Ensinando crianças sobre o caráter e nomes de Deus

Qual é a aparência de Deus?
Como é a Sua voz? 
Em que momentos Deus ‘aparece’ para você?

Você já pensou realmente sobre essas coisas? Mais importante, você já perguntou a seus filhos se eles pensam sobre isso?

Pare por um momento e considere quem você é como pai ou mãe. Você é sempre a mesma pessoa o tempo todo para seus filhos?

Se você é como eu, a resposta é “não”.

Dependendo do dia e do momento, você pode desempenhar qualquer um dos seguintes papéis: consolador, disciplinador, zelador, provedor, bajulador, professor, protetor e amigo. Na verdade, é provável que você use vários chapéus e exiba várias características simultaneamente.

Portanto, se realmente acreditamos que Deus é nosso Pai celestial, não faria sentido que Ele desempenhasse papéis diferentes para nós em momentos diferentes com base em nossas diferentes necessidades?

A alguns anos, eu li um livro com diferentes nomes de Deus. Eu nunca havia pensado nestas diferentes facetas e características de Deus. Eu simplesmente entendia que Ele era o Criador e deveria ser obedecido.

Aprender, estudar e, o mais importante, falar em voz alta sobre os nomes de Deus transformou minha fé.

Os Nomes de Deus
Vamos examinar apenas alguns dos nomes de Deus:

El Elyon: O Deus Altíssimo (Soberano)
como visto em Lucas 1:38:
“Eu sou a serva do Senhor”, respondeu Maria. “Que a tua palavra para mim seja cumprida.” Então o anjo a deixou.

Jeová Shalom: O Senhor é a Paz
como visto em Filipenses 4:7:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Jeová-jireh: Então Senhor que Provê
como visto em Gênesis 22:8
Abraão respondeu: “O próprio Deus proverá o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram juntos.

Jeová-shammah: O Senhor está presente
como visto em Ezequiel 11:16
“Portanto, diga: 'Assim diz o Soberano Senhor: Embora eu os tenha enviado para longe, entre as nações, e os tenha espalhado entre os países, ainda por pouco tempo fui um santuário para eles nos países para onde foram.'

Isso não revoluciona a forma como você lê “Deus” e “Senhor” nas escrituras agora?

É importante que nossos filhos saibam que fomos criados à imagem de Deus (Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou. ~ Gênesis 1:27) e assim como nós nos expressamos de maneira diferente em diferentes circunstâncias, também podemos invocar as várias características de Deus.

Quando eu ou meus filhos estamos doentes, invoco especificamente o nome de Jeová-rapha, Deus nosso curador.

Quando preciso de orientação para onde ir ou quando uma grande decisão precisa ser tomada, invoco Jeová-nissi, Deus, nossa Bandeira.

E sempre que eu simplesmente preciso sentir o poder e a presença do único Deus Santo, Vivo e Compassivo, eu me lembro de “El”, O Poderoso.

Ensinando as crianças o caráter de Deus
Os nomes de Deus nos dizem quem Ele é e como Ele nos ama. Ao começar a invocar os nomes de Deus com nossos filhos, mostramos a eles o que realmente significa se aproximar de Deus; demonstramos que Ele não apenas está sempre presente, mas que podemos nos entender melhor ao abraçar e entender todas as características de Deus.



Reflita: 

Quão familiarizados você e seus filhos estão com os nomes de Deus? Algum nome ressoa com você mais do que outros nesta época de sua vida? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado