado da família. Essa posição vinha com honra, mas também com grandes responsabilidades espirituais e familiares. O bekhór recebia uma porção dobrada da herança (Deuteronômio 21:17), o que simbolizava não apenas favor, mas também o dever de sustentar a continuidade espiritual e econômica do lar.

Segundo a Torá (תּוֹרָה, Toráh, “instrução” ou “lei”), todo primogênito, tanto homem quanto animal, pertencia ao Senhor (Êxodo 13:2). Esse conceito está relacionado à ideia de santificação ou separação para Deus — em hebraico, קָדוֹשׁ (kadosh), que significa "santo", "separado". Assim, o primogênito era dedicado como uma oferta viva ao Senhor.

Mas havia um preço espiritual por essa posição. O primogênito humano deveria ser “redimido” — o termo hebraico usado é פָּדָה (padáh), que significa “resgatar”, “comprar de volta”. Isso era feito por meio de uma cerimônia de redenção chamada Pidyon HaBen (פִּדְיוֹן הַבֵּן), realizada no trigésimo primeiro dia de vida do bebê (Números 18:15-16). Um pagamento simbólico era feito ao sacerdote, como substituição do serviço que originalmente pertencia ao primogênito.

Redenção do Primogênito: Jesus, o Primogênito de Deus

Jesus é chamado em Colossenses 1:15 de πρωτότοκος (prōtótokos), termo grego que significa “primogênito” — não apenas no sentido cronológico, mas também no sentido de preeminência, de supremacia. Ele é o primogênito de toda a criação, não como parte da criação, mas como aquele que tem autoridade sobre ela.

Seguindo o costume judeu, Jesus foi redimido no Templo por seus pais (Lucas 2:22-24). Ali, uma oferta simples foi apresentada: “um par de rolas ou dois pombinhos”, conforme permitido para famílias humildes (Levítico 12:8). A cerimônia de Pidyon HaBen foi mais do que um cumprimento da lei — ela foi um prenúncio do que estava por vir.

Ali, no Templo, Simeão declarou que aquele Menino seria a luz para revelação aos gentios e glória de Israel (Lucas 2:32). O Espírito Santo revelou que aquele prōtótokos seria também o Redentor do mundo. A palavra grega para redenção é ἀπολύτρωσις (apolýtrōsis), usada em Efésios 1:7: “Nele temos a redenção [apolýtrōsis] pelo seu sangue”.

No começo de sua vida, Jesus foi redimido por seus pais com prata. No fim de sua vida, Ele nos redimiu com Seu sangue — um resgate infinitamente mais precioso. O primogênito de Deus não foi apenas separado, mas sacrificado em nosso lugar, para que todos nós pudéssemos ser chamados filhos de Deus — em grego, υἱοθεσία (huiothesía), "adoção como filhos".

Aplicação Espiritual

O princípio do primogênito nos ensina que a bênção vem com responsabilidade. Como filhos de Deus, redimidos por Cristo, também somos chamados a viver como separados (kadosh), consagrados ao Senhor. A redenção já foi paga — mas agora, como herdeiros de Deus, somos convidados a responder com vida santa, serviço e gratidão.

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