Explicação: Maldito o homem que confia no homem


Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Jeremias 17:5




Várias vezes já ouvi e eu mesma já usei este versículo para dizer que não devemos confiar em ninguém, mas hoje, diante de maior maturidade espiritual, tenho um t]entendimento totalmente diferente. Quando não confiarmos em ninguém, não podemos ser "corpo". Pode a mão direita não confiar no pé esquerdo? Como eles poderiam proporcionar equilíbrio para o corpo inteiro se mexer se não estivessem sincronizados? 
Jesus confiava nos seus discípulos, tanto que falou para eles saírem pregando a Palavra de Salvação. 
Mesmo quando Pedro foi advertido por ocasião do anúncio da morte de Jesus, ou quando a orelha de Malco foi cortada, Jesus não deixou de delegar funções para ele. 
Vemos este versículo isolado usado como justificativa para a pessoa se trancar num mundo de desconfiança, ao mesmo tempo que descarrega seus fracasso nas costas de outras pessoas, dizendo que ela tem que fazer tudo sozinho, pois ninguém é competente o suficiente, que as pessoas fracassam, desistem no meio do caminho e tudo o mais. 
Chega um momento que sua carga está tão pesada e ela não sabe o que fazer, pois não aprendeu a confiar.
Confia apenas no Senhor, mas pense um pouco, quando Lazaro morreu e Jesus falou: "Tirem a Pedra"
A ordem não foi para um, mas para que se juntassem e removessem aquela pedra e então contemplassem o milagre que Ele faria.
Eles se juntaram e empurraram para o mesmo lado. E se Marta e Maria não confiassem em ninguém para fazer a tarefa? 
Muitas vezes ouvimos em pregações que a pedra deve ser removida por nós, mas amplie este pensamento e saiba que haverá situações em que a pedra será muito pesada, e é da vontade do Senhor que o trabalho seja em conjunto. 

Galatas 6: 2 -  “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Abaixo seguem um texto muito bom a respeito: 

Paz e Graça amados irmãos,

Ao lermos Jeremias 17:5, logo pensamos que não devemos confiar em ninguém alem de nós mesmos, que todos são desconfiáveis, mas hoje quero chamar a sua atenção para outra forma de se pensar.


¹ MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM: maldito é o homem que confia EM SI MESMO, na força do seu braço, em suas capacidades, que embora ache que as tenha, não passa de um ser limitado e que toda a sua força e sabedoria vem do Senhor.

² E APARTA O SEU CORAÇÃO DO SENHOR: se tivesse todos os poderes que Deus tem, toda a sabedoria, toda gloria, para que precisaria de Deus? O homem que confia em si mesmo se acha autossuficiente, ele automaticamente acredita não precisar de ninguém maior que ele, pois ele já sabe e tem tudo. 

Assim por ti mesmo te privarás da tua herança que te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos, na terra que não conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre.
Jeremias 17:4

E com esses pensamentos de confiar em si mesmo, nós nos privamos daquilo que Deus tem preparado cuidadosamente para nós, deixamos simplesmente escapar por nossas arrogâncias e orgulhos, e mais, Deus ao invés de nos abençoar com todas as coisas que já eram preparadas para nós, Ele nos permite passar por aflições, tribulações e lutas tremendas. Ao invés de vitoriosos em Cristo Jesus, nos tornamos derrotados por nós mesmos. E não há essa de “FOI O INIMIGO QUE ME TIROU TUDO”, foi por nós que perdemos e deixamos de ganhar o que era nosso. (Misericórdia OH SENHOR, tende piedade de nós, homens falhos)

Por GRAÇA E MISERICORDIA de Deus, Ele nos diz:

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.
Jeremias 17:7

Essa era a mensagem que queria deixar irmãos, que Deus seja com cada um de vocês, e que antes de tomar decisões inusitadas parem e perguntem a Deus o que Ele realmente quer.

“Deus é TÃO BOM que nos deixa plantar o que queremos. Deus é tão JUSTO que nos deixa colher àquilo que plantamos”

http://www.romanosoito.com/2012/02/assim-diz-o-senhor-maldito-o-homem-que.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posso fazer sexo quando estou de jejum?

Sermão para aniversário - Vida guiada por Deus

Judá e Tamar - Selo, cordão e cajado